19
Out
10

O adeus do capitão!

Nuno Gomes anunciou que esta será a sua última temporada no Benfica. Não disse o que contava fazer no futuro, mas tudo indica que tenciona continuar a jogar futebol, provavelmente nos Estados Unidos.

É natural e compreensível a sua atitude. Ele julga que ainda pode dar alguma coisa ao futebol, e estando ainda em boas condições técnico/atléticas, assim o vai fazer. Como no Benfica, pelo que se tem visto, pouco vai jogar, é mesmo provável até que saia já em Janeiro.

Nuno Gomes ficará para a história do Benfica como um misto de estrela maior para alguns e desilusão para outros…do ponto de vista desportivo. Profissional irrepreensível, modelo para muita juventude pela forma como sempre serviu o clube, é também para muitos o paradigma do jogador que ficou muito longe de atingir o limite das suas potencialidades.

Quando surgiu no Boavista, na dificílima posição de ponta de lança, parente pobre no futebol luso das ansiada posição de armador de jogo, muito por imposição de Manuel José, a esperança da criação do avançado modelo do final do século passado e mesmo do inicio deste foi relatada em grandes parangonas. Logo os grandes clubes o “marcaram” fortemente. O Benfica conseguiu a sua contratação em tempo. Jogador com excelente compleição física, muito rápido na desmarcação no limite do fora do jogo, logo deu a entender que a sua rentabilidade subia na proporção que o seu parceiro de ataque também aumentasse o seu “volume”. Com Nelson Bertolazzi e principalmente com Jimmy Hasselbink, Nuno Gomes explodiu as suas qualidades. No Benfica continuou a sua saga dos 2 digitos em golos na 1ª liga. Com o inglês Dean, aproveitando a ausência por lesão de João Pinto fez uma dupla avassaladora. Mais uma vez provava que com um companheiro robusto e inteligente a seu lado, a sua rentabilidade subia a pique. Como eu sonhei vê-lo jogar ao lado de Pierre Van Hooyjdonk. Mas para meu e seu lamento tal não sucedeu, pois no verão de 2000, Nuno Gomes foi vendido para a Fiorentina.

Chegado à selecção beneficiou da lesão de Sá Pinto, que formava a dupla “Pintos” do ataque de Portugal. E aí, Nuno Gomes “rebentou”, jogando como nunca, revelando-se ao mundo. 15M levaram-no para a Itália. Foi o melhor negócio da vida do Benfica, porque poucos anos depois regressou a “custo zero” da Itália, após a crise Fiore.

E quando julgava que a experiência no duro campeonato transalpino o tinha amadurecido, e refinado as qualidades de atacante, eis que regressa um Nuno Gomes um pouco diferente. Tinha perdido a capacidade de explosão que o fazia aparecer vezes sem conta na cara do guarda-redes. Aos poucos foi-se esquecendo dos ensinamentos do Manuel José que sempre lhe disse para ser ponta de lança, mas para isso é preciso atirar à baliza. E nasceu o mito do Nuno Gomes, assistente. Tirando uma época, a de 95/96, julgo eu, nunca mais chegou aos habituais 2 dígitos em golos.

Nuno Gomes nunca foi um jogador extraordinário, ou fora de série, mas sim aquela peça que no motor, não sendo indispensável, faz o mesmo funcionar na perfeição. Houve sempre muitos jogadores assim. O seu ex-amigo João Pinto era um deles. Para escândalo de muita gente junto um nome famoso além fronteiras…Cruijf. Era um excelente jogador, a peça que fazia a laranja mecânica ter “aquele toque”, mas não era imprescindível, e isso provou-se no Mundial 78…esses, foram outros.

Por isso Nuno Gomes, ao lado da grande constelação de estrelas da nossa selecção jogava sempre muito bem.

Que futuro para o Nuno Gomes? Sou apologista que homens com o estatuto do Nuno têm forçosamente de ser aproveitados pelo Benfica. Há sempre um lugar para gente da dimensão intelectual e humana do nosso capitão. Acredito que após a aventura final no estrangeiro, ele regresse a casa. Porque apesar de ele não ser Benfiquista de nascença aprendeu a amar o clube. Numa casa infiltrada de “novos Benfiquistas”, a troco de um prato de lentilhas, será reconfortante saber que teremos na nossa casa alguém que reconhece nos nossos valores e princípios, porque são também os seus.

 

Bola7 falou…

Anúncios

19 Responses to “O adeus do capitão!”


  1. 1 Diabinho
    19/10/2010 às 12:25

    Espero que Nuno Gomes continue na estrutura do Benfica…é um dos nossos!!!!

    Ou melhor….passou a ser um dos nossos!!!!

  2. 2 Blog
    19/10/2010 às 13:08

    O Nuno é tão lindo, tão charmoso, tão doce…

    • 3 tabakaebola
      19/10/2010 às 14:06

      o habitual comentário rabeta dos tempos modernos…

      • 4 Blog
        21/10/2010 às 12:17

        Também gosto muito de ti Bola, apesar de seres jurassico

      • 5 tabakaebola
        21/10/2010 às 12:36

        vade retro rabeta

  3. 6 Diaboli
    19/10/2010 às 14:04

    Bom texto Bola

  4. 7 Hugo Miguel Franco
    19/10/2010 às 14:31

    O antigo avançado Konstantinov falava há pouco diass, para a sempre vassaladora RTP, da família FCP, que tantas alegrias lhe comprou. Sim comprou.
    Referia que a família comparação é a mais correcta. Ontem e hoje, afirma.

    Como tal devemos analisar a tal família, e os seus elementos.
    Sentimento de União, um Chefe, apoio mútuo, coesão, uns correctivos físicos, a protecção e coacção, divisão de riquezas. Alicerçado em vitórias, obtidas como conhecemos.

    No sábado uma das claques do Benfica contestava a falta de União e solidariedade para defender a família Benfiquista. Hora de jogos, preços, transmissão televisiva num canal que despreza o Benfica.
    Terça-feira, um jogador mediano, mas dos poucos com precurso de alguns anos no Benfica, fala em abandonar. Pelo que não joga. Alicerçado no mediatismo da sua figura.

    Família, União. Vitórias, Chefia.

    O tema é o mesmo, o discurso é muito desigual.

    Ps: Sobre a continuidade de Nuno Gomes no Benfica. É líder e vencedor, ou apenas totaliza o maior número de anos no Clube? Que importância pode ter? Será outra testa-de-ferro como Rui Costa?
    O líder no balneário é o Luisão? O mesmo que todos os anos afirma querer abandonar o clube. O mesmo que já praguejou contra os sócios.

    Família…

  5. 8 Tosta Mística
    19/10/2010 às 14:40

    Não se pode dizer que é/foi um fora de série, do ponto de vista técnico.

    Mas pode-se dizer que é um grande benfiquista.

    Lembro-me bem da alegria que me deu saber que o fomos buscar ao Boavista (era daqueles destinados aos flatulentos, digo eu) e também quando regressou de Itália.

    Os putos vão gostar de ser treinados por ele…

  6. 19/10/2010 às 14:50

    Eu digo o que me veio à cabeça quando soube da notícia:

    “Já tem contrato com o FCP!”

    São tudo jogadores (com excepção do Rui Costa) que “amam” sempre o clube até ao dia em que recebem propostas muito boas e decidem sair.
    Provavelmente vamos ter o Nuno Gomes a jogar no FCP…

    Oxalá esteja enganado…

    • 10 tabakaebola
      19/10/2010 às 14:54

      gd noia…

      • 19/10/2010 às 14:57

        Olha o caso do Moutinho… não servia no Sporting, foi para o FCP. O Nuno Gomes, embora muitos do SLB pensem que ele não tem lugar lá (eu acho que ainda tem), devia continuar no SLB… mas vejo um FCP a aproveitar caso este não renove com o Benfica. 😕

    • 12 Tosta Mística
      19/10/2010 às 15:38

      Sinceramente, não acredito!

      Fora de hipótese.

    • 13 rcatarina
      19/10/2010 às 15:51

      ganda paranoia mesmo! o nuno gomes no porto??? hihihihihih! o pinto da costa nao o queria nem dado…

  7. 14 tabakaebola
    19/10/2010 às 14:58

    hum…

  8. 15 manuel correia
    19/10/2010 às 15:41

    grande NUNO serás sempre um idolo para a nossa naçao benfiquista ………tu e o RUI COSTA fazem uma dupla fantastica ………tu vais ficar com nós ……força S.L.BENFICA

  9. 16 tabakaebola
    19/10/2010 às 15:49

    qd as mulheres descobrirem isto vai ser o fim da picada…

  10. 17 rcatarina
    19/10/2010 às 15:50

    ele com certeza nao pensa que pode dar + alguma coisa ao futebol, ele pensa sim em garantir a sua reforma e ir jogar em clubes com dinheiro tipo states ou arabias pra ganhar num mês o que ganha aqui num ano e assim poder ter alguma estabilidade financeira quando encostar as botas… faz ele mt bem!!

  11. 18 Red skin
    19/10/2010 às 18:23

    Aprovado!

    Para mim o Nuno Gomes nunca foi um grande jogador… percebia as suas limitações e foi inteligente na gestão da sua carreira. Ninguém nega que é um grande benfiquista!

  12. 24/10/2010 às 09:02

    sem duvida tem lugar no benfica, e DE CERTEZA que não irá para o porto.

    acho que tem a dimensão humana para fazer um excelente trabalho, e acho que tem mais coragem que o rui costa sinceramente, o que é fundamental.
    lembro-me quando na altura do f.santos ele veio criticar a direcção, ou melhor, o vieira, sendo que este respondeu logo numa conferencia qualquer. criticar o rei sol numa monarquia como é o benfica, (depois de “o estado sou eu” surgiu “o benfica sou eu” segundo lfv),é um acto de coragem extremo.

    só posso desejar o melhor para o nuno gomes. e que seja no benfica.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Outubro 2010
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatisticas

  • 940,743 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: