29
Mar
10

Missão cumprida!

Esta é a realidade que muitos parecem querer esquecer. O Benfica precisava de vencer o jogo para ficar com uns confortáveis 6 pontos de avanço e assim o fez.
Digo 6 pontos porque parece que neste país os pontos valem conforme os momentos e convivências. Após o término do jogo a sensação que em deu foi que afinal o Benfica não tinha ganho o jogo, ou apenas o tinha ganho parcialmente. Os bracarenses e aliados, agarraram-se com o desespero de quem se encontra a afogar, ao factor desempate, argumentando que em caso de empate pontual, o Braga tem vantagem sobre o Benfica. E muitos benfiquistas também. Relembro que falei nisso também antes do jogo, mas apenas como um pormenor acessório, pois o mais importante foi sempre a conquista dos 3 pontos conquistados.
Pergunto: Qual não foi o bracarense que não passou a noite toda a pensar onde raio vai o Benfica perder os tais 6 pontos e como conseguirá ao mesmo tempo o seu clube ganhar TODOS os jogos do campeonato?
Uma lembrança: se é certo que o resultado do confronto directo entre dois contendores já decidiu campeonatos, na maioria pouco ou nada significaram. O Benfica de Koeman ganhou os 2 jogos ao fcp de Adiaanse e este foi o campeão.
Já li certos comentários de conhecidos comentadores encarnados que não estão absolutamente contentes com o resultado de sábado. Relembro que a gula é um pecado grave. Habituaram-se mal e esquecem-se que não há campeões sem sofrimento. O tempo de Hagan há muito passou, infelizmente.
É preciso perceber que o Benfica não podia errar no passado sábado, pois devido à derrota em braga, e aí sim a questão dos jogos entre ambos era fundamental, não podia nunca realizar outro resultado que não a vitória, pois era mais que nunca uma questão de afirmação de poder. E cumpriu a missão.
Com muito brilho? Nem por isso, mas para tal muitos factores influenciaram a questão. O principal e já o referi, era mesmo o facto de não ter grande margem para erro. E quando o jogo se aproximou do fim, no subconsciente o peso decisório da vitória constringiu muito do jogo encarnado, fazendo com que os movimentos perdessem fluidez, com os jogadores a perderem um pouco a noção do seu valor, e mesmo alguns perto do bloqueio mental. Graças a Deus as linhas defensivas estiverem sempre no limite, lutando e jogando como nunca.
Foi também nessa altura que os 14 jogos a menos realizados, e os 15 dias de preparação do braga, também se fizeram sentir. O sc braga que veio à luz com a nítida ideia de, empatar o jogo enervando os jogadores e adeptos encarnados, para depois aproveitar o desnorte destes para num golpe de sorte tentar quem sabe a vitória.
Nunca conseguiu, pese a excelente organização da equipa movimentos de ruptura capazes de criar situações de golo. A única situação resultou do chamado livre “mete-nojo”, pontapé para a área e fé em Deus, que qualquer equipa desde o 3º mundo utiliza como argumento ofensivo na falta de mais.
Desde o inicio do jogo o braga tentou partir a equipa encarnada em duas, uma na frente outra mais atrás, com pontapés longos que a serem ganhos pelos seus avançados colocavam a bola muito longe da sua área, e evitando o habitual e continuo pressing encarnado, aliviando durante mais tempo que o habitual, a pressão sobre a sua zona defensiva. Mas quando o Benfica marcou o golo da vitória já a algum tempo tinha conseguido restabelecer as linhas que marcam o seu jogo.
Tentou depois, o Benfica no início do 2º tempo acabar de vez com o jogo mas as substituições bracarenses, o cansaço benfiquista e a obsessão pelos 3 pontos mudaram um pouco o cariz do jogo. O Braga tentava chegar o mais à frente possível, com grande pressing sobre o meio campo encarnado, e aproveitando também alguma falta de inspiração de alguns jogadores, com um deplorável Aimar à cabeça. Quem se lixou com a péssima entrada do argentino, foi o Javi Garcia que ficou bem aflito no meio dos centro campistas bracarenses, não sabendo se recuava para junto dos centrais, se saía para estancar de imediato o jogo arsenalista, desprotegendo as costas onde se colocava um tal Matheus. O jogo encarnado só se estabilizou com a entrada de Ruben Amorim, que cobriu melhor a zona meia direita e ajudando também ao centro, fruto da usa excelente disciplina táctica e disponibilidade física.
Ganhando faltas e faltinhas, despejando bolas e bolinhas para a nossa área o braga procurou ser feliz, mas os deuses da sorte estiveram ao lado dos mais capazes e garantiram a vitória para os melhores. Porque o Benfica é melhor e o resto é conversa fiada.
Por falar em conversa fiada, Domingos Paciência provou sábado ter o curso completo para ser o treinador ideal do fcp. Em 15 segundos mostrou que o seu ser mesquinho e mau carácter, que já lhe conhecia nos seus tempos de jogador, foi bem aprimorado.
Quanto ás avaliações individuais, um relevo especial pela positiva para os defesas, que estiverem em grande. Uma menção honrosa para um fantástico Coentrão que deu uma lição de bem jogar naquela posição. Sobre ele vou-me debruçar em especial noutro post, porque há motivos para tal. Bem também o excelente Ramires. Pela, não direi negativa, mas falta de inspiração pese o esforço, os restantes jogadores, com muita sofreguidão nos derradeiros momentos de passar ou chutar à baliza. Há dias assim. Negativo, mas negativo mesmo Aimar. Malditos argentinos que nos devolveram uma versão clonada para pior do Aimar que foi à selecção argentina.
O futuro? Sobre falo mais tarde, mas para avisar os meus amigos, digo desde já que não mudei de opinião sobre certos assuntos e conto em breve explicar-me.
E viva o Benfica!

Bola7 falou…

Anúncios

10 Responses to “Missão cumprida!”


  1. 1 HEROIS DO MAR, O UNICO, O BELO, O DESEIJO MAIS FORTE DE QUALQUER MULA BOA E MAMUDA CRL
    29/03/2010 às 11:18

    GANHAMOS E O RESTO E BRICOLAGE CRL CONFIRMADO ONTEM HEROIS E SUAS TROPAS DE ASSALTO (MORCEGO E KUMOTA) ESTARAO EM LIVERPOOL EM FRENTE A CAMERAS DA TV CONFIRMADISSIMO!!!!!!!!!!!!!! OLE

    • 2 diabinho
      29/03/2010 às 14:29

      aveleda!

  2. 3 1entremilhões
    29/03/2010 às 11:27

    Se vencermos todos os jogos por 1-0 é mais do que suficiente, é muito bom e o resto é treta.
    Aliás por mim, desde que no fim da 30ª jornada estivessemos à frente era o suficiente.
    Eu quero é o 32º titulo e o resto é conversa, temos de nos habituar a vencer, não um em cinco campeonatos mas 3 ou 4 em cinco, o que por variadas razões será uma machadada nessa corja corrupta de zaul cornão.
    Sem esquecer que por mim, o Braga fica em 2º,por uma das tais “variadas razões”.

  3. 4 Tosta Mística
    29/03/2010 às 11:30

    Uma coisa que me anda a irritar solenemente é esta moda de haver comentadores sempre a denegrirem as vitórias do Benfica! Não há pachorra. Por exemplo, segundo o Domingos e uns artistas da RTP o golo foi fora de tempo! Quem os ouvisse e não tivesse visto o jogo pensava que o golo tinha sido marcado aí ao minuto 98 ou 99, como aconteceu tantas vezes nas Antas! Mas não, foi ao minuto 46! Ao minuto 46… Espanto não é?

    Tens toda a razão, Bola! Importante eram os 3 pontos! Nem que fosse por meio a zero. O Braga jogou nitidamente para empatar. Sem ser brilhante o Benfica jogou qb para ganhar.

    Mas, tão ou mais do que os 6 pontos de vantagem, creio que o que poderá levar o Benfica ao titulo vai ser a pressão imensa a que o Braga vai estar sujeito para ceder o 2º lugar ao patrão. Quase podia apostar aqui uma rodada em como o Braga não acaba em 2º e cai para 3º.

    Ps: Uma coisa que me deixou confuso este fim de semana foi ouvir vozes +/- ligadas ao Benfica a defender a boa candidatura do Fernando Gomes à liga! Estarei eu surdo?

  4. 5 HEROIS DO MAR, O UNICO, O BELO, O DESEIJO MAIS FORTE DE QUALQUER MULA BOA E MAMUDA CRL
    29/03/2010 às 11:42

    FACO UM APELO PUBLICO PARA O SHOR BOLA 7 VIR ATE LIVERPOOL E SE APRESENTAR AOS SEUS AMIGOS!!! JA ESTA NA HORA BOLA 7

  5. 6 Riera
    29/03/2010 às 12:07

    Enganei-me, caro Bola! Afinal o Saviola não marcou! Por azelhice… Quanto ao jogo, o importante era ganhar, como bem dizes, que o resto é conersa prá boí dormir! Deixo um Brilhante para os nossos defesas, imperiais no jogo de Sábado, e um Soberbo para o nosso Bom Gigante, Luisão! Quanto ao futuro, se é sobre a questão da Presidência da Liga digo, e repito, não é questão fulcral, dado o esvaziamneto de poderes que a mesma sofrerá na próxima época! Agora a Federação.. Quanto à tentação das transferências milionárias, espero que haja bom senso na SAD do Benfica! Caso contrário, acho que nem Jesus continuará…

  6. 7 diabinho
    29/03/2010 às 14:21

    grande texto crl. um resumo sff 🙂

  7. 8 Edu
    29/03/2010 às 15:03

    Texto fantástico, claro e objectivo como sempre. Ou como quase sempre pois, desta vez, porque não concordo com tudo. Não considero que o Aimar tenha estado assim tão mal. Entrou bem, muito bem, com duas excelentes assistências para o Ramires que não soube aproveitar. Se o tivesse feito, seria o primeiro passo para a estabilidade necessária. Só após isso, e sabe-se lá porque, começou a falhar nos passes e a não cumprir a ideia de Jesus ao lança-lo em campo, ou seja, a meu ver Jesus pretendeu melhorar a qualidade no passe de maneira a guardarmos mais a bola. Isso, de facto, não se verificou.

    Era um jogo mais táctico, o Benfica guardou o fato de gala para um futuro próximo, futuro esse de festa, certamente. No sábado, os jogadores vestiram o seu fato de trabalho, consicentes que ainda há muito trabalho pela frente.

    Fomos a melhor equipa, merecemos a vitória. Por isto mesmo, os meus parabéns.
    Não deixo de saudar o braga pelo crescimento sustentado que se tem vindo a verificar. Jogou melhor contra nós que o sporting e o porto juntos. Ganha o futebol português.

  8. 9 José Henriques
    29/03/2010 às 16:29

    O Benfica fez um jogo muito cerebral e frio, e é talvez por isso que os tolinhos – que julgam que o Benfica tem sempre de golear, senão já está em queda – estranharam e fazem comentários enjoados.
    A nossa defesa esteve imperial como nos vem habituando, e se o Braga tem uma ocasião de golo, foi porque o Quim teve uma paragem do fluxo de sangue ao cérebro, e facilitou. No resto, o futebol do Braga foi aquilo que eu já sabia de cor: jogar aos esticões, tudo em esforço e sem fluidez, como se o cagalhão fosse grosso e custasse a expelir. Depois os criticos de algibeira vêm com a converseta que o Braga joga bem e tal! Dasssss! Deus me livre!!!!
    O meio campo do Benfica esteve ao seu nível, perito na criação de espaços e a fazer nascer lances de perigo após desenrolar novelos causados pelo futebol defensivo e propositadamente emaranhado, do Braga. No ataque, grande mobilidade do Saviola a provocar desiquilibrios, alguma precipitação e xagero do Di Maria e um Cardozo esforçado como sempre, mas com uma falta de classe atroz. O Aimar mesmo algo infeliz em vários lances veio trazer algum perfume ao nosso futebol e não posso deixar de destacar para finalizar, aquele que para mim foi o melhor em campo: Fábio Coentrão!! Que monumento de arrojo, determinação e qualidade!
    Aos papagaios que dizem que ainda nos falta defrontar os viscondes (no Dragão já vai estar tudo decidido), eu respondo sempre, que antes vou ver o Braga largar pontos com o Guimarães! Sim, porque já que gostam de falar na imprevisibilidade dos Derbys….

  9. 10 carrepos
    29/03/2010 às 17:02

    Luisão como em 2005!

    E o ambiente no estádio esteve muita fraquinho!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Março 2010
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatisticas

  • 941,119 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: