14
Set
11

Avante camaradas!

Intróito: Um pedido de desculpas aos meus leitores e aos tarados controladores na net da moral e virtude encarnada, mas devido a um problema de saúde estive retido, primeiro num hospital, depois em casa. E quando se apanha uma doença num hospital é caso para dizer que ninguém tá bem com a vida que leva.

O Inferno da Luz: “Os adeptos eram fanáticos. Comparada com o barulho que faziam, uma final da Taça de Inglaterra em Wembley parecia quase enfadonha. “ George Best

Velhos amigos queixam-se amargamente do ambiente da Luz. Dizem parecer um ambiente fashion tipo Opera. Chegam em cima da hora, ou se chegam antes, os adeptos divertem-se a conversar nos corredores, ou a bebericar uma qualquer bebida da moda. Já lá vai o tempo do quartilho de vinho e do salsichão cortado às rodelas avidamente comido com um naco de pão, enquanto se esperava a entrada da equipa adversária para o aquecimento, “sovando-a” sem piedade, de forma que os seus jogadores perdiam logo a vontade de regressar ao relvado. Hoje dizem que há quem saia do seu lugar antes do intervalo para poder mijar sem ninguém a espreitar o pirilau, ou pedir a sandes de plástico sem fila a incomodar, ou antes do final do jogo para não terem o aborrecimento das filas, antigamente conhecidas por bichas.

Há quem diga que o Inferno da Luz morreu com a destruição do Estádio da Luz original. Talvez sim, talvez não. Recordo o jogo com o Manutd em 2005, uma humilde equipa encarnada foi “levada ao colo” por 65.000 adeptos dignos dos feitos do passado. O ManUtd, com o CR7 de cabeça perdida, foi mais uma vítima de tal Inferno.

Génios e cavalheiros: O Benfica era uma equipa terrível e temida e ninguém esperava que ganhássemos em Lisboa, ainda para mais por 5-1…No final do jogo, o Augusto Silva levou-nos a passear em Lisboa, ficámos umas horas fora, havia imenso respeito entre os jogadores das duas equipas. Foi um gesto bonito, nunca aconteceu antes e nunca aconteceu depois”George Best.  Eram outros tempos, onde o cavalheirismo imperava, bem como Fair Play sem ser imposto. Neste dia nada valeu o Inferno da Luz. À chegada dos jogadores ingleses, os adeptos encarnados mostravam a mão cheia, recordando os 5 golos que o rival scp tinha espetado aos ingleses tempos antes para a taça das taças. No final correu mal porque…porque correu mal. Acontece. Acontecia muito poucas vezes. Ainda me lembro de saber de cor o nome das poucas equipas que tinham tido a honra de conseguirem ganhar um jogo europeu na Luz…nem uma mão cheia. Mas os adeptos benfiquistas eram gente que nada deviam aos adeptos ingleses. Ninguém conhecia a expressão “fair Play”, mas aplicavam-na como ninguém.

O destino: “Ser Benfica é vencer.”Adepto anónimo. “É lógico que gostava de ganhar, mas se fizer comparações, esta equipa está muito mais forte nestes últimos dois anos, se o Benfica conseguir vencer é uma realidade que nos deixava orgulhos e satisfeitos”. JJ.  Curiosamente tenho observado que os grandes fans de JJ têm procurado aliviar a pressão deste jogo. Que ao Benfica só a Liga nacional interessa, que a champions é apenas um extra e blá blá blá. Enfim, conversa para boi amansar, estranha, vinda de quem apoia JJ como se do Messias se tratasse. Eu pergunto…mas afinal estamos na champions para quê? Para fazer de conta? O ManUtd é favorito? Pois claro que sim. Bela equipa, com sorte de ser muito bem orientada, com muitos pontos fortes, com expressão máxima no quarteto mais avançado, com realce para a movimentação todo terreno de um renovado Rooney, e as diagonais mortais de Nani e Young. Mas também tem as suas deficiências, e aquela espécie de 4-2-4 proporciona espaço para golpes rápidos e cirúrgicos, em especial pelo centro da defesa. Um Benfica sólido, humilde mas sem receio pode e deve fazer um bom resultado. E o que é um bom resultado? Ganhar!

Bola 7 falou…

Anúncios

17 Responses to “Avante camaradas!”


  1. 1 HEROIS EL GRANDE LIDER, EL SUPRA SUMO, FECUNDADOR DA DIANA CHAVES EL MARTIRIO DO GANZAS 7!
    14/09/2011 às 10:33

    Amigo bola nao sabia do teu infortunato de saude as sinceras e sentidas melhoras para ti agora……………..PRO CRL ESTAS DE VOLTA .!. FORCA BENFICA!!!!!!!!!!!!!!!

  2. 2 tabakaebola
    14/09/2011 às 10:34

    Obrigado amigo!

    • 3 HEROIS EL GRANDE LIDER, EL SUPRA SUMO, FECUNDADOR DA DIANA CHAVES EL MARTIRIO DO GANZAS 7!
      14/09/2011 às 12:02

      e pah um abraco da mrs herois e do Dani pro idolo dele 🙂

  3. 4 Paulo Nunes
    14/09/2011 às 10:56

    Ó Bola, então eu a chagar-te o juízo e a maldizer pela tua ausência, e afinal estiveste doente…
    Agora fiquei com peso na consciência, pa.
    Estimo que já estejas totalmente recuperado e que tenhas ganho de goleada a essa maleita que te atingiu, pese embora o embate inicial. Mas como diz o velho ditado do Povo Cigano “os Pais nunca gostaram de ver bons principios aos filhos” e o que interessa é o resultado final, pois claro. Logo, na certa, foram 15-0!!!

    De qualquer forma, como já estás recuperado, gostei de ler a croniqueta. Já tinha saudades confesso. E falhas em tomar o todo pela parte quando afirmas que os “jesuítas” estão a mudar o discurso, que estão a aliviar a pressão. Errado.
    Tal como tu dizes, o Man Utd é favorito, porque é mais forte Colectiva e individualmente, porque tem uma tarimba enorme nos grandes palcos, e porque tem um Senhor no banco que a sabe toda, mas mesmo todinha.
    Contudo, tal como tu também dizes, nós somos Benfica, e pessoalmente, recuso-me a entrar num jogo, a encarar um jogo, com uma derrota em perspectiva. Nunca!!!

    Se o Man Utd nos ganhar é algo anormal? Claro que não! Mas nós temos as nossas hipóteses, jogamos na nossa Catedral, cheia por sinal, e “apenas” temos que fazer um jogo adulto e potenciar as menores possibilidades de vitória que temos.

    Carrega Benfica!

    Abraços seu velho jarreta…a doença deve ter sido do alcóol, crl…bebe menos. Estás limitado a 2 ou 3 bebedeiras por semana, o que parece demais, mas para quem está todo o santo dia bêbedo, todos os dias, seria uma evolução tremenda!

    Grandes Abraços de novo, e continua na escrita 🙂

  4. 5 Riera
    14/09/2011 às 11:07

    Porra, vetusto, apanhas-te alguma doença venérea?! Com essa idade, matuzalém7?! Depois andas de hospital em hospital… 🙂

    Bemvindo de volta, bolita! Ah, já agora, logo ganhámos…

  5. 6 isaias
    14/09/2011 às 11:31

    É isso, Bolecas.
    Sê bem regressado e com juita saúde.

  6. 7 isaias
    14/09/2011 às 11:32

    Queria dizer: muita saúde:)

  7. 8 tabakaebola
    14/09/2011 às 11:56

    Apanhei um virus qqr…e não fui o único…podia ter sido fatal…abraço a todos!

    • 9 Paulo Nunes
      14/09/2011 às 12:02

      Oh diabos…isso é que não, que mesmo chatinho, quero-te junto a nós durante muitos e longos anos.

  8. 14/09/2011 às 13:35

    Para quanto um relvado vermelho para fomentar ainda mais o inferno da Luz?

  9. 11 João Cruz
    14/09/2011 às 13:53

    Depois de ler o teu post “férias” e de ver a matulona que te ia acompanhar vi logo que ia dar mau resultado e que podias acabar no hospital…
    Agora, a sério, espero que estejas recuperado e com a alma vermelhusca “no ponto”…

  10. 12 pcssousa
    14/09/2011 às 16:06

    Caro Bola, espero que esteja totalmente recuperado da maleita que o afectou.

    Neste novo estádio só vi o verdadeiro inferno da Luz uma única vez, precisamente nesse jogo contra o United que foi evocado… é pena… Porventura fazem lá falta mais verdadeiros benfiquistas e sobram outros, como eu, que não sabem de veras o que isso é.

    Interessante também mencionar essa derrota por 1-5 que se não estou em erro foi a primeira derrota de senmpre do Benfica no seu estádio para as competições europeias…

  11. 13 André Rafael 007
    15/09/2011 às 03:57

    SEM dúvida gostei do comentário pela parte em que as pessoas levamtam se 5 minutos mais cedo para ir mijar e fugir ás bichas( boa expressão) estamos ali apoiar porra. Ou sair 5 minutos antes do jogo acabar cada um é como é, mas isso dá me uns nervos nem gritar pelo Benfica gritam, Quando é o nosso BENFICA BENFICA BENFICA, que até me arrepio todo, mas dizer mal já dizem.

    AI AI me bom estadio da Luz antigo sou do ano de 87 mas ate aos 15 vi muitos jogos nele e tinha cativo com os meus pais pena ter vivido uma época de que tivemos em crise e ainda estamos a sair dela.

    Ainda apanhei mais de 120 mil pessoas no antigo estádio por exemplo na consagração do título contra o Guimarães em 93/94 estive lá tinha 6 anos mas lembro me perfeitamente.

    Grande Benfica.

  12. 14 Manel Dos Anzois
    15/09/2011 às 19:46

    É de saúdar o regresso e a recuperação de Bola 7,Benfiquista a sério e escriba deste excelente blog.

    Nunca é demais evocar o mítico Inferno da Luz para que as novas gerações apreendam a verdadeira cultura do nosso Glorioso Benfica.
    Felizmente ainda não desapareceram totalmente esses todos rituais,que fazem parte da nossa identidade, mas de facto o conceito de Futebol Moderno veio matar a verdadeira essência da festa que é “ir à bola” na sua plenitude…

  13. 17/09/2011 às 00:17

    Estimo as melhoras companheiro BOLA7.

    Que tudo se recomponha rápido… e bem

  14. 25/09/2011 às 21:47

    Ao contrario por exemplo do F.C.Porto que a excepcao do caso especifico do hoquei em patins tem mais titulos antes da revolucao de Abril do que depois 25 antes -19 depois .18 – O Benfica tem entre os seus adeptos gente de todos os estratos sociais e sectores politicos. Mas convenhamos que Alvaro Cunhal Jose Saramago Xanana Gusmao Antonio Guterres Jeronimo de Sousa Antonio Vitorino de Almeida Artur Semedo Manuel Alegre Miguel Portas e muitas outras figuras da esquerda portuguesa simpatize-se mais ou menos com elas nunca seriam seguramente adeptos de um clube de algum modo relacionado com o regime fascista.19 E curioso que o Benfica tendo adeptos espalhados pelo pais e pelo mundo tem maior expressividade precisamente nas zonas mais conhecidas pelo seu combate ao fascismo ou seja Alentejo onde a percentagem de benfiquistas e absolutamente esmagadora – e cintura industrial de Lisboa nomeadamente a margem sul do Tejo. Pelo contrario o F.C.Porto tem a grande maioria dos seus adeptos concentrados na regiao norte pouco conhecida pelo combate democratico pode ser injusto para muitos dize-lo mas a verdade e que a maioria dos agentes da PIDE eram nortenhos e a maioria dos detidos eram provenientes justamente das zonas onde existe maior expressao do benfiquismo.Nos anos quentes da reforma agraria no pos-revolucao sei de pessoal das UCP s alentejanas que se organizava em excursoes para os jogos internacionais do Benfica.20 Seria interessante tambem fazer a contabilidade dos adeptos e socios do Benfica nas ex-colonias.

  15. 09/02/2013 às 13:56

    Por uma questão de cortesia podias ter feito uma referência ao site onde retiraste a imagem do cachecol.
    Abraço glorioso.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Setembro 2011
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Estatisticas

  • 941,119 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: