14
Jun
10

Breve análise ao Mundial!

Percebo as vuvuzelas. Impendem-nos de ver o jogo por completo ficando sempre a sensação que não vimos tudo e como tal não temos muita “moral” para opinar, e principalmente para criticar.

Mas do pouco que tenho visto a mediocridade impera. Equipas muito fraquinhas e outras com maior prestigio a mostrarem mais nome que categoria.

As equipas euro peias são o reflexo da sociedade europeia: decadentes.

De todas apenas a Alemanha apresentou um futebol compatível com o seu prestígio. De qualquer forma achei muito curioso ver que os alemães aderiram a moda nova de darem nomes estrangeiros aos seus jogadores. É que são uma carrada deles. Tempos modernos.

Uma novidade neste mundial: a proliferação de vários sistemas tácticos, desde o 4-4-2 convencional ou com variações, o 4-3-3, o 3-5-2 e mesmo o regresso do 3-4-3.

Equipas cagadinhas de medo de perderem, jogadores de contenção aos magotes, e pouco espaço para a inspiração e talento.

As equipas africanas cada vez mais “europiezadas”, não sendo estranho o facto da maioria dos seus jogadores alinharem em clubes europeus, perdendo magia mas ganhando competitividade, com realce para o gana.

Da América do Sul não espero nada de especial, tirando os habitues, com realce para a Argentina, e o lamentável boicote ao Di Maria pelos invejosos dos seus companheiros. Alguém vai ficar mal nesta história, e a corda deve partir pelo mais fraco.

Lamentavelmente o nosso pobre país caiu em sorte num grupo aparentemente complicado, comparado com certos sortudos. Mas isso é tido muito teórico. Amanhã vamos começar a perceber a razão das coisas.

Aguaremos.

Bola7 falou…

Anúncios

22 Responses to “Breve análise ao Mundial!”


  1. 1 ramalho
    14/06/2010 às 12:12

    Muito boa analise.

    Especialmente no que diz respeito à Argentina.

    No que diz respeito aos nomes dos Alemães também temos cá o Bosingwa, Makukula e afins.

    • 2 tabakaebola
      14/06/2010 às 12:18

      ..pois… 🙂

      • 3 Red skin
        14/06/2010 às 17:10

        Há certas situações q n são comparáveis. Para já, na minha opinião qd se dá a nacionalidade portuguesa a um estrangeiro seguindo os tramites normais, n vejo pq n esse cidadão ter os mesmos deveres e direitos… é q isto de ser cidadão só para pagar impostos e segurança social é uma valente bosta.

        Dp n se podem comparar as situações do Ozil, do Podolski e a do Cacau. O 1º é nado da Alemanha, apesar de filho de pais turcos, o 2º penso q nasceu na Polónia, mas está na Alemanha desde pequenino e o brasileiro é um puro emigrante em terras germânicas. O Miguel enquadra-se na 1ª, o Bosingwa na 2ª e o Pepe (o jogador mais valioso da fase de qualificação) na 3ª.

        Em qq um dos casos, o país de acolhimento é q lhes deu as condições para estarem onde estão!

  2. 4 José Henriques
    14/06/2010 às 12:15

    Daquilo que vi até agora, também me pareceu que o nível médio das equipas está fracote! Exepções à Argentina e à Alemanha, que também foram até agora, os unicos tradicionais favoritos que já jogaram, logo, nem é surpreendente o baixo nível global, a que assistimos até aqui.

    Neste momento podem alguns perguntar: «Então a França e a Inglaterra?». Ambos estão – na minha opinião – longe de serem um tradicionais favoritos! Ainda por cima o ambiente no seio da equipa francesa, parece andar complicado, e os Ingleses são aquilo que se sabe em fases finais de grandes competições: falta sempre qualquer coisa.

    Ainda quanto à Alemanha e Argentina, gostei mais da Argentina, que mostrou uma maturidade impressionante, apesar de não ter jogado nada de extraordinário. A Alemanha, teve um 1º adversário simpático, embora tenha mostrado classe e automatismos.

    Hoje joga a Holanda, que é sempre das equipas que apresenta melhor futebol, apesar de também não ser um dos tais tradicionais favoritos. Falta também ver a Espanha, que apesar de não ter tradição em Mundiais, é o Campeão Europeu, e tem uma super equipa, e claro, o inevitável Brasil.

    • 5 tabakaebola
      14/06/2010 às 12:19

      td indica que não há surpresas…

      • 6 José Henriques
        14/06/2010 às 13:15

        Faltou falar da Itália, que nunca joga a ponta dum corno, mas que é sempre um dos «top favorites»!

    • 7 Red skin
      14/06/2010 às 17:03

      Se há uma lei no mundo do futebol é q nunca se deve descartar os alemães e os ITALIANOS… porém, ficarei muito surpreendido se a Itália for campeã… mas chegando ao mata-mata é complicado tirá-los de lá!

  3. 8 rcatarina
    14/06/2010 às 14:09

    todos sao favoritos até levarem no pêlo… dos jogos já cumpridos quem merece sim destaque de manchete é a equipa anfitriã que jogou pra carago e fez um ganda golo, a argentina pq messi é simplesmente messi e a alemanha que como sempre é + do msm é futebol 0 mas eficacia excelente, detesto ver jogos desta selecção, a baliza parece que dobra pra eles, que nojo!

    favorito favorito é portugal… pelo – o meu favorito é!lol

    • 9 José Henriques
      14/06/2010 às 14:20

      Chiça!

      • 10 rcatarina
        14/06/2010 às 14:25

        companheiro temos de acreditar… ou pelo – fazer de conta que acreditamos senao nao tem piada ver este campeonato!!

      • 11 Tosta Mística
        14/06/2010 às 14:35

        Eu tou com uma fezada que o Di Maria ainda vai ficar mais um ano no glorioso!

    • 12 rcatarina
      14/06/2010 às 14:51

      nao vai nada. até pq isso era mt mau para ele e para nós.
      1º pq o rapaz ficaria desmoralizado pq depois de tanta aspiraçao ficar na msm era do pior, era morrer na praia
      2º pq ficaria contrariado e isso nós não queremos pq só desestabiliza o balneário
      3º pq o benfica ia acabar por ter algum descrédito junto dos clubes que o sondaram e até perante os ranhosos daqui que aproveitariam pra gozar o valor das nossas pérolas
      e 4º pq já gastamos € em substitutos, é suposto agr haver um enorme retorno…

      …digo eu!!?

      • 13 tabakaebola
        14/06/2010 às 15:30

        e dizes bem… 🙂

  4. 14 ednilson
    14/06/2010 às 15:50

    Tenho visto este Mundial sempre com as discussões entre o futebol de hoje e de antigamente na cabeça.

    O futebol de hoje em dia é uma aberração! Não se joga absolutamente nada.

    • 15 Tosta Mística
      14/06/2010 às 17:20

      Hoje em dia é só negócio: venda de vuvuzelas, camisolas, anuncios de bancos, assinaturas de canais de desporto, champôs e pastas de dentes…

      E o Zé apreciador de futebol é que sofre, porque o jogo passou a ser secundário.

    • 16 tabakaebola
      14/06/2010 às 17:23

      uma vez na vida de acordo com o ED..

  5. 17 Red skin
    14/06/2010 às 16:59

    Muito do futuro de Portugal nesta competição passa por este 1º jogo contra a Costa do Marfim… se perdermos, bem q podem juntar-se ao Nani na Tugolândia.

    Qt ao q o Bola disse… os jogos realmente têm sido fracos, tb gostei da Alemanha e gostei da Argentina… jogou bem e poderia ter marcado mais golos contra uma selecção sp difícil! Sp achei q o facto de n estarem na pole position lhes poderá dar a humildade q lhes tem faltado nas ultimas competições… e a presença de Maradona é sp motivante para os jogadores, apesar de tácticas n perceber grande coisa.

  6. 18 Isaías
    14/06/2010 às 17:38

    De facto, no cômputo geral o futebol apresentado tem sido fraco. Destaque, pela negativa, para as selecções europeias, à excepção da Alemanha e agora da Holanda, se bem que não vi o jogo desta última. De resto a pobreza tem sido confrangedora. A Argentina esteve bem mas creio ter defrontado a pior Nigéria que recordo. E sim, toda a gente com quem conversei acerca do jogo referiu aquela estranha tendência de não passar a bola ao Di Maria. Estranho! A imprensa até já o atira para o banco.
    Quanto a Portugal… também creio que este primeiro jogo será decisivo. Encarar o Brasil com o apuramento garantido será uma coisa; encará-lo dependente do resultado será outra. A ver vamos qual das equipas aquele discurso amorfo de CC irá adormecer – se a Portuguesa se a costamarfinense.

  7. 19 lOUCO POR TI
    14/06/2010 às 18:20

    O velho está cada vez mais ché ché. É só erros.

  8. 20 José Henriques
    14/06/2010 às 18:21

    Os Mundiais de futebol são geralmente momentos de mudança! Ou porque se reformam sistemas táticos, surgindo outros que se passam a impôr, ou porque se afirmam jogadores com determinadas caracteristicas, ou ainda, porque ajudam a defenir novas eras futebolisticas, em que a questão fisica se sobrepõe à questão técnica ou vice-versa.
    Parece que entrámos em definitivo na era do atleta-jogador, em detrimento do jogador-atleta. Já se tinha verificado com o Inter do Mourinho, e parece ser uma escola que o mundo do futebol, decidiu implantar. Bocejemos!

    • 21 Isaías
      15/06/2010 às 10:07

      Uma vez vi um cartoon francês após mais uma queda da nossa selecção aos pés dos gauleses. O cartoon representava os jogadores típicos das 2 selecções: do lado tuga, um tipo pequeno, franzino, que se dizia ser um artista. Do lado francês um gajo de enorme compleição física, porte atlético, que se dizia desportista (atleta). Já referia inúmeras vezes que os franceses foram os primeiros a compreender o futebol moderno. Há muito abandonaram o futebol “simpático” de Platini e companhia.

  9. 22 rcatarina
    14/06/2010 às 18:28

    …afinal o simaozinho vai aquecer o banco amanha…
    vamos entrar com 3 brasileiros e 1 gajo que nem portugues sabe falar direito…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Junho 2010
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatisticas

  • 941,119 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: