26
Jul
10

Caraças, do caraças!

Sabes aquela história dos jogadores estarem fartos de ganhar, quando conquistam vários títulos seguidos….no Benfica, tanta é a euforia com as conquistas, tanta é a “idolatração”, que pelo que vejo, basta 1 título. Isto é o que eu vejo. Javi e David Luiz são os exemplos perfeitos.

Velho amigo enviou-me esta mensagem hoje. Não sei até que ponto tem razão, pouca, muita ou nenhuma, mas uma coisa é certa, fez-me pensar.

Sei bem que os jogadores dependem muito de toda a envolvente que os rodeia, seja adepta, directiva ou de comando directo do técnico. Grandes equipas de futebol resultaram muito por culpa da capacidade de motivação que o clube conseguiu gerar. Esses clubes ficaram míticos. O Benfica é um bom exemplo. Anos a fio a ganhar e os seus jogadores sempre na procura do próximo titulo como se a vida dependesse disso. Os adeptos exigentes não davam tréguas e os dirigentes conheciam muito bem essa mística. Os tempos são diferentes. Nas últimas décadas os títulos mingaram para as bandas da Luz. Um campeonato é celebrado e vivido como se fosse o primeiro e último, quando antigamente os festejos resumiam-se à invasão de campo, o roubo de qualquer coisa no relvado, cuecas inclusive, e o sacramental lema: pró ano há mais, muito mais.

Quando ganhamos o titulo em 2005, gente ficou fula comigo porque em vez de festejar, procurava saber como seria o “day after”. Uma semana depois percebi que ninguém aprendia nada com os erros: o Benfica “oferecia” a taça de Portugal ao Setúbal, por incompetência directiva e complacência de Trap. Em vez de se concentrarem na dobradinha preferiram andar em constantes festejos, para depois se reunirem como um grupo de amigos e irem fazer uma partidinha ao Jamor.

Este ano que vejo? Atempadamente o plantel foi apetrechado com alguns jovens valores, para no meu entender dotar o plantel de soluções capazes de tornar a equipa competitiva toda a época em várias frentes. Bem, pensei eu, mas não é bem assim. Di Maria é o exemplo paradigmático disso. Prometida a sua venda à muito, pois jogador com aquelas características, é como um diamante em bruto. Num tempo em que até o campeão da Europa nãos se coíbe de jogar como um qualquer Salgueiros faz na Luz, um jogador sem medo de enfrentar em drible 1, 2 ou 3 adversários e assistir para golo os ponta de lanças é ouro. Com o fim dos camisas 10, o 7 ou 11 tornou-se no assistente mais importante do futebol actual…ou julgam que Mourinho é tolo!?

Sabendo disso o que deveria ter feito Benfica? Adquirido há muito 1 ou 2 extremos capazes. Que fez? Adquiriu alguém que espera que o seu treinador seja capaz de o fazer funcionar como extremo.

No fundo quebrou-se esse elo de continuidade, que pensei que fosse facto adquirido: um plano de jogo, e a aquisição de jogadores para esse mesmo plano.

No ano passado estranhei o facto do Benfica ter no plantel 3 extremos esquerdos, Di Maria, Coentrão e Urretaviscaya, mas nenhum do lado contrário. Mas JJ foi sagaz e conseguiu através da movimentação de Saviola eliminar esse problema, com uma táctica não simétrica, como geralmente são, mas eficaz. Enquanto Di Maria dinamizava o lado esquerdo com a ajuda do lateral, no lado contrário era um carrossel com Saviola, Ramirez, Aimar e o Maxi por exemplo. E se a coisa estava complicada, sempre punha um esquerdino encostado à direita.

Este ano que venho? O plantel não tem um único…mas mesmo um único extremo, pois Coentrão foi reconvertido, numa aposta que eu disse sempre ser correcta, a lateral.

Já expus a questão e logo disseram-me que JJ ia jogar noutro sistema e blá blá…vai por todo o mundo a atacar pelo centro? Boa…quem diz boa não sou eu…são os treinadores da esmagadora maioria dos nossos adversários na liga. Meio caminho andado para o desespero.

Mas Bola7, a equipa tem marcado muitos golos.

Bem, tirando o Guimarães, contra que equipa de retranca jogamos, à moda lusa? Façam treinos a sério com Setúbal, Rio Ave e outros e então a darei a mão palmatória…ou não.

Mas afinal estamos assim tão mal? Não. Julgo que ainda continuamos com vantagem apesar de tudo…se não perdermos mais jogadores.

E então onde estão os sinais mais preocupantes do jogo encarnado? Nos golos sofridos. Por causa do Roberto? Sim e…não. Porque o Benfica da época passada já por esta altura quase nem precisava de guarda-redes para defender.

O problema é global, neste momento. Faltam os internacionais. Bah, no último jogo faltou “apenas” o Luisão, pois o Amorim vai rodar muito com o Maxi. E é no Luisão que espero que comece a resolução de muitos problemas. A tripla brasileira, Sidnei, David Luiz e Airton é muito imatura e com tiques de vedetismo. Falta alguém com voz grossa para evitar as saídas à Bekenbauer que só têm criado instabilidade.

Depois a equipa no seu todo não faz o pressing defensivo de uma forma harmoniosa. Tem existido um fosso grande entre a defesa e o resto equipa, criando extremas dificuldades à defesa em zona. Os adversários recebem a bola muito à vontade e partem para cima dos defesas sem estes terem muita protecção. E aqui entra o Javi. Este começou a época da forma como a terminou: mal. Algo se passa com o gigante espanhol, e espero que não seja o raio do mesmo problema que diagnosticam ao Roberto: falta de estofo mental, embora activo de forma diversa. Observem: Javi chegou ao Benfica, carote como diabo, mas com o estatuto de indiscutível. Enquanto esteve sozinho nessa posição foi de longe o melhor trinco da liga. Quando começou a ter a concorrência, a sério de Airton, a sua produção baixou. Se calhar foi fruto do cansaço. O certo é que tenho observado, com as reservas que se impõem a quem não viu os jogos todos, que me parece muito inseguro, com muita vontade de fazer mais que o papel que lhe é destinado, e não sendo o pronto-socorro que foi o ano passado. Não me parece que seja um problema de vedetismo, mas sim de alguém que teme perder posição.

Depois os reforços que faltam. JJ fala muito, até demais, mas acredito que quando ele traçou metas ambiciosas para esta época, seriam no pressuposto que teria mais argumentos que os actuais. Algo anda a correr mal na questão das aquisições. Sente-se no ar que falta algo a este Benfica. Alguma coisa que reforce a confiança de todos no plantel, que motive e empolgue ainda mais os adeptos. E quando se gasta energias batendo palmas a um guarda-redes apenas porque fez uma defesa que até o meu cão Asdrúbal é capaz de realizar, peço desculpa por torcer um pouco o nariz.

Vamos aguardar a evolução da equipa esta semana, e ver que solução é capaz JJ de tirar da cartola, pois ele também tem algumas culpas na cartola. Fala muito, se calhar antes do tempo e depois…é lixado.

Bola7 falou…

Anúncios

14 Responses to “Caraças, do caraças!”


  1. 1 MB
    26/07/2010 às 15:57

    Ainda é prematuro para estar com tanto receio. Ao ler este post dá a ideia que sem o Di Maria não fazemos nada no ataque e que a defesa vai sofrer tantos golos como os que tem sofrido. Não vai. Para além do Luisão, não te esqueças que o F.Coentrão e o Ruben Amorim tiveram menos tempo de pré-temporada. O próprio Jesus tinha disse no inicio da pré-temporada não tinha feito trabaho defensivo nos treinos.

    Para o momento de ataque continuam os mais importantes: Saviola e Aimar. Ainda bem que são “pré-reformados” porque é da maneira que ninguém os vem buscar. Gaitan é reforço (pelo menos do que vi) e estamos garantidos na esquerda. Tem um estilo diferente do Di Maria, mas grande qualidade na mesma.

    As minhas únicas preocupações são:

    – sai mais alguém?
    – Roberto

  2. 26/07/2010 às 16:07

    Análise muito acertada. Claramente falta algo a este Benfica. E algo também que volte a empolgar a massa associativa…

  3. 3 MB
    26/07/2010 às 16:26

    Ah, esqueci-me de dizer que concordo parcialmente com o excesso de euforia. O campeonato foi ganho em Maio, já deviamos ter festejado tudo o que havia para festejar. Acho bem que se festejem os titulos com euforia, mesmo que seja o 10º consecutivo. Mas estamos noutra temporada, estar a cantar “nós somos campeões” já não faz sentido.

  4. 4 José Henriques
    26/07/2010 às 17:44

    Concordo com a generalidade da opinião expressa no texto, e retenho essencialmente uma frase, que para mim resume tudo: «Sente-se no ar que falta algo a este Benfica».

  5. 5 rcatarina
    26/07/2010 às 18:26

    -(…)teria mais argumentos que os actuais(…) Sente-se no ar que falta algo a este Benfica. Alguma coisa que reforce a confiança de todos no plantel, que motive e empolgue ainda mais os adeptos.-???

    Se o benfica não tem argumentos então cheira-me que este ano não há campeonato, porque deste ponto de vista não estou a ver os restantes clubes a poder jogar à bola… é que se o benfica não tem argumentos não sei quem há-de ter…
    Quanto ao empolgar os adeptos, pra torcer pelo benfica acho que nao precisamos de foras-de-serie, o clube basta por si só, atenção aos mais distraidos: nós ainda não somos nenhum real madrid!
    Não vejo sinceramente nenhum motivo de alarmismo, o benfica continua com boa carga ofensiva, rapido nas transiçoes e a trocar bem a bola junto à area, para alem de não termos contado contado com a nossa defesa titular, a melhor defesa é o ataque e isso nao nos falta, portanto preocupaçao nao tenho nenhuma alem da falta de concorrencia…

  6. 6 Natálio Santos
    27/07/2010 às 01:16

    Mais uma vez faço um apelo a todos os benfiquistas que deixem de comprar os jornais que têm com linha editorial atacar covardemente o nosso Benfica, por exemplo, se todos os benfiquistas deixassem de comprar qualquer um dos três jornais desportivos, em menos de 6 meses 2 dois deles entrariam seguramente em falência…! Mais uma vez relembro que com a força dos nossos números(somos realmente milhões) podemos ser a maior das defesas do nosso clube a quem nos quer mal, e por incrível que pareça não a estamos a usar…!!! faço um apelo aos blogs benfiquistas que se debrucem sobre este facto e que juntos organizem uma estratégia que possibilite juntar nesta luta todos os benfiquistas com acesso á internet, para sempre que for necessário defender o nosso clube…!!!
    exemplo:imaginem por exemplo se todos os benfiquistas com acesso á internet enviassem um e mail cada ás marcas que patrocinam os corruptos afirmando que não mais comprariam os seus produtos por estarem associados a um clube corrupto dirigido por dirigentes corruptos…??? somos milhões e seguramente não podiam ignorar essa força…!!!
    Acho sinceramente que estamos a ignorar uma grande “arma”, que muito pode fazer pelo nosso Benfica !!!
    Pensem nisto por favor… !!!

    BENFIQUISTAS A NOSSA INÉRCIA É A FORÇA DOS NOSSOS INIMIGOS !!!

  7. 7 low desert puke
    27/07/2010 às 09:44

    Percebo os fantasmas experssos no trexto, mas nao concordo. Até agora saiu apenas um jogador importante na conquista do tìtulo. Ainda assim, o menos inteligente de todos os que compuseram o carrossel ofensivo do ano passado. Jara ou Gaitàn sao diferentes, e tenho duvidas se qualquer um deles irà pegar de estaca na equipa logo de inicio. Mas temos Kardec por exemplo, que irà obrigar Cardozo a meter mais golos ainda ou perde o lugar. Temos Amorim que atingiu a maturidade e poderà tornar-se um referencia como capitao do Benfica se por cà ficar muitos e bons anos. Temos Airton que jà sabe o que é o Benfica e que olha para Ramires e Luiz e sabe que no Benfica jogando bem uma das recompensas é a selecçao brasileira. Gostaria eu de ver Javi ao melhor nivel do ano passado? Claro. Mas se este falhar nao me preocuparei muito pois Airton jà provou que està ali e que podem contar com ele. Uma ultima nota sobre Urreta – nao concordo minimamente com o seu empréstimo. é muito jovem? Pois é, mas jà vai para a terceira época no Benfica e demonstrou sempre, repito, sempre que lhe foi dada uma oportunidade que é jogador. Parecido com Di Maria mas mais frio aquando da tomada de decisao de passar a bola, e em que modo ou para quem, ou rematar à baliza. Poderà fazer-nos falta em certos jogos.

    Sobre o argumento dos jogadores de bucho cheio ou jà deitados à sombra da bananeira, meus amigos, tenham calma, confiança e prudencia ao deitar essas preocupaçoes cà para fora. Pois o nosso treinador chama-se Jorge Jesus, e com ele, quem nao corre nao joga.

    Abraço

    • 8 tabakaebola
      27/07/2010 às 12:29

      desde que ao JJ tb não lhe suba a a fama à cabeça..olha que às vezes tb acontece..às vezes…

  8. 9 Preacher
    27/07/2010 às 10:27

    Mais um avançado a caminho, extremos, nada…

    • 10 tabakaebola
      27/07/2010 às 12:27

      o fcp e o scp têm aos magotes…mas nós temosde ser diferentes…

  9. 11 Isaías
    27/07/2010 às 17:00

    Então o Balboa não é extremo?

    • 12 tabakaebola
      27/07/2010 às 17:28

      engraçadinho…

  10. 13 d10s
    08/08/2010 às 00:22

    Eu não diria melhor!

  11. 14 ta-tau
    08/08/2010 às 20:13

    “Sabes aquela história dos jogadores estarem fartos de ganhar…”

    Mas fartos de ganhar o quê? Um campeonato e uma Taça da Liga???
    Por amor de Deus! Desçam à Terra…

    Eu volto aqui outra vez quando o SLB ganhar 6 Campeonatos seguidos e 3 Ligas dos Campeões.
    Aí sim, falamos sobre os jogadores que estão fartos de ganhar 😉

    Cumprimentos e viva o Benfica!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Julho 2010
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatisticas

  • 940,462 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: