08
Ago
11

Vida nova!

Interessante jogo em festa bonita, digna do seu mentor, o grande Eusébio.

Jogo amigável é mesmo para isto…tentar perceber as opções disponíveis.

JJ hesita entre manter o seu esquema baseado no 4-4-2 mais ao menos clássico ou misto losango, e tentar uma nova solução que parece ter margem para sucesso.

Se a defesa e o trinco serão basicamente os mesmos, independentemente do sistema, o resto depende da opção final de JJ. E atendendo ao que vimos neste belo jogo com o famoso Arsenal de Londres, a escolha pende claramente por um novo sistema de jogo, que privilegia uma maior circulação de bola e controle de jogo.

Quem me conhece, e leu as minhas as criticas ao sistema base de JJ, apesar do sucesso do 1º ano sabe bem o que prefiro. O Benfica não pode continuar a embarcar na tentativa suicidária do jogo aberto, com o meio campo muito pouco povoado e à mercê da sagacidade de um qualquer treinador mais ao menos competente.

É tudo muito fácil de perceber, esquematizando os jogadores em campo que com um trinco apoiado ao centro por outro jogador, a protegerem as costas do armador de jogo, um renovado Aimar, perto da linha que o celebrizou no Valência, com 2 homens nos flancos, não sendo extremos clássicos, do género corrida louca à linha e centrar, que o jogo torna-se mais seguro. É certo que tudo depende da dinâmica de cada um. Matic nunca na vida poderá dar a dinâmica equivalente a Witsel, nem que a vaca tussa.

Ora se Matic nem com o sistema 4-1-3-1-1 poderá dar essa dinâmica, muito menos a jogar em duplo pivot com Javi. E aqui começou a falência do 4-4-2 da 1ª parte. Provavelmente este sistema entrará em acção em alguns jogos muito particulares, mas com Witsel no lugar de Javi, e ocasionalmente em desespero com Aimar. É que a dupla Matic/Javi nem dinamizaram o jogo atacante nem sequer conseguiram proteger de forma eficaz a defesa, sem dinâmica para asfixiarem o meio campo londrino, deixando-o à solta  para diabolizarem a defesa encarnada.

Depois ainda dentro do eixo central falência absoluta da dupla Cardozo/Jara. O 1º porque já tem a cabeça nos milhões da nova Lira turca, e porque também já percebeu que os tempos são cinzentos para os lados da Luz. O 2º porque, apesar do talento, força e raça, está muito verde, tendo muita dificuldade em controlar a ansiedade de alguem que se quer afirmar.

E é também na linha da frente que o novo sistema experimentado com sucesso por JJ, resultando numa 2ª parte de grande dinâmica ofensiva, com solidez defensiva, que se percebe que o Benfica pode meter-se em atalhos se rapidamente não contratar, aproveitando a saída de Cardozo, um avançado na linha…e digo sem temor…de um Pedro Pauleta. Alguém que segure e entregue rapidamente a bola sem pruridos, que se esconda no meio da floresta adversária, e suja mortalmente quanto baste. Esse jogador não é e nunca será Saviola. Este não características para isso, muito menos nesta fase aburguesada da sua carreira. E como não acredito que os miúdos Nelson Oliveira e Rodrigo tenham pedalada para tal, nem acredito no acreditar de JJ em relação a Mora, percebe-se o que o Benfica tem a fazer.

Para já há que escolher o sistema prioritário e estabiliza-lo. Colocar as peças em su sitio, de forma a rentabilizar o melhor possível alguns jogadores como Gaitan e a nova coqueluche Nolito, que mercê da presença do poderoso médio belga Witsel, têm maior liberdade para criarem. Mas acreditem neste velho…sem um ponta de lança eficaz nada feito, o Benfica terá muitos amargos de boca. Reparem que em 2 jogos que poderíamos fazer resultados dilatados, com os nossos jogadores a invadirem inúmeras vezes a área adversária, em especial na Turquia, o pecúlio revelou-se demasiado escasso.

Um senão nesta história toda. O regresso contra natura, nesta táctica, de uma certa sofreguidão no passe, com demasiados passes de risco a saírem errados, porque os nossos jogadores quanto mais aceleram o jogo mais o querem fazer, indo além dos limites, técnicos e físicos de muitos. Há que saber ter mais contenção em certas alturas do jogo.

Aguardemos pelo jogo mais difícil que é já o próximo em terras de Gil de Vicente.

 

Bola7 falou…

Anúncios

9 Responses to “Vida nova!”


  1. 1 Amsterdam
    08/08/2011 às 16:43

    concordo contigo em tudo…

    Na parte do Saviola um pouco menos, porque o considero um jogador acima da média, mas é curto,

    Na do Jara totalmente,

    Os putos vamos a ver,

    O Mora desconheco

    Mas na definicao do Pauleta, vi muito do Hugo Almeida, que a maioria abomina…eu aprecio…
    podes dizer-me porque nao gostas do Almeida?

    • 2 tabakaebola
      08/08/2011 às 16:52

      Comparar o Pauleta com o Hugo Almeida é o mesmo que comparar a o cu Jennifer Lopes com o do Heróis…embora digam que ambos têm a mesmo utilidade com versatilidade… 🙂

      • 3 Amsterdam
        08/08/2011 às 16:56

        o Pauleta, nunca gostei dele…estragou a maneira de jogar da melhor geracao que eu vi jogar, com aquela maneira dele

        o Nuno Gomes na Altura, entendia o Figo, o Jvp, o Sousa…

        Nao sei se te deva dar os parabéns por teres comido a Jeniffer ou os meus pesames por naquela noite de dois copos a mais teres comido o Heroesdelmar 😦

  2. 4 tabakaebola
    08/08/2011 às 17:30

    bolas…

    • 5 Amsterdam
      08/08/2011 às 17:34

      😛
      entao…e o Almeida ? conta-me a tua opiniao…

      • 6 tabakaebola
        08/08/2011 às 17:41

        gajo que nasceu com o rabo virado para o céu…por alguma o fcp o despachou rápido…de qd em vez faz umas flores que dão nas vistas….na Alemanha era suplente como o era no fcp…mas marcava alguns golos no seu jeito bola par frene e fé em Deus…é alto tem fama de saber jogar bem de cabeça mas é igual ao Cardozo..falha a maioria dos lances…não tem técnica nenhuma mas de qd em vez sai um bom golo…tem uma coisa fantástica…como é tão esforçado disfarça as debilidades dando a impressão de ter sempre azar qd falha…ohhhhhh…diz o povo qd ele quase chega á bola..quando quase marca..quando quase cabeceia…quando quase não faz barraca…

      • 7 Amsterdam
        08/08/2011 às 17:50

        clarissimo…

        Abraco

  3. 09/08/2011 às 00:25

    Às vezes até consigo concordar com o amigo Bola7

  4. 09/08/2011 às 09:17

    Sim sr…. tá boa a crónica!

    Só queria acrescentar q a cura para a ansiedade e verdura do Jara é jogar! Pois grandes qualidades tem ele… e para mim seria perfeito no sistema da 2ª parte ao invés do Saviola. Seria o tal Pauleta, ou o tal Lisandro, q n pede licença para rematar!

    PS- Hugo Almeida fez uma boa carreira de futebol sem saber dar um pontapé na bola… é de valor!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Agosto 2011
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatisticas

  • 940,557 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: