13
Ago
10

Digo 11, não digo plantel!

Então bola, não fazes prognósticos para a época que começa hoje?

Que dizes do nosso 11?…e blá blá blá…

Mas que querem que diga? Não faço a mínima ideia. O único pensamento que me surge é…desordem.

Há um ano atrás recebia menagens dizendo…”finalmente acertamos no trinco, o espanhol é bom”…”nota-se que o Saviola tem classe” e do Ramires apenas se dizia que não sendo um Valdo tinha categoria acima da média.

Sentia-se uma vontade enorme em mudar o curso da habitual rotina desportiva dos últimos anos. JJ espalhava ambição e parecia que a equipa o acompanhava.

Veio o 1º jogo e a 1ª desilusão. Muita? Nem por isso. A equipa mostrou vontade acima de tudo, e bastante qualidade no futebol. A seguir em Guimarães a qualidade do jogo não foi a mesma mas o golo no finalzinho do jogo mostrou que a equipa tinha “estrelinha de campeão”. Quem acompanha a bola há muitos anos sente isso.

Depois foi o que se viu, e então quando um Benfica com bastantes problemas para formar um 11, conseguiu ganhar sem apelo nem agravo ao campeão fcp, percebeu-se que essa época estava muito além do sonho.

Um ano depois que vemos? Quando todos sonhávamos com um Benfica pujante e sólido, uma semana apenas serviu para deitar muitas expectativas para escanteio.

A estapafúrdia ideia de realizar a Eusébio Cup deitou tudo a perder. Sair do Algarve com um torneio no bolso, fruto de duas goleadas, era o tónico ideal para preparar o jogo da super taça com calma, sem os macaquinhos no sótão que surgiram com a derrota na Eusébio Cup, e pior que isso sem desgastar de forma séria os jogadores, como acabou de acontecer.

E a derrota tocou a sineta do alerta.

JJ coça a cabeça inúmeras vezes, por causa da pintura no cabelo dirão alguns, porque anda à nora dirão outros. Cheio de basófia, porventura convencido pelas habituais promessas de alcançar o Santo Graal feitas pelo seu chefe mor, prometeu os céus e tudo o mais. Hoje coça a cabeça compreendendo talvez muito do que aconteceu aos seus antecessores, também alguns eles vitima da “competência” do amado líder.

Quando eu pensava que o Benfica iria iniciar a época, sem um outro jogador da saga da época passada, é certo, mas com as devidas compensações, eis que surge uma réplica da equipa do ano passado mas mais fraca.

E a derrota na super taça faz tocar a sineta a rebate.

Os adeptos entram em desespero. Natural em quem no ano passado tremia como varas verdes cada vez que o SC Braga ganhava um jogo.

Que querem que diga do nosso 11? Qual 11? Não faço a mínima ideia qual será o 11. Se nem sei qual será o plantel em 31 de Agosto. Como raio posso falar nele e entrar em comparações com os adversários se também eles não estão definidos. Mas do mal dos outros bem posso eu. Li que a Liga portuguesa é uma das maiores vendedoras do mundo. É natural num país de tesos, e oportunistas militantes. Quem não for minimamente organizado tá lixado. Neste aspecto, e contra as melhores expectativas, o pequeno Braga parece dar lições aos grandes candidatos ao titulo.

E que dizer dos outros adversários, os outros que com surpresas amargas estragam a vida aos chamados grandes? Cuidado, que o exemplo “Bebé” pode também servir de aviso. Ninguém parece saber nada de nada do seu potencial. Por exemplo…alguém sabe dizer-me o que vale a Académica que nos vai enfrentar domingo?

Bom, não vale a pena carpir mágoas. Apesar de tudo convém tentar ser positivo, nem que não seja por causa da tensão arterial. Façamos figas para que JJ tire um coelho da cartola e com um pouco de sorte até pode ser que no final de domingo a liderança da liga até seja nossa.

É mais fácil acreditar nisso que na promessa de verdadeiros reforços para o 11 do Sport Lisboa e Benfica…digo 11, não digo plantel!

Bola7 falou…

Anúncios

13 Responses to “Digo 11, não digo plantel!”


  1. 1 VanBasten
    13/08/2010 às 12:37

    O 11 é fácil:

    4-3-3 à Inter de Milão 2009/2010

    Roberto (Júlio César)
    Maxi (Zanetti)
    Luisão (Samuel)
    David Luiz (Lúcio)
    Coentrão (Maicon)
    Javi Garcia (Cambiasso)
    Martins (Stankovic)
    Aimar (Sneijder)
    Saviola (Pandev)
    Jara (Eto’o)
    Cardozo (Milito)

    Enquanto não entrar o médio de transição (Wesley, Elias, Tiago,…) e o médio esquerdo desiquilibrador “à Di Maria”, não tem que inventar (como fez na Supertaça). Ramires deve ser confirmado hoje como jogador do Chelsea, como tal, espero ainda hoje, no máximo amanhã, ter o seu substituto apresentado, tal como foi prometido pelo presidente do Benfica.

  2. 2 Joao Almeida
    13/08/2010 às 12:41

    Quem é que é suposto saber alguma coisa sobre a Académica?

    • 3 tabakaebola
      13/08/2010 às 14:04

      é natural haver gente que siga algumas equipas nem que seja apenas por curiosidade…algum benfiquista academista por exemplo…

      • 4 Joao Almeida
        14/08/2010 às 22:51

        Pensei que a pergunta era rectórica em forma de crítica. A Académica deste ano pelo que mostrou na pré-época deve estar bastante àquem do habitual.

  3. 5 Eduardo
    13/08/2010 às 13:04

    Eu não estou assim tão péssimista. Penso que o Benfica fez uma boa pré-época, fez 29 golos! e praticou bom futebol, sobretudo contra o feyenoord e contra o aston villa. Mesmo a primeira parte do jogo contra o tottenham pareceu-me bastante positiva.

    Por outro lado, confesso que não gostei tanto da vertente defensiva, o conjunto não funcionou como equipa nestas tarefas. Mas pergunto se haverá motivo para alarme se tivermos em conta o facto de Luisão, Maxi, Coentrão e RAmorim terem estado até tão tarde no mundial. Ora, é lógico que alguns precisam de mais tempo do que outros para encontrarem o ritmo ideal e acho muito positivo mantermos a mesma defesa, pois deste sector não saiu um único jogador. Quanto à baliza, aqui sim, estou preocupado. Roberto não me inspira confiança e penso que, se este não conseguir lidar com a pressão de jogar no Benfica, temos que dar oportunidade ao JCésar, que digamos, não está num nivel muito diferente do Quim embora não tenha sido o upgrade que todos ambicionámos em meados de Maio/Junho.

    A minha perspectiva é que o Jesus irá alterar o nosso sistema de jogo para o 4-3-3. Não percebo porque razão voltou ao 4-4-2 contra o porto mas olhando para as contratações e para as saidas, penso que passaremos a jogar em 4-3-3, um pouco ao estilo que faz o Barcelona, ou seja, sem extremos puros, colados à linha. E se o Di Maria o ano passado garantia uma grande profundidade na ala e aparecia rápidamente no sector ataque, quer através de desiquilibrios individuais, quer através da sua velocidade, a verdade é que este ano não tendo Di Maria, parece-me certo apostar no Jara já numa posição mais adiantada, para promover o mesmo desiquilibrio. É um jogador raçudo, como a maioria dos Argentinos e o seu modo de jogar compensará na vertente defensiva sendo o primeiro a exercer pressão um pouco mais à frente.. No fundo, a ideia será aproveitar o que de melhor os jogadores têm, escondendo as suas lacunas.
    De referir que a maioria dos jogos que vi do Gaitán no boca e onde me agradou, este jogava a avançado ou descaido para a direita. Assim sendo, será aqui também uma boa solução.

    Eu acredito neste Benfica, penso que estaremos muito fortes este ano, se calhar mais fortes que o ano passado. Falta o Box-to-box, espero que esteja ao nivel do Ramires.

  4. 6 Eduardo
    13/08/2010 às 13:08

    Oh Van Basten.. Escrevo, escrevo, escrevo e tu em meia duzia de palavras expões bem melhor a minha ideia.. Até me deixas envergonhado pa 😀

  5. 7 VanBasten
    13/08/2010 às 13:22

    Acrescento que se o 433 for o sistema predominante esta época, poderá emergir uma boa surpresa dentro do actual plantel: Rodrigo. É um jogador com caracteristicas perfeitas para interpretar este 433 vs Inter 2009/2010.

    • 8 tabakaebola
      13/08/2010 às 14:04

      pode ser mas o campeão do mundo não joga em 433…

  6. 9 NoDevil
    13/08/2010 às 13:44

    Acho que a palavra certa para resumir esta situação é: Indecisão.

    Parece-me que a grande decisão será a de Jesus. O que fazer perante as saídas, mais que esperadas, de Di Maria e Ramires?

    Parece-me que aqui a dúvida é entre adaptar os jogadores à táctica ou a táctica aos jogadores.

    Se os jogos que tivemos até agora foram dotados de um 433 e da que foi usada na época passada, é difícil saber qual deles vai ser usado.

    Antes disso, qual terá sido o planeamento? Jara e Gaitán foram contratados bem antes do fim da temporada, algo que não era muito normal no Benfica dos últimos largos anos.
    Olhando para as características dos dois jogadores parecem-me talhados para o 433. Será que foram pensados para uma alteração do modelo táctico para a nova época? Se sim, porque não se apostou a sério nessa alteração?

    Mesmo que Ramires e Di Maria não saíssem não seria natural que, mesmo assim, tivessem vindo jogadores que pudessem fazer o lugar de um ou do outro, visto não termos alternativas para eles em caso de indisponibilidade para jogar?

    Enfim… É isto que me faz pensar que houve indecisão maior na forma como construir o plantel que propriamente a preparação da época. O que levou a esta indecisão não sei, mas algo falhou!

    Contudo, continuo a acreditar que, se se trabalhar durante o ano como aconteceu no ano passado, somos os principais candidatos à vitória final no campeonato, esse sim é o objectivo que deve manter-se bem vivo na cabeça de todos os que trabalham no clube.

  7. 10 tabakaebola
    13/08/2010 às 14:01

    nossa…tanta fé…

  8. 11 José Henriques
    13/08/2010 às 14:31

    Eu não consigo levar as minhas preocupações tão longe quanto vocês! As minhas ficam-se mesmo pelo guarda-redes, e só depois dessa é que me quero preocupar com o sistema táctico mais adequado! Já para não falar nas palhaçadas de bastidores, mas isso não se pode dizer, porque vêm logo os lacaios dizer que eu estou a falar de cor! O Benfiquista é o Tuga tipico; gosta de ser sodomizado pelo sistema, e sempre disposto a dar-lhes mais uma oportunidadezinha.

    • 12 tabakaebola
      13/08/2010 às 15:05

      já se nota na boca do sr presidente da liga…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Agosto 2010
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatisticas

  • 940,885 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: