12
Jan
11

A Alma ninguem nos tira!

Tempos de crise? Sim…mas também de esperança!

Num tempo de crise generalizada, o Inverno do nosso descontentamento iniciou-se em Agosto último com aquela espécie de super…taça em jogo perto da ria de Aveiro. O aborrecido vento norte já dava sinal de vida há algum tempo. Com o avançar época a invernia agudizou-se, e a chuva, o frio e vento tem-nos fustigado fortemente. Mas como dizia a minha falecida avó, nada que uma manta ou uma lareira não cuide. O fogo da Alma Benfiquista é chama que nos aquece em tempos de provações.

O dever dos benfiquistas mais “batidos” nestas andanças é de manter essa chama, motivando, incentivando e fazendo crescer essa Alma nos mais jovens, para que no futuro sejam capazes de saber responsabilizar-se pelo futuro do nosso grandioso clube.

Num tempo em que a sociedade prima pelo individualismo, onde o egoísmo e pessimismo geral é pedra de toque, o espírito de corpo da nação encarnada tem de surgir em força como o contra ponto que faça mudar a maré.

É necessário antes de mais dar o exemplo voluntário. Ser paradigmático mas sempre com exigência, tudo no sentido do bem comum. Neste corpo imenso que é a nação encarnada, todos somos uma pequena parte do um todo. È preciso ter a consciência que as realidades de cada um de nós são bem diversas. Sejam por questão de idades, vivência clubista em tempo e espaço, ou outras. A diversidade do litoral com o interior. Do norte para o sul, das ilhas, ou da diáspora lusa, que se estende desde a Ásia, à Europa, das Américas a África, até à distante Oceânia, desta multiplicidade se faz o corpo da grande nação benfiquista. Somos “Unum”.

Dizem que o amor é inversamente proporcional à distância. O amor ao Benfica é porventura a excepção, porque independentemente de tudo, somos todos iguais. As angústias das derrotas, ou as alegrias das vitórias são festejadas e vividas com igual paixão. Não existem benfiquistas de 1ª ou de 2ª. Existem é benfiquistas que vivem a sua paixão de formas diversas, mas cujo grau não é possível de ser avaliado por um qualquer aparelho de tecnologia de ponta.

O ano de 2011, vaticinado por todas as correntes de opinião como o ano horribilis, pode ser uma ocasião de mudança, de cerrar fileiras e traçar um rumo a um futuro que deve ser para o benfiquista, grandioso. Porque ser grandioso é o destino do Benfica.

Podemos sempre escolher refugiarmo-nos num encolher de ombros perante os desaires, escondendo-nos em desculpas esfarrapadas, tipo ligar o cobertor eléctrico e metermo-nos debaixo dele à espera que o mau tempo passe. Mas a lembrança das vitórias obtidas em supremos esforços, as cansativas viagens de horas em estradas de paralelos em automóveis sem ar condicionado, as horas de espera para começar o jogo “matadas” com o presunto do vizinho e um baralho de cartas, mais o regresso ás tantas para um pequeno descanso antes da labuta diária, essas memórias devem tirar-nos da letargia que parece consumir-nos.

Há que ter honra do corpo a que pertencemos. Somos “Unum”. O exemplo dos grandes nomes do passado não é para ser esquecido como se de uma maldição se tratasse. Há que acreditar que o verdadeiro Benfica é o aquele referido pelos livros, falado pela boca dos heróis, ou contado em estórias dos mais velhos. O verdadeiro Benfica está dentro da Alma de cada um de nós, embora muitas vezes nem nos apercebamos. O ano passado foi o exemplo disso mesmo. Agora não podemos pensar que esse foi o derradeiro esforço em prol de todos…o último esgar do morto.

A alma benfiquista está muito longe de estar consumida. São tempos de mudança, tempos difíceis. Podem-nos taxar tudo, ou reduzir rendimentos. Uma coisa nunca nos tiraram…a Alma Benfiquista. Esta é imortal. É isso que dói imenso aos nossos adversários e mesmo inimigos. Eles no fundo sabem, muito bem que nascemos para ser imortais, daí o seu desespero.

Por muitas tentações que soframos neste deserto, a Alma Benfiquista, encarnadinha como só ela, ninguém nos tira.

 

Notlim falou…

Anúncios

11 Responses to “A Alma ninguem nos tira!”


  1. 1 Tosta Mística
    12/01/2011 às 17:31

    Ora nem mais!

    Como dizia um familiar meu: pobretes mas alegretes…

    SLB forever!

  2. 2 ela
    12/01/2011 às 20:43

    Excelente, vibrante artigo.

    Parabéns, Notlim.

    Aquele abraço.

    • 3 tabakaebola
      13/01/2011 às 09:36

      Achas…tivesse sido a falar do Vieira e logo meia dúzia viriam cá carpir mágoas contra a sanha anti-vieirista…

      • 4 ela
        13/01/2011 às 10:24

        o Dueto perfeito !

        Nao tem nada a ver.

        Eu so cumprimento o autor que muito merece : grande estilo de escrita.

        CAPISCE ?!

      • 5 DeVante
        13/01/2011 às 11:19

        Podias falar bem do Vieira…ou essa hipótese não se coloca?

  3. 6 tabakaebola
    13/01/2011 às 12:00

    Falar bem do Vieira?..no dia em que merecer…

  4. 7 tabakaebola
    13/01/2011 às 12:02

    …ah…o pessoal quer é sangue…eu que escreva algum artigo a falar do cretino do pinto da costa e logo verás como subo na ranking Benfiquista…a Alma encarnada não morre mas ás vezes esbate-se…

  5. 8 ela
    13/01/2011 às 13:26

    Ja que falaste do Padrinho, temos que falar.

    • 9 tabakaebola
      13/01/2011 às 13:31

      han?

      • 10 ela
        13/01/2011 às 14:09

        segue PM.

  6. 11 tabakaebola
    13/01/2011 às 14:59

    PM..policia militar..outra vez?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Janeiro 2011
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatisticas

  • 940,743 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: