24
Fev
11

“estórias” de outros “valores”!

1969
O que Eusébio perdeu no Benfica
Em Lourenço Marques, esteve o Benfica. Com Eusébio. Naturalmente. Descansou a mãe. «Não, não desaprendi de jogar futebol». Andava preocupda, D. Elisa, que muito ouvira falar nas irregulares exibições do filho, de quem se dizia, também, no sussurro dos bastidores, que mantinha vida desregrada e assim se dessorava. E, na terra onde nascera, desvendou todos os segredos sobre a novela do seu novo contrato. «Não é verdade que tenha pedido mundos e fundos ao Benfica. Antes pelo contrário. O que o Benfica acha exagerado é metade daquilo que não me deixou ganhar. E com Yauca, Serafim e Jaime Graça, o Benfica gastou mais dinheiro do que eu pedi agora. Pedi quatro mil contos por três anos e uma percentagem nos jogos particulares que o Benfica dis*****se no estrangeiro. E ordenado mensal e prémios iguais a de todos os outros jogadores. O Benfica ofereceu-me 3500 contos, mas já com ordenados incluidos. E quanto à percentagem nos jogos internacionais, zero.»

Entretanto, ficou a saber-se que a primeira proposta de Eusébio apontava para um valor global de contrato de 7500 contos. Por sua iniciativa, a baixou. Por uma questão pura de benfiquismo. E mesmo assim não sentiu que pedisse a lua. «Não quero fazer comparações com o Pelé. Pelé é Pelé, o melhor jogador do Mundo. Nunca fui como ele, nem nunca lhe chegarei aos calcanhares. O Santos nunca o deixou sair, mas sempre soube recompensá-lo, pagando-lhe aquilo que ele teria ganho fora do Brasil: milhares e milhares de contos. Por exemplo, em 1964, a Juventus ofereceu-me 16 mil contos. E mais sete mil contos me adiantariam para comprar a carta de desvinculação ao Benfica. Disseram não e eu aceitei… No Benfica, em nove anos, não ganhei mais do que 3000 contos.

Por isso, nem sequer se pode dizer que esteja rico. E, para poder comprar uma vivenda e um prédio em Lourenço Marques e alguns andares no Barreiro, em sociedade com o José Augusto, tive de pedir algum dinheiro adiantado ao Benfica. Mas houve logo más línguas que se puseram a dizer que eu era um esbanjador, que já tinha gasto tudo, enfim, enfim… Quero continuar no Benfica, mas não posso prejudicar-me mais. Por isso, não baixo um tostão aos 4000 contos que pedi. E podem-me dar em dinheiro ou em prédios». Foi o que o Benfica fez. E não deixou de ser um grande negócio. 4000 contos por Eusébio em 1969 era, de facto, um negócio da China.

Por curiosidade em Outubro de 1969, Eusébio mais o Simões  foram  naturalmente escolhidos para uma selecção europeia, tendo o Eusébio começado no banco, tipo arma secreta.

Eis como iniciou o jogo essa selecção:

Simoes (Portugal)—-Charlton (England)—-Albert (Hungary)—-Johnstone (Scotland)———-

——————Rivera (Italy)——————–Beckenbauer (Germany)——————————-

—Schnellinger (Germany)—-Schulz (Germany)—Shesterniev (USSR)—-Cohen (England)——-

————————————-Banks (England)————————————————————

Bola7 falou…

Anúncios

2 Responses to ““estórias” de outros “valores”!”


  1. 1 Tosta Mística
    24/02/2011 às 11:11

    Pois, isso era dantes onde o amor à camisola valia alguma coisa.

    Quantos adeptos não terá ganho o Benfica em todo o mundo por ter o Eusébio no seu plantel?

    PS(Sobre algo completamente diferente):

    Atão o Falcao perdeu o faro pelo golo?! Será da sinusite?

  2. 2 Mauro
    24/02/2011 às 11:13

    Acho que atualmente as sucesssivas direções do benfica têm reconhecido este facto ao Eusébio e por isso ele continua a ser parte integrante da estrutura


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Fevereiro 2011
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Estatisticas

  • 940,453 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: