04
Ago
11

Um Benfica inteligente ou nem por isso!

Inteligente na forma cautelosa como abordou o jogo, sem as habituais correias estéreis mas também não se acomodando no resultado. Não tão inteligentes na forma como os seus jogadores abordam o cerne do jogo…o golo. É muito bonito de se ver os jogadores tabelarem vezes sem conta à entrada da área mas muito estúpido não fazerem o que interessa…colocar a bola no sítio onde a coruja dorme.

O Benfica deve a si mesmo não a vitória simples, mas a goleada falhada. Uma grande equipa de futebol é aquela que sabe resolver os seus jogos, marcando na altura certa e mantendo a vantagem até ao fim. Uma grande equipa raramente é vitima da pouca sorte.

Ontem bastou uma desconcentração de Maxi Pereira para desequilibrar completamente o sector defensivo resultando na única oportunidade de golo turco, convertida sem remissão. Desagradável sem dúvida.

JJ sabe que não pode falhar este ano, e ontem não foi de modas…deixou o seu clássico 4-4-2 semi losango, porque não é losango puro, e lançou uma espécie de 4-1-3-1-1, com apenas um avançado, Saviola, apoiado pelo seu velho amigo Aimar. Com o reforço do meio campo, a cargo do Belga Witsel, o jogo encarnado, principalmente ao centro bloqueou as saídas para jogo da dupla Sokora/Colman. No fundo JJ serviu o mesmo prato frio que o técnico turco lhe tinha oferecido na 1ª mão.

A dupla Aimar/Witsel foi fundamental no êxito da missão. Aimar caía em cima do Sokora obrigando-o a jogar muito atrás enquanto que no meio campo, Witsel tapava o habitual buraco à frente de Javi Garcia. Com as alas tapadas pelos extremos, o jogo turco bloqueou completamente. Como os turcos tinham de jogar mais à frente, em especial Colman, os passes em profundidade perderam a eficácia que demonstraram amiúde na Luz.

Após o golo de Nolito todo o mundo percebeu o resultado final da eliminatória. Nem o falhanço colectivo que permitiu o habitual golo dos nossos adversários serviu para motivar os pobres turcos, órfãos do ambiente motivadorl do seu estádio.

O resto do jogo foi gerir o resultado, fazer figura de urso na finalização e levar murraças do Buraku. Deus me livre, mas o homem na certa deve ter sido atleta de luta livre. Nem uma falta com os pés…tudo com as mãos, com a complacência do sôr árbitro, que fez lembrar os “Pratas” este país.

No geral a equipa esteve bem, e hoje é muito fácil dizer que os turcos são fracos, pois claro. Normalmente é assim a análise lusa. Não são grande espingarda mas não acredito que sejam mais fracos que os Rios Aves e Beira-Mares deste mundo, mas eu temo que se algo não mudar no Benfica teremos sérios problemas com eles.

Falo em especial no ataque. Este futebol miudinho, e enrodilhado que parece tomar conta do Benfica nesta nova versão, é muito bonito de se ver, mas sem finalização é absolutamente estéril. Cansa ver a falta de decisão da maioria dos jogadores quando entram na grande-área. Tirando o espanhol Nolito, que provou mais uma vez através dos seus movimentos interiores, que está longe de ser o extremo tradicional rompe defesas à linha para centrar, sendo mais um avançado que ala, o resto da equipa dá sensação que chutar à baliza não é para ela. A maioria dos remates até o meu neto os tinha defendido sem grande esforço. Urge mudar e se calhar a contratação de um verdadeiro homem de área, repentista, capaz de segurar a bola quando necessário, de tabelar também, mas especialmente de chutar de qualquer forma à baliza, torna-se imperioso. Para mim Saviola é finito…oxalá que me engane, e como Cardozo já era…e mesmo que não fosse…

No plano individual bem a maioria dos jogadores, em especial o treinador de campo Aimar, Witsel, os centrais, e Nolito na 1ª parte. Javi também esteve bem, mas pareceu-me ainda longe da melhor forma física.

Não gostei muito do Gaitan porque parece-me anda a jogar prá plateia, na esperança que lá surja alguém a acenar com muitos euros, bem como do Saviola, nem do Maxi, um pouco sonolento para o meu gosto…vide o golo turco. O Emerson esteve bem a defender mas é pouco competente a atacar. Espero que Capedevila não esteja também finito, porque pode ser fundamental na dinâmica da equipa.

Agora convém um pouco de sorte no sorteio, e uma ida á terá do queijo com buracos sabia muito bem.

 

Bola7 falou…

 

Anúncios

3 Responses to “Um Benfica inteligente ou nem por isso!”


  1. 1 Sonhador
    04/08/2011 às 12:39

    Concordo com a tua análise menos quando sugeres que precisamos de um homem de área que chute. Esse homem mora na luz há umas boas épocas e já marcou mais de 100 golos de águia ao peito. Ontem tinha dado um jeitão, pois se existe alguém que as encosta como ninguém no ninho é o tacuara.

    Se o vendermos tão cedo não arranjaremos um matador como ele e infelizmente tenho como previsão uma época com vitórias tangenciais e muitos empates.

    Espero estar enganado.

  2. 2 Kramxel²
    04/08/2011 às 18:49

    Se querem mesmo vender o Cardozo, peguem nesse dinheiro e invistam num jogador de qualidade, e que se encaixe mais no estilo da equipa…

    Alguém com remate fácil, mas com rotinas de PL e que saiba movimentar-se bem também com bola….
    Acho que não é fácil encontrar um jogador com estas características, e por isso o Cardozo será sempre a melhor solução.

    Por amor de Deus, não apareçam cá com o tronco do H.Almeida!

  3. 3 Chefe
    04/08/2011 às 22:27

    Quem é o Sokora?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Agosto 2011
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatisticas

  • 941,002 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: