21
Out
10

Estratégia perfeita para o abismo!

A estratégia para fazer o Benfica descer ao abismo começou ainda no final da última época com a movimentação ridícula no mercado de transferências. A compra de fedelhos imberbes e outros que tais reforçada com a venda programada de alguns dos melhores jogadores que passaram no Benfica nos últimos 20 anos, reforçada pela presunção de gente que pouco ou nada ganhou e que não sabe lidar coma vitória.

Não vou fazer o enfoque para aquilo que já não temos, mas para a realidade que a maioria dos adeptos encarnados se esforçam por ignorar, na linha do seu inefável presidente LFV…6 vitória e 6 derrotas em jogos oficiais esta época.

O problema do Benfica reside principalmente na sua linha de comando, gente pouco habituada a estar no topo, a começar no seu presidente e a acabar no seu treinador, e quem conhece o sabor do sucesso, Rui Costa, é mera figura de corpo presente.

Eu sei que criticar JJ é complicado. O fundamentalismo bacoco à volta do homem é de um ridículo absoluto. Basta ver e ler o que a blogosfera encarnada diz do homem. Para um observador desatento JJ é a reencarnação de todos os técnicos de eleição juntos que passaram pela gloriosa história do Benfica. Mas eu cá não tenho qualquer problema em dizer que JJ é o maior culpado da péssima época que o Benfica vive, porque aceitando o status imposto de cima, não tem tido a habilidade e competência suficiente para resolver os problemas da equipa.

Ontem foi mais que evidente que JJ ainda está muito longe de ser um técnico com dimensão internacional. Os anos a fio a conviver com o futebol doméstico de segunda e terceira linha pagam-se, como se paga caro uma equipa de futebol que está fora das grandes competições anos a fio.

JJ pode masturbar-se à vontade com os seus fiéis seguidores com a teoria de que o Benfica joga como poucas equipas no mundo, mas se o ridículo matasse ele há muito já estava 7 palmos abaixo de terra esta época. É muito bonito ter um sistema táctico tão próprio, com pressão alta, e vocação atacante, porque isso até fica tão bem no papel. Mas eu preferia que ele preparasse com competência os jogos, em função dos adversários que encontra, nem que para isso perdesse um pouco do que é a sua matriz de jogo, e que tivesse melhores resultados. É que assim ele evitava expor ao ridículo a equipa e os seus pobres adeptos, que apoiam a equipa até debaixo de água para desgosto de LFV.

A forma como Benfica joga, aos repelões, que muitos confundem com intensidade de jogo, a sofreguidão do passe, com os jogadores endossando a bola de qualquer forma ao companheiro, não percebendo quando este pode receber a mesma em segurança, que começa logo no Roberto e acaba Kardec, tem sido constante no jogo encarnado esta época e JJ nada tem feito para evitar tal barbaridade. Pelo contrário, quando coloca o paradigma desse estilo, o Carlos Martins no centro do jogo, incentiva-o cada vez mais. O resultado disso tudo são as constantes percas de bola da equipa em qualquer zona do campo, só faltando mesmo perde-la na pequena área…e diga-se que já faltou mais. A insegurança na transição, com constantes percas de bola, obriga a equipa a desgastar-se em estéreis movimentos de recuperação da mesma, cansando os jogadores, tirando-lhes a disponibilidade mental e física para saberem dar o melhor rumo ao jogo atacante.

Contra um equipa que faz pressing constante, que é servida por jogadores de grande craveira, o Benfica tinha de baixar o bloco, trocar a bola com calma, e jogar com paciência, esperando nos contra golpes fazer mossa ao pior sector dos franceses.

Até ao 1º golo gaulês o jogo deu para enganar um pouco. Pareceu aquele típico jogo do “tu cá, tu lá”, mas rapidamente se percebeu que cada contra golpe gaulês era cada vez mais eficaz que o lusitano.

E quando Carlos Martins mais uma vez perdeu uma bola, desta vez nada se podia fazer para evitar o pior. A partir daí viu-se um Benfica prisioneiro das suas deficiências, culminando com o suicido do pobre Gaitan, que parecia não compreender minimamente onde estava.

Depois para cúmulo, JJ avança para a 2ª parte com o que restava da 1ª. Em vez de preparar a equipa para o previsto jogo de ataque gaulês, que como qualquer equipa do mundo quereria aproveitar o factor numérico para garantir um 2º golo, JJ dentro da sua lógica de basófia militante, deixa a equipa à mercê dos excelentes executantes gauleses. E só depois do 2º temendo uma goleada, finalmente esquematiza a equipa para segurar ?? o resultado. E deixou lá atrás o único jogador encarnado com capacidade de levar a bola à zona defensiva adversária, o Fábio Coentrão.

Foi tudo mau demais, mas desconfio que ninguém vai aprender a lição. Nem os jogadores, nem os adeptos que deviam há muito ter juízo e evitar idolatrações idiotas, nem principalmente JJ que na certa vai lançar um suicidário “tudo por tudo” daqui a 15 dias.

Pois, o futuro. Se JJ não ganhar juízo rapidamente, parar para pensar, mentalizar-se que não tem os ingredientes suficientes para repetir a qualidade da época passada, Novembro será o mês em que o Benfica cairá de vez no precipício. Arrisca-se a ficar fora da champions e também da liga nacional, reservando-se depois ao papel de mero figurante nas conquistas de segunda linha, muito ao agrado do seu presidente, que isso de ganhar títulos não é para todos.

Bola7 falou…

Anúncios

22 Responses to “Estratégia perfeita para o abismo!”


  1. 1 Tosta Mística
    21/10/2010 às 10:11

    A bazófia do J.J. fez com que não adaptasse o esquema da equipa ao adversário.

    Teria sido um bom jogo para usar dois médios defensivos (Airton) e tentar o empate.

    Como jogou de peito aberto, lixou-se e lixou-nos…

    Por algum motivo Eriksson era um treinador do outro mundo.

    • 2 tabakaebola
      21/10/2010 às 10:20

      até o Mortimore faria melhor..

  2. 21/10/2010 às 10:12

    No início do jogo quando sofremos o 1º golo e vi os suplentes do Benfica…

    Só defesas e jogadores sem minutos no campeonato…

  3. 4 Preacher
    21/10/2010 às 10:32

    Não tenho nada a acrescentar, apenas a lamentar o Benfiquinha da temporada 2010/2011…

  4. 21/10/2010 às 10:37

    se eu fosse a diana chaves andava nua na rua… mas só no verão!

    • 6 tabakaebola
      21/10/2010 às 10:41

      eu percebo-te…

      • 21/10/2010 às 11:23

        não há como não…

  5. 21/10/2010 às 10:39

    Concordo plenamente. Mais uma vez JJ saiu-se mal nas palavras e mostrou falta de estaleca internacional, e teima em admitir que este Benfica está longe do da época passada. Enfim, mais um episódio triste de um periodo cheio deles sob comando do magnifico Luis Filipe Vieira!

  6. 9 M.
    21/10/2010 às 10:45

    concordo…

    o JJ esta delapidar o credito que amealhou ano passado, fala demais para aquilo que a equipa conseque produzir, o discurso dele adapta-se à equipa do ano passado…e o ano passado ja foi.

    espero que consiga emendar a mao, mas…..

    abraço.

  7. 10 Sculpture
    21/10/2010 às 10:46

    JJ é vaidoso, arrogante, etc, ja todos sabemos, mas ainda assim nao faço dele o principal culpado desta vergonha que tem sido esta época.
    Vieira sim, o principal, coadjuvado por um boneco chamado rui costa, divide com o presidente as responsabilidades, isto porque foi ele director desportivo que teve tudo na mao para nao deixar que vieira continuasse.
    O presidente no final da epoca adoçou a boca a Jesus, e fez-o sonhar com aquilo que Jesus mais procura, a gloria europeia, todos sabemos que é isso que o treinador do Benfica procura, uma conquista europeia, ou se nao for a conquista, que esteja muito proximo disso, e nas reunioes que devem ter tido foi o que lhe deve ter sido prometido, dinheiro para reforços de maneira a que pudesse atacar a champions, mas afinal o dinheiro como sabemos nao é tudo, e champions so mesmo na playstation.
    Jesus ontem pensou que poderia voltar a encantar a europa com o futebol que o ano passado apresentámos, mas longe, muito longe disso, é um Benfica na senda daquilo que estamos habituados nos ultimos anos, o ano passado foi excepçao, resta pensarmos em passar à liga europa, a champions ja era.
    Daí eu criticar vieira, é ele que esta no topo da piramide, é ele que tem de saber gerir este monstro chamado Benfica, que afinal mais parece um rato, é ele que tem de dar condiçoes aos treinadores e jogadores, é ele que tambem tem de incentivar, é ele que tem de apagar os fogos e nao ateà-los, ora vejamos:
    O Benfica é campeao e faz uma epoca extraordinaria, ha jogadores cobiçados e sabemos o quanto o dinheiro mexe naquelas cabeças, “ninguem sai abaixo da clausula” diz vieira, afinal saiem 2, outros tambem queriam seguir o mesmo rumo, vieira nao deixa, e ficam amuados, “vamos renovar os contratos”, nao renova nenhum e os jogadores continuam amuados, o prémio de campeoes, onde está? ah, so o Jesus o recebeu logo no prazo indicado, ainda por cima com aumento a nao sei quantos porcento, resultado? os jogadores sabem disso e ainda mais amuados andam…david luiz? raptaram-no? foi vendido? tragam-no de volta porque este é a bandeira do amuo, quando tantas vezes jurou amor ao clube, mas mais vezes o tentaram empurrar daqui para fora…

    por estas e outros mais, vieira está no topo como o culpado…

    Abraço

    • 11 tabakaebola
      21/10/2010 às 11:13

      meu caro…concordo em td contigo..mas eu faço a avaliação perante aquilo que existe…desde 01 de setembro JJ sabe bem o que conta..se ele julga que é possivel jogar algo parecido com o ano passado com este plantel então só me está a dar razão…JJ não é competente!

      • 12 M.
        21/10/2010 às 11:47

        é mais ou menos isso sim…

        podemos agora falar de planeamento e pre-epocas e afins…mas por acaso tem o Benfica uma equipa e plantel de merda?

        tou farto de discutir isto…onde esta o esquema táctico que surgiu na pre-epoca e que nos fez marcar golos e mais golos? desapareceu pq?

        fala-se nas saidas e tal, mas alguem se lembrou disso na pre-epoca? que se falava? dos golos sofrido por uma defesa apenas com um titular e com um guarda-redes engasgado que por sinal, entretanto,desengasgou-se…

        digo eu…

  8. 21/10/2010 às 10:57

    Profundamente real, infelizmente. Parabéns pelo post.

  9. 14 Diabinho
    21/10/2010 às 11:46

    O JJ não está a pagar pela prestação dele, mas sim pela sua tagarelice

    Até hoje nunca teve coragem de afirmar que esta equipa está com muitas lacunas e fala com discursos à moda vieira….

    A sua arma secreta é o peixoto??? não me foda!!!

    Se começar a falar menos, a mostrar mais humildade continuará a ter o apoio dos adeptos, senão muito mudará

    Ainda onetm me questionei:

    QUE CRL É QUE VOU FAZER PARA A LUZ COM 5 ADEPTOS DO SHALKE??? VOU SER ENVERGONHADO POR ELES???

  10. 21/10/2010 às 11:57

    o blog além de demasiado sexy para este tasco é um bonzão do caneco…

    • 16 Diabinho
      21/10/2010 às 12:08

      Bem…quem dorme com o peixoto também é capaz de dormir com o Blog

      • 21/10/2010 às 12:26

        o blog dá 10 a zero ao pixoto…

  11. 18 rcatarina
    21/10/2010 às 12:01

    o problema do benfica é um mt simples: falta de estaleca, falta de hábito! passou mt tempo longe da champions e agora a pressao nao deixa funcionar… mal o benfica entrou em campo vi logo no que ia dar aquela m*, os jogadores eatavam completamente borrados, parecia que tinham pela frente um barcelona ou semelhante, enfim…
    sinceramente aquilo meteu nojo msm. até o camelo do garcia que raramente falha um passe, ontem nao foi capaz de acertar um, fabio coentrao e maxi nao tiveram, nunca, coragem de subir nos seus flancos pra apoiar o ataque, martins que até era o + ‘normal’ foi o causador da nossa derrota, enfim, assim claro, nem jesus nem o pai dele!

  12. 19 Fernando Brás
    21/10/2010 às 14:18

    Ao BOLA7 e a todos os comentadores deste artigo, faço uma pergunta:
    Por acaso já têm em carteira uma nova direcção e uma nova equipa técnica, para o caso de haver eleições antecipadas.
    Saudações benfiquistas

    • 20 tabakaebola
      21/10/2010 às 17:39

      boa pergunta com resposta simples…não acredito nesse cenário…

      • 21 Tosta Mística
        21/10/2010 às 18:17

        Não é qq um que tem estaleca para ser Presidente do Glorioso, eis o nosso drama. A menos que se queira banalizar o clube “à la Sporten”.

        Alguém nos meandros da elite empresarial lisboeta que aponte candidatos!

        Mas, se nem para 1º ministro arranjamos alguém capaz,imagine-se agora para Presidente da Instituição S.L.B.

  13. 22 ela
    22/10/2010 às 08:13

    Amigo Sculpture,
    podes explicar esta frase tua….
    Vieira divide com o predidente….

    “Vieira sim, o principal, coadjuvado por um boneco chamado rui costa, divide com o presidente as responsabilidades, isto porque foi ele director desportivo que teve tudo na mao para nao deixar que vieira continuasse”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Outubro 2010
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatisticas

  • 940,755 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: