20
Jul
10

Bola(7) de volta!

Eis-me de volta ao convívio dos meus fieis leitores… 🙂 até ir de férias outra vez… 🙂

Muitos anos depois, lá estive na África do Sul, onde ainda tenho família, para matar saudades do sol africano, do calor das suas gentes e da bela carne sul-africana…falo da carne de comer no prato, ok…bem, no prato, na mão…bem…

Aproveitei para ver o jogo do 3º e 4º do mundial, como já manda a tradição, pois assim o fiz também em 2008. Mas deixemos África por agora e falemos das primeiras impressões da lusa terra, e do novo (velho) Benfica.

Não vi jogo algum e apenas tive o acesso a um ou outro resumo, sendo o de Guimarães bem alargado, dando para tirar algumas ideias.

Primeiro que tudo é que o novo Benfica, continua com a salutar e velha mania de ganhar troféus, o que me alegrou sobremaneira. Depois do esquisito empate com os “laranjas” eis que no “mata mata” com o Vitória a equipa esteve bem…do ponto de vista ofensivo.

8 golos marcados em 2 jogos é sempre algo a não desprezar. Mais…pelo pouco que vi, pareceu-me que a dinâmica da equipa está boa, e ou, a equipa já está a jogar a bom nível ou então o Vitória está muito fraco. No meio está normalmente a virtude.

No ponto de vista defensivo a coisa já pia mais fino. 6 golos sofridos em 2 jogos não abonam muito o sector defensivo, mas antes de individualizar, que é coisa que o meu leitor deve estar à espera, devo dizer aquilo que me chamou a atenção…pareceu-me que a equipa está neste momento um pouco partida em duas. Uma que ataca e com muitos elementos e outra que não defende com todos em bloco. Julgo que fruto da ausência de mecanização do sector mais recuado, este jogou muito longe do meio campo ofensivo e ataque, permitindo que havendo algum espaço o adversários pudessem embalar para a nossa grande-área e criar dificuldades aos centrais.

Depois pareceu-me que Javi Garcia está como acabou a época passada…com os motores em baixo. Cuidado meu caro espanhol, que jovem brasuca espreita….quem te avisa…

Quanto aos reforços? Bem, gostei de alguns pormenores do Jara, dinâmico e irreverente, e também do Gaidan, embora não me cheire que seja extremo na linha do Di Maria. Por causa disso, percebo a ansiedade de JJ pela manutenção de Coentrão, pois julgo que vai ter um papel importante com as suas subidas a compensarem um Gaitan mais “livre” do que era no passado o Di Maria.

E quanto ao Roberto? Bem, o Roberto…o Roberto. Velho amigo disse-me…”o chavalo até tem qualidades, mas a cabeça…” O aspecto psicológico é o seu ponto mais fraco. E quando penso que ele é quem está sempre mais próximo dos adeptos, e na maior parte das partidas, com o jogo ser desenrolado no lado contrário, fico…chateado.

Mais que os golos patéticos que sofreu, o que me ficou na retina foi uma imagem do jogo com o Sion, onde num livre a bola passou e ele pareceu…não saber o que fazer. Por sorte esta foi para fora e ninguém falou nisso. Mas vi o resumo do jogo e esse lance chamou-me à atenção. Não gostei e foi prenúncio de coisa pior.

Temos de concordar com uma coisa…ele está em maus lençóis por muitos motivos…Primeiro o raio do dinheiro despendido com a sua aquisição. Abel Resino pergunta-se como diabo a crise não chegou à Luz. JJ diz que “Roberto fez o que estava ao seu alcance”. Pior a emenda que o soneto. Ele só é capaz daquilo???

A figura de Roberto não ajuda. Faz lembrar em demasia o Bossio ou o Moretto. Grandes e com ares de molengões. Depois a semelhança pior…vieram com ares de salvadores da pátria. O 1º para substituir Saint Michel, e o 2º…para relembrar Saint Michel. Deu no que deu. Sem estaleca psicológica para enganar algumas debilidades, foram alvos fáceis, e destruídos sem dó nem piedade.

Sim, porque nem sempre o Benfica teve guarda-redes excepcionais, ao nível dos maiores do mundo. Mas tinham muita coragem, vontade de vencer e estaleca para suportarem as adversidades. O ar meio aparvalhado de Roberto após os golos sofridos cria a imagem de dejavú. A saída a soco de olhos fechados faz lembrar um outro guarda-redes bem (mal) amado pelas gentes lusitanas.

Incrível como no mesmo minuto, Roberto mostra uma invulgar agilidade defendendo para canto uma bola muito difícil e como de imediato borra a pintura. Atrevo-me a dizer que o fez por um motivo…a falta de coragem. Parece-me mais um guarda-redes da nova escola…sem ponta de maluqueira, que foi o forte da antiga escola de guarda-redes. Antigamente só ia para a baliza quem tinha “panca”. Quem se metia no meio da bagunça sem medo, utilizando pernas, cotovelos, mãos e sei lá que mais.

Hoje a nova geração gosta de ficar na linha de baliza, voando para a bola em vistosos voos. Sair para interceptar a bola na cabeça dos adversários…tá quieto…

O futuro? JJ vai teimar até mais não com o Roberto. Duvido que ele faça sequer rotação de guarda-redes este ano. É uma aposta pessoal e cara. Se Roberto reagir e for capaz de ultrapassar-se será um triunfo a todos os níveis. Se não conseguir será a maior derrota de JJ na luz. Mas o maior derrotado será sem duvida o Benfica.

Quais são as minhas expectativas? Atendendo à minha experiência de mais de 40 ano a ver bola de alto nível, estou muito céptico. Já vi demasiados casos semelhantes…mas…depois de ver o percurso de Fábio Coentrão sou forçado a acreditar em tudo…como dia Ericksson…”vamos a ver…vamos a ver”…

Bola7 falou…

7 Responses to “Bola(7) de volta!”


  1. 1 Tosta Mística
    20/07/2010 às 16:15

    Sobre o Roberto, quando o vir atrás de uma defesa composta por Maxi Pereira, Luisão, D Luiz, Coentrão e Javi Garcia, tiro as minhas conclusões sobre a sua valia.

    Enquanto este tiver que defender o fraco futebol de Luis Filipe, Faria, Peixoto e Balboa, limito-me a ter pena dele e de nós.

    • 2 tabakaebola
      20/07/2010 às 16:35

      eheheh

  2. 3 HEROIS DO MAR, O UNICO, O BELO, O DESEIJO MAIS FORTE DE QUALQUER MULA BOA E MAMUDA CRL
    20/07/2010 às 16:33

    ENTAO CUMPRISTE O TEU DESEIJO ETERNO DE SERES ENRABADO POR UM GORRILA GIGANTE E PELUDO???????

  3. 4 Strata
    20/07/2010 às 16:55

    Em relação ao teu último parágrafo, e tens toda a razão no caso do Fábio, e até há mais exemplos que esse, acho que o Jesus no que toca a redes estamos mais que conversados. Que fez ele do redes que foi buscar ao Belenenses na época passada? O Roberto não tarda está com tantos minutos que o brasileiro, e pese o facto de este último ter borrado a cueca em Liverpool, sempre me pareceu mais seguro e tranquilo que o espanhol que borrou a cueca toda em…Sion e…Guimarães. Mas ainda tem, obviamente, o meu benefício da dúvida. Mas está nas mãos dele conquistar a nossa confiança. A ver vamos.

  4. 5 José Henriques
    20/07/2010 às 17:23

    Como não podia deixar de ser, também estou algo apreensivo com o Roberto, e concordo inteiramente, que lhe falta essencialmente estaleca psicológica, e está a borrar-se um bocado, com a dimensão do Benfica e a responsabilidade que lhe caíu sobre os ombros! Tal como o «Tosta», prefiro esperar para ver como funciona o rapaz, quando os titulares da defesa estiverem a jogar, porque isso decerto vai gerar uma dinâmica defensiva diferente, o que pode-lhe trazer outra confiança.
    No resto, fiquei bastante animado com a capacidade atacante da equipa, em que um jogador mais do que qualquer outro, me está a deixar particularmente entusiasmado; Kardec! O Gaitan, é menos fantasista do que o Di, mas também é mais consistente, o Jara parece-me ser a alternativa que nos faltava ao Saviola, O Carlos Martins está muito motivado, e o Airton tem tudo para se impôr.

  5. 6 rcatarina
    20/07/2010 às 18:46

    eu cá acho que o roberto ainda vai calar o pessoal… pelo – eu espero que sim pra bem do clube, porque um investimento tão grande num redes sem cartas dadas chega a abeirar-se do absurdo, a meu ver. mas acredito que estas fracas saidas que o marcaram neste fim-de-semana, principalmente, se devem à falta de confiança e ao repudio que os adeptos sempre lhe demonstraram. achei que o facto de ele querer e até precisar de mostrar que vale os 8M fez com que se precipitasse demasiado e estivesse sp mt nervoso o que nao abona a seu favor mas sim ao adversário.

  6. 7 Red skin
    20/07/2010 às 18:47

    Jogar no Saragoça n é o mesmo q jogar no Benfica.


Deixe uma Resposta

Bola7Inc

Julho 2010
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatisticas

  • 940,885 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


