11
Mar
11

Acordem para a vida!

É tempo do Benfica acordar…seu técnico, seus jogadores e adeptos. Quando o Benfica começou a carburar em pleno já no ano de 2011 atrevi-me a dizer que este Benfica seria melhor que o do ano passado. Não porque fosse mais espectacular, mas porque me parecia mais sólido. Mas pelos vistos foi tudo fogo de vista. Se as virtudes do conjunto se mantêm, os defeitos também.

As grandes equipas têm a maturidade suficiente para perceberam quando devem pôr em campo a intensidade de jogo aconselhável para o momento. Saber gerir esses momentos, é fundamental e imagem de marca das grandes equipas europeias. O Benfica não sabe.

Todos os jogos são abordados da mesma forma e ontem não foi excepção. Sinceramente já aborrece a forma como JJ (não) prepara os jogos na Luz. Limita-se a apresentar um 11 que caiba nos moldes do costume. Atacar sem critério adequado a cada jogo.

Já é tempo de todos perceberem que jogar na Europa não é jogar no rectângulo luso, onde todos sabemos como se apresentam as equipas na Luz. Com jogadores medíocres, geralmente estrangeiros de 2ª apanha, limitam-se a defender atrás do seu meio campo, procurando o milagre em contra-golpes que apanhem uma vez na vida a nossa defesa desposicionada, ou nos livres “mete-nojo” marcados de qualquer ponto do campo.

As equipas “europeias”, como ontem o PSG, vêm à luz com outra dimensão. O hábito de enfrentarem grandes equipas e grandes jogadores elevam-nas para patamares bem mais elevados, mesmo para equipa sem grande dimensão europeia.

Contra essas equipas há que saber adoptar outra estratégia. E o Benfica não sabe.

Contra equipas desta dimensão há que saber adoptar uma atitude mais cautelosa na abordagem do jogo. Primeiro tentar perceber como funcionam e depois após a adaptação ao seu jogo, paulatinamente implementar as nossas acções ofensivas com segurança, não da forma desabrida e sem qualquer critério como fizemos ontem, numa 1ª parte verdadeiramente horrível, onde apenas se salvaram Roberto e Maxi Pereira.

O espanhol então, não ganhando o jogo porque um guarda-redes não ganha jogos, salvou o jogo e quem sabe a eliminatória com algumas defesas estranhas como só ele consegue ser.

No ano passado quando a maioria do povão se masturbava com as goleadas sucessivas, eu avisava que o Benfica teria de se acalmar, porque isto de atacar como um doido, já nos descontos com o resultado há muito garantido, era suicidário. Como resultado disso, acabamos a época com a conversa que vai ficar para história do Glorioso, como uma novela para durar não sei para quantas épocas…a do cansaço.

Só no Benfica se fala em cansaço. Prás bandas do norte não se fala nisso, e no entanto o raio do fcp apenas tem um jogo a menos que nós. Eu sei que a protecção que estes têm, a nível pontual e outros, lhes permite uma melhor gestão dos recursos. Sei também que o seu 4-3-3 é bem melhor que o nosso 4-4-2 para isso…mas…

Velhos amigos dizem-me…”Tas a ver que o jogo com os franceses foi a última prova em como JJ não sabe gerir o plantel?”. Pois eu digo…JJ não sabe gerir esforço do plantel, porque cedeu à demagogia desportiva e ficou prisioneiro dela.

Observem o percurso da melhor equipa de futebol do Benfica, após os anos 70, a equipa de 1982/1983, e vejam lá a quantidade de resultados na casa do 1-0. Julgam que o Benfica teve grandes dificuldades em os ganhar? Esqueçam. Sabia era gerir muito bem o jogo, “descansando” muitas vezes em pleno jogo, para poder estar apto para o próximo. E com um plantel curtíssimo, e jogadores trintões, ganharam Campeonato, Taça e foram finalistas da UEFA.

É certo também que JJ é vítima da política de aquisições do Benfica, que privilegia o futuro e não o imediato, com o caricato de contratar no mercado de Inverno o Fernandez e nem o inscrever nas competições europeias, mas é tempo de ele acordar para a vida se quer ser um treinador de dimensão europeia.

JJ tem de fazer passar a mensagem a todos, que o Benfica, salvador dos pobres em Portugal, não tem de ser também a Santa Madre Teresa de Calcutá no domínio do espectáculo no luso futebol.

Até dói ver a condição física da maioria dos jogadores do…ia dizer plantel, mas fico-me pelo 11 principal. Salvio e Gaitan por exemplo, tapando-lhes a boca adormecem uma semana.

Até doeu ver uma equipa guerreira é certo, do PSG, mas medíocre em termos europeus, dominar 30 minutos do jogo, e quase ganhando a eliminatória. Valeu ao Benfica, a alma dos seus jogadores, que mais uma vez foram até ao limite. Maxi Pereira e Javi Garcia lutaram como loucos, e cansou ver Maxi fazer sucessivos raides, e observar Javi sozinho no meio campo a lutar contra 2 ou mesmo 3 adversários, sem a ajuda de Martins, paradigma do Benfica, eléctrico, mas sem cabeça.

A juntar a isto tudo uma corrente de disparates que contaminou todo o mundo. Na defesa até Luisão entrou em parafuso…também pudera, o seu parceiro é levar qualquer um… Na frente uma dupla quase invisível, Saviola e Cardozo.

Se Cardozo é assim mesmo, de exasperar até marcar o seu golito da ordem, Saviola, um dos jogadores de maior classe que passaram por Portugal nos últimos 20 anos, não tem jogado absolutamente nada. Uma nulidade quase absoluta, vivendo há muito tempo dos rendimentos da época passada. Raramente sai-lhe alguma coisa bem, mas como é pequenino tem passado despercebido ao “3º anel”. Pelo contrário Jara, tem convencido jogo após jogo. A sua entrada, junto com Aimar, jogador de outra magnitude, trouxeram à equipa a raça e o talento para recolocarem a equipa na Europa.

E mais uma vez estamos em dificuldades. É certo que acredito que equipa vai estar melhor preparada 5ª feira, mas o PSG também. Jogo muito perigoso sem dúvida, com desfecho imprevisível.

Bola7 falou…

Anúncios

24 Responses to “Acordem para a vida!”


  1. 1 ela
    11/03/2011 às 11:51

    “Todos os jogos são abordados da mesma forma e ontem não foi excepção. Sinceramente já aborrece a forma como JJ (não) prepara os jogos na Luz. Limita-se a apresentar um 11 que caiba nos moldes do costume. Atacar sem critério adequado a cada jogo.”

    IRRA MESMO !

    O que salvou ontem o Benfica foi, tal como disseste, a alma dos seus jogadores e a magia e o empenho do Jara e de El MAGO.

    A ver vamos quinta….

  2. 2 André Gusmão, Lisboa-Portugal
    11/03/2011 às 12:08

    Acho que falta mesmo um bocadinho de gestão de esforço. Agora acredito que o JJ vai focar a Liga Europa a todo vapor. Parabéns pelo BLOG. Aparece lá no meu : http://foradaarea.wordpress.com

    • 3 tabakaebola
      11/03/2011 às 13:07

      ora bem…

  3. 11/03/2011 às 12:10

    Concordo inteiramente bola

  4. 5 Mauro
    11/03/2011 às 12:15

    Aquele Cardozo tem tudo para ser um grande avançado…pena não querer!!!
    Faz impressão vê-lo em campo onde parece que anda sempre cansado

    Afinal não são só os arbitros tugas que nos…

    Cesar Peixoto deu uma corrida até à linha a curvou-se cansado…acabado de entrar

    Maxi, ao contrario de outros, mostra grande raça

  5. 6 Tosta Mística
    11/03/2011 às 12:34

    Por acaso, Bola, não concordo totalmente com a tua análise (já sei, pouco importa, não é?)

    Antes do jogo estive a apreciar alguns comentários no serbenfiquista e a malta tinha geralmente a ideia de que aquilo eram favas contadas, iamos ganhar 5-0 e coisa e tal.

    Há que dar valor ao adversário!

    O Benfica às vezes só joga o que a outra equipa deixa jogar. Também existe inteligência nas outras equipas.

    No meu entender, o PSG da 1ª parte colocou muita pressão no jogo e o Benfica viu-se à nora. Normal. Sacudiram a nossa natural pressão com a pressão deles. Já vi isso em muitos jogos.

    No último quarto de hora da 1ª parte e toda a 2ª parte (ou seja, 1 hora de jogo), o Benfica carregou no acelerador e viu-se que o PSG já não tinha pilhas para nós. Podiamos ter marcado mais 1 ou 2 golos e ter acabado a eliminatória (bastava o penalti).

    Mas concordo que à equipa, sendo jovem, lhe falta alguma matreirice que só a idade e a experiência lhe trarão.

  6. 7 ela
    11/03/2011 às 12:50

    Tal e qual shor Tosta !

    Esta malta no SB esta a ficar com os defeitos tipicos francius : saos campeoes….antes de começar o jogo !!!!

    IRRA !

    • 8 Tosta Mística
      11/03/2011 às 13:00

      É isso mesmo!

      Mas desconfio que ontem o Benfica também teve alguma compaixão pelo PSG (será do espirito da Páscoa que se aproxima?). Afinal, também eles souberam o que é ser treinado pelo anormal do Artur Jorge.

      COITADOS!

  7. 9 Ze
    11/03/2011 às 13:34

    Leio-vos e nao acredito que leio!!! Se estudam o adversario e abrandam teem falta de empenho. Se se esfalfam a correr correm demais e nao sabem gerir o cansaco. Ja ouviram falar do velho do rapaz e do burro? Imagina se o Barcelona “gerisse o esforco”, como propoes que o Glorioso faca, achas que era metade do que e? Queres futebol espectaculo, ou queres ronha?

    • 10 Eduardo
      11/03/2011 às 14:49

      O Barcelona gere o esforço dos seus jogadores. Seja através da rotatividade, seja em vários momentos do jogo.

      Basta ir ver os jogadores que actuaram antes do embate com o arsenal, por exemplo. Não poderias ter escolhido pior exemplo.

  8. 11 SLB
    11/03/2011 às 14:33

    É pá querem que o BENFICA jogue a todo o gaz com futebol espectaculo todos os jogos??

    Dopem os jogadores e arranjem forma de serem avisados antes dos controlos???

    NÃO OUVIRAM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ANTI-DOPAGEM DIZER QUE OS RESULTADOS POSITIVOS DE DOPPING SÃO MUITO PREOCUPANTES NO DESPORTO EM PORTUGAL???

    Ao que se referiria ele??? …às tantas no berlinde

    • 12 Eduardo
      11/03/2011 às 14:55

      Essa do doping também é interessante. No entanto, não a irei comentar

  9. 13 Diaboli
    11/03/2011 às 14:40

    Mais um jogo de sofrimento. Não se pode entrar num jogo tão importante com aquela atitude. Por pouco o PSG matava a eliminatória. Valeu a 2ª parte. Com sorte poderíamos ter feito mais um golo, que seria muito importante para o jogo em Paris. Vários jogadores do Benfica estão numa forma miserável e a pedir banco, mas Jesus é teimoso…

  10. 14 Jorge Bastos
    11/03/2011 às 15:21

    Completamente de acordo.

  11. 15 Miguel Cunha
    11/03/2011 às 15:36

    Estou totalmente de acordo. No entanto, a eliminatória vai-se resolver em Paris, e não na Luz. Acredito que esta eliminatória será em tudo semelhante à do Estugarda. Jogámos como jogamos sempre na Luz, arriscando a passagem, mas fora jogámos como devemos jogar na Europa, cautelosos e assertivos, e passámos com uma limpeza total.

    Espero no Domingo ver o seguinte 11: Julio Cesar, Luis Filipe, Roderick, Jardel, Peixoto, Airton, Menezes, Fernandez, Peixoto, Nuno Gomes e Kardec. O campeonato está perdido, o segundo lugar garantido! Toca a conquistar a Europa!

    • 16 jinver
      11/03/2011 às 22:27

      Isso de pôr o Peixoto 2x quer dizer que vale por 2?

      De resto, espero que o onze siga essas linhas

  12. 17 patriarca
    11/03/2011 às 15:55

    Bom texto, que dizendo praticamente tudo deixa-me sem que para o efeito possa dar um contributo cabal dos factos em apreço. Mas Amigo Bola7, para além de concordar com o que explana também lhe digo só para “avivar” de que mesmo assim e não fosse o Sistema Mafioso Corrupto implantado dominado pelos Porcos, certamente e isto digo-te com firmeza da realidade, que o Benfica NÃO PERDIA UM ÚNICO JOGO, mesmo jogando por vezes mal ou menos bem o Benfica e seus jogadores, tem Equipa para ganhar a qualquer um, no entanto e como frisei está simplesmente subjugada ao Sistema Corrupto Vigente e os factos são testemunhos disso mesmo e mais os Benfiquistas têm Grandes responsabilidades nisto Tudo porque estivemos numa Ditadura durante 50 anos e depois deu-se o 25 de Abril de 1974, ora como todos sabemos ENQUANTO não tivermos a CORAGEM de fazer outro 25 de qualquer Coisa no Futebol português isto não se resolve, a podridão continua, a Máfia Corrupta continua a dominar e pior a PREJUDICAR gravemente o Benfica e o que verdadeiramente ASSUSTA é que NÓS os Benfiquistas não sejamos UNIDOS suficientemente para tentar alterar este estado nojentos de situação. E mais o Clic Platini viu-se ontem na Catedral com aquela arbitragem manhosa.

    • 18 tabakaebola
      11/03/2011 às 15:57

      ora bem

  13. 19 diana chaves
    11/03/2011 às 17:01

    os bonequinhos do blogbenficaatemorrer são melhores

  14. 20 ela
    11/03/2011 às 17:02

    Shor Miguel

    Quando o Jesus teimoso fizer entrar o Nuno, no Domingo, é favor avisar !

    E sinal que casei com um milionario !

    • 21 tabakaebola
      11/03/2011 às 17:20

      Vê se arranjas um gajo que não seja forreta e lembra-te dos amigos… 🙂

  15. 11/03/2011 às 18:11

    Nem mais, Bola, é isso mesmo. A equipa está rota, não há rotação e as contratações de Janeiro foram umas belas vieirices.

  16. 23 Toze Marreco
    12/03/2011 às 01:32

    18 jogos consecutivos a ganhar, não deixa de ser um “fogo de vista” maior que o de “Time square” na passagem do milénio…

  17. 24 ela
    12/03/2011 às 09:11

    off topic : espreitem, sff
    http://www.facebook.com/pages/Football-Corruption-of-Porto/109286612483409


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Março 2011
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Estatisticas

  • 941,110 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: