12
Maio
10

O jogador mais!

Começamos hoje a fazer análises à época de 2009/2010.

Começo pelo que, julgo ter sido na minha modesta opinião o jogador mais importante do Benfica nesta época, para espanto de todos…Óscar René Cardozo Marín, 26 anos de idade, 1,9cm e 91kg…só não sei o nome da mulher e dos cães para parecer o Gabriel Alves.

Muitos vão começar logo a protestar. Como raio pode o paraguaio ter sido “eleito” como o jogador mais importante e ele até nem reúne a preferência do autor do texto.

Factos, respondo eu. 26 golos marcados na liga, mais 3 na Carslberg Cup, e 9 na Europa League. São números que dizem tudo. A função de um avançado é marcar golos e decidir jogos, e assim o fez “tacuara”…ah…para quem se esquece nenhuma equipa ganha jogos sem marcar golos.

E então Di Maria, Luisão, David Luiz, Saviola, Ramirez, Aimar e outros que tanto? Digo que nenhum teve tanta influência na equipa como Cardozo. E como paradoxo digo que gostaria que para a próxima época o Benfica tivesse também outro avançado com características díspares de Cardozo. Estarei louco?

A influência de Cardozo no Benfica ficou bem evidente quando ele foi castigado pela rábula do túnel em Braga. As dificuldades do jogo encarnado foram evidentes nessa fase, como foi a partir do momento em que o paraguaio jogou lesionado.

Se o considero o avançado ideal para o Benfica? Nem pensar. Mas que foi o avançado certo para esta época, não tenho a menos duvida.

Ele foi o contraponto ao futebol rápido de tabelinhas em evolução, do jogo técnico e refinado que o Benfica exibiu na maior parte da época. Foi a muleta que libertou o excelente Saviola, e mesmo dando – se à marcação possibilitou que alguém surgisse a brilhar. Bem vi que a sua “ausência” no dragun fez ao ataque encarnado, completamente emperrado à entrada da área porque o camisa 7 era apenas uma sombra na área.

Desde sempre tive preferências por jogadores, irritando-me com a presença de outros no lugar dos meus “ídolos”, mesmo nas grandes equipas do Benfica do passado. Mas com o tempo aprendi que existem certos jogadores com a capacidade única de nos aborrecer fortemente num jogo e levar-nos ás lágrimas de felicidade nesse mesmo jogo. Cardozo é assim. Molengão, medroso na forma como não usa o seu corpalhão, parecendo em muitos momentos que se abstrai do jogo sonhando quem sabe com as vastas planícies da sua terra mãe. Tem um deficiente jogo de cabeça, praticamente só remata com o pé esquerdo, demorando uma eternidade a virar-se para colocar a bola no seu pé esquerdo, e é muito lento na movimentação na área dando sempre a sensação que se fosse um pouquinho mais rápido que chegaria a”aquela” bola.

Mas viu-se no passado domingo que mesmo arrastando-se visivelmente devido aos problemas físicos que o apoquentam, que no final o resultado foi Rio Ave 1, Cardozo 2.

Cardozo nunca será muito consensual como não o foram muitos avançados no passado. Ou porque eram toscos, ou porque eram lentos, ou porque eram medrosos, etc. O certo… certo é que jogadores como Manniche, Filipovic ou Néné ficaram para história gloriosa do nosso clube. Cardozo já deixou a sua marca. No futuro quem vir a história desta época verá o seu nome no topo dos melhores marcadores, de uma equipa campeã nacional.

Que melhor marca poderia deixar ele.

Bola7 falou…

Anúncios

29 Responses to “O jogador mais!”


  1. 12/05/2010 às 10:00

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…

  2. 2 HEROIS DO MAR, O UNICO, O BELO, O DESEIJO MAIS FORTE DE QUALQUER MULA BOA E MAMUDA CRL
    12/05/2010 às 10:11

    na mouche bola 7 totalmente de acordo (coisa rara!!! 🙂

  3. 3 Gaiato do Zé Tavares
    12/05/2010 às 10:32

    O cardozo foi o jogador mais produtivo sim, mas penso que o grande impulsionador do Benfica este ano foi Saviola que trouxe outra mentalidade sabedoria e classe que ajudaram os restantes elementos da equipa..o cardozo foi o que mais aproveitou e aprendeu com o que El conejo ensinou.

  4. 4 Preacher
    12/05/2010 às 10:35

    Subscrevo o texto. Efectivamente o Cardozo desempenhou um papel chave na equipa, pese embora outros nomes sobressaiam pela exuberância dentro de campo.

    Eu aprecio mais um jogador como Falcão, mas a verdade é que o Tacuara fartou-se de marcar golos.

  5. 5 Tosta Mística
    12/05/2010 às 10:41

    Se pensarmos em Maniche, Magnusson, Néné ou até José Torres, se calhar encontramos diversos jogadores molengões, uns mais toscos e desajeitados que outros, ao jeito de Cardozo, mas que foram fundamentais na história do Clube.

    E o seu último golo neste campeonato foi marcado com o pé direito.

    Que fique por cá muitos anos. Faz uma dupla excelente com o Saviola.

  6. 6 Tosta Mística
    12/05/2010 às 10:42

    Curiosidades sobre o Glorioso

    1.
    O Primeiro treinador estrangeiro a orientar o SLB foi Arthur John, contratado em 1929, vindo do Vitória de Setúbal, ganhando o primeiro Campeonato de Portugal da história do clube, na época de 1929/1930. Tendo formação de enfermeiro e massagista, foi contratado para treinar a equipa principal mas também para dar massagens aos atletas das outras modalidades.

    Equipa da final contra o Barreirense, em 1 de junho de 1930, com o resultado de 3-1, no prolongamento:

    Dyson

    Pinho Jorge Teixeira
    Anibal José João de Oliveira Vitor Hugo

    Mario Carvalho Guedes Gonçalves

    Dinis Jorge Tavares Manuel de Oliveira

    Foi utilizada a celebre táctica do M
    M

    2.
    O primeiro golo da história da selecção nacional de futebol foi marcado por um jogador do Benfica, Alberto Augusto.

  7. 12/05/2010 às 11:06

    Concordo totalmente. Benfica hoje,amanhã e sempre! 😀

    Nice Blog!

  8. 8 ednilson
    12/05/2010 às 11:23

    INACREDITAVEL!!!!

    O que se arranja que adiar e adiar um post sobre o treinador do Benfica!

    bah….

    • 9 Tosta Mística
      12/05/2010 às 11:43

      E outro sobre o Presidente, LFV…

    • 10 tabakaebola
      12/05/2010 às 11:45

      caluda pah…cada coisa na sua vez…

    • 11 Preacher
      12/05/2010 às 13:05

      LOL 🙂

  9. 12 José Henriques
    12/05/2010 às 11:45

    Concordo com a afirmação que defende ser necessário nesta equipa do Benfica, um jogador com as características do Cardozo, que funciona como referência no ataque, e faz o tal contraponto com o futebol elaborado e criativo dos restantes companheiros.

    já não estou tão de acordo, relativamente à questão de ser o Cardozo, o jogador indicado para acompanhar o nível futebolístico do resto da equipa. O Cardozo cumpriu, sem duvida! No entanto, sou dos que defendem que um ponta de lança com as mesmas características, mas mais categorizado, teria feito pelo menos 40 golos neste Campeonato.

    Gosto do espírito abnegado e lutador, que emprega em cada lance, mas às vezes desespera-me a falta de classe que demonstra! Nesses momentos lembro-me de um fenomenal jogador que nos representou, infelizmente num período em que não tínhamos a equipa brilhante de que dispomos actualmente: Pierre van Hooijdonk. É só um exemplo de igual presença na área e 10 vezes mais classe.

    • 13 tabakaebola
      12/05/2010 às 11:47

      Totalmente de acordo…o Pierre era um jogador modelo…

    • 14 Isaías
      12/05/2010 às 14:31

      Esse vinha de uma outra escola 🙂

  10. 12/05/2010 às 12:08

    o herois papava o cardozo sem pensar duas vezes, uma vez que já lhe custa pensar uma só…

    • 16 HEROIS DO MAR, O UNICO, O BELO, O DESEIJO MAIS FORTE DE QUALQUER MULA BOA E MAMUDA CRL
      12/05/2010 às 14:58

      e se fosses mamar!!! .!. 😦

      • 12/05/2010 às 17:17

        tenho medo de ti…

  11. 18 TABAKA
    12/05/2010 às 12:11

    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”
    CARDOZO “EL IMPIEDOSO”

  12. 19 Strata
    12/05/2010 às 12:15

    Foi de facto a referência no ataque, e é de facto com golos que se conquistam vitórias e títulos, mas apesar de reconhecer a importância que o Cardozo teve no Benfica, não o considero o jogador mais importante do Benfica nesta época. Para mim, mais importantes que o Cardozo foram por exemplo Saviola, Javi, Luisão e David Luiz. Mais uma vez reconheço o valor que teve o Cardozo nesta equipa, mas ninguém me tira da cabeça que com um ponta-de-lança com mais categoria não tínhamos estado até à última da hora à espera do título e, quiçá, ainda estaríamos na Liga Europa.

    (E perguntam alguns: e pontas-de-lança desses onde há? Não sou olheiro, mas ainda este ano chegou um a Portugal que nunca tinha ouvido falar e numa equipa com muito menos categoria que a nossa, andou a disputar a bola de prata até à última jornada. Já agora, parabéns Tacuara! Não é que dê muito valor a esses prémios individuais, mas já que os há, naturalmente que prefiro que seja para os nossos jogadores.)

    Mas como não se pode ter tudo de uma vez, estou muito satisfeito por termos ganho o título. Com os devidos retoques no plantel, e para o ano podemos aspirar a outros vôos. Mas digo já que não acho o Cardozo um jogador de “Champions”, ou seja, um jogador com a eficácia necessária para aproveitar as poucas oportunidades que se tem quando se joga ao mais alto nível com equipas de outro quilate. Não o acho um ponta-de-lança de topo. É muito bom e suficiente para a nossa liga, mas não o acho com categoria suficiente para ajudar o Benfica a fazer um brilharete na Champions (o que não significa que a tenhamos que ganhar para brilhar). Posso estar enganado e quem sabe o Cardozo apareça com outra confiança e agressividade que me faça mudar de ideias, mas duvido. E sinceramente achei-o este ano mais perdulário do que nas épocas anteriores. Já o vi mais frio na cara do golo e mais eficaz, para não falar dos livres, que este ano foi uma raridade. O facto de ter sido o melhor marcador, mesmo tendo sido como disse um pouco perdulário, reflecte também o poderio ofensivo que esta equipa do Benfica tinha, ao fazer-lhe chegar muitas bolas na área. Mas reconheço que também é preciso estar no sítio certo à hora certa para fazer o golo. E o Cardozo fê-lo muitas vezes. Tem o seu mérito, obviamente, e merece sem dúvida ser reconhecido como um dos obreiros do título.

    • 20 Tosta Mística
      12/05/2010 às 12:34

      E porque não dar outra oportunidade ao Makukula?

  13. 21 Hugo Miguel Franco
    12/05/2010 às 12:28

    Também concordo com este post.

    Como todos os Benfiquistas já desesperei com o Cardozo. Efectivamente falta-lhe garra, parecendo entrar em crises de confiança de forma abrupta.
    Tivesse um pouco da garra de Maxi Pereira ou o convencimento de Mantorras e as lacunas que são apontadas pareceriam fugazes.

    Na sua primeira temporada no Benfica destacou-se pelo fortíssimo remate (com o pé esquerdo), mas desde então tem assumido o papel de referência única na área. Porém, para mim o seu mais importante papel esta época advém de conseguir ser o “pivot vertical do ataque”. Ou seja, fruto da pressão exercída no meio-campo adversário e da capacidade de recuperação de bola no meio-campo/zona de ataque, conseguiu Cardozo incidir sobre os seus atributos e menos sobre os seus defeitos.

    Recordo que Benfica sofreu até esta época de um problema óbvio, demasiada “profundida” e um afastamento de sectores: uma defesa comandada por Luisão muito próxima da sua área e um ataque comandado por Cardozo muito próximo da área adversária. Com um meio-campo demasiado disperso e pouco sólido/recuperador/constructor.

    Quero acrescentar que (na minha opinião) o Benfica, como muitas equipas dominadoras nos seus campeonatos, necessita de 4 tipos de avançados:
    – Alto,forte, cabeceador. A tal referência de área. (Quem se recorda do recente Barcelona Inter de Milão, deve pensar “para tanto jogo ofensivo do Barcelona, faltou poder físico na área e capacidade de rematar fora dela”);
    – Tecnicista, rápido, móvel. (Quase sempre jogadores baixos, que permitem flexibilidade táctica e organizativa)
    – Corredor, possante de remate forte e fácil. (Não confundir com o extremo. É o avançado padrão do FC Porto e do seu 4x3x3. Falta este jogador ao Benfica desde o Mantorras pré-lesão)
    – Polivalente (Foi o Nuno Gomes ou o Inzaghi, sem uma característica excepcional mas conjungando velocidade, garra, empenho, técnica, força física)

    Com esta junção creio ser possível jogar em todos os esquemas táticos, surpreendendo a oposição. Isto porque jogamos num campeonato de baixa intensidade, contra equipas com um sólido objectivo – defender, arbitrado por más equipas de arbitragem.

  14. 22 24
    12/05/2010 às 13:14

    para mim creio que o Saviola e o David Luiz foram sem dúvida os melhores jogadores desta época… Sem esquecer o Fabinho, o Ruben Amorim e o Javi Garcia… mas não podemos esquecer que todos tiveram o seu mérito… somos uma equipa muito forte e agora concordo com o Jorge Jesus, está na altura de começar a olhar com mais ambição para as competições Europeias… Carrega Benfica…

  15. 23 Isaías
    12/05/2010 às 14:37

    Quanto a mim, o atacante que mais se evidenciou neste Benfica (e falo de toda uma época), pese embora o excelente desempenho de Cardozo e até de Saviola, foi Dí Maria. Aliás, neste último jogo contra o Rio Ave foi notória a incapacidade da generalidade dos jogadores em criar desequilíbrios no ataque. Para mim, que já não dava grande coisa por ele, foi o grande jogador deste campeonato. O maior!! Por isso preocupa-me a sua eventual saída, ao passo que a saída do 7 até poderá ser conveniente, se bem vendido, obviamente.

  16. 24 Strata
    12/05/2010 às 15:08

    …e o Di Maria, nem mais. Esqueci-me dele.

    • 12/05/2010 às 17:22

      pills seu benfasquista…

  17. 26 G-Man
    12/05/2010 às 16:43

    Concordo em absoluto, o Cardozo foi o jogador mais importante da equipa, pelos golos que marcou e pelos espaços que abriu no ataque do Benfica.

    É um jogador estranho, molengão, só joga de Pé esquerdo, e apesar de ter mais de 1.90 m não joga especialmente bem de cabeça, mas no entanto acaba sempre por marcar, acaba sempre por importunar as defensivas contrárias, e quando não jogamos com ele, viu-se bem a falta que fez.

    Desta época vou recordar sempre o Cardozo, assim como o mágico Di Maria.

  18. 27 Rodrigo
    12/05/2010 às 17:16

    Concordo na generalidade!
    Houve vários jogadores que se destacaram ao longo da época, e que foram importantes, mesmo jogando pouco… Caso paradigmático do Weldon!
    Mas um jogador que marca 38 golos oficiais, que é o melhor marcador da Liga e da Liga Europa, merece sem dúvida uma vénia especial…
    Além das assistências para golo que fez, fruto do papel de pivot que desempenha cada vez melhor, fazendo o apoio frontal para tabelar com os médios, e distribuindo a bola para as alas, tendo isolado muitas vezes o Di Maria em jogadas desse tipo!
    Falhar golos, todos falham, e nem acho que o Cardozo seja especialmente perdulário! Falta-lhe alguma velocidade e intensidade, mas se tivesse isso, já não estaria cá para nos alegrar com os seus golos!

  19. 28 VanBasten
    12/05/2010 às 17:46

    Acho que em diferentes fases da época, sobressairam diferentes protagonistas.

    No primeiro terço da época, destaco claramente Javi, David Luiz, Aimar e Cardozo

    No segundo terço da época, detaco Saviola e Carlos Martins

    No terceiro terço da época, destaco Di Maria e Ruben Amorim

    Se tiver de escolher uma figura de toda a época, pela importancia, pela regularidade, pelo espirito e pela liderança, tenho de escolher o Luisão.

    • 29 Preacher
      12/05/2010 às 23:17

      Falta um jogador no primeiro terço da época, Ramires.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Maio 2010
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatisticas

  • 940,462 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: