28
Set
11

3 pontos e pronto….!

Pouco mais se aproveita deste jogo disputado contra a equipa mais ridícula que alguma vez vi na champions. Das duas uma…ou os rapazes romenos ficaram petrificados perante o colosso histórico Benfica ou então no ano passado a liga romena foi sujeita a um estado surrealista tirado da série Twilight Zone. Para quem deu ao mundo jogadores da estirpe de Hagi, Marius Lăcătuş, Gheorghe Popescu e Dan Petrescu por exemplo, ver aquele grupo de bons rapazes faz alguma espécie.

Com o mal dos outros bem cá podemos, e estes pobres rapazes até fizeram a vida negra aos outros que ontem sobressaltaram Old Traford. O futebol é mesmo tramado.

Como previa, 2 mudanças na equipa encarnada. Uma no meio campo e outra no ataque, com as trocas de Nolito por Bruno César e de Aimar por Saviola. No fundo a aproximação ao célebre losango, pois os alas Gaitan e Bruno César faziam movimentos interiores, com frequentes diagonais, e mais que isso, comandavam mais o jogo que os médios centro, trocando imensos passes entre si, só possível pela extrema interiorização dos mesmos no processo ofensivo, tendo inclusive resultado no golo da vitória.

O resultado disso, foi o congestionamento da zona central do campo, pois se os romenos não são grande espingarda do ponto de vista técnico, tacticamente estiveram bem, não caindo no engodo de Gaitan que tencionava arrastar o lateral adversário para centro de forma a abrir auto-estrada para Maxi Pereira. Este, porque está com menos fulgor e porque foi bem marcado raramente chegou à frente. Do outro lado Emerson, gozando de mais liberdade, beneficiando também de movimento similar de Bruno César, não teve o talento suficiente para rasgar a defesa adversária.

Depois esta equipa do Benfica tem um vício de forma, que advém do seu jogo muito laborado, no qual os alas ou laterais nunca por nunca vão á linha e simplesmente centram para a área. Não, têm sempre de dar uma voltinha, passar para trás ou tentar a interiorização. Resultado, os avançados nunca chegam rapidamente à área. Vão sempre devagar, na perspectiva que a bola ainda demorará a lá chegar…quando algum “tolo” a coloca com muita pressa lá dentro eles estão ainda lá atrás…mas péra lá…será que os “assistentes” não colocam logo a bola na área porque sabem que os avançados demoram demasiado a chegar e por isso há que contemporizar?…

Num jogo quase a parecer um Benfica – Freamunde para a taça da Liga, no qual o Benfica tem a posse massiva do jogo, oportunidades, quase nem vê-las. Os atacantes insistem nas tabelinhas estéreis, em especial o decadente Saviola, incapaz de um sprint com finalização desde sei lá que dia do mês e do ano. Que lhe adianta tabelar se não tem força para ir buscar a bola mais à frente. Que lhe adiante driblar 2 ou 3 jogadores quando praticamente não sai do local e o 1º ultrapassado logo lhe retira a bola?

Sinal positivo saiu do banco…Rodrigo. Nos pouco minutos em campo, houve de imediato uma maior verticalidade do jogo encarnado. Finalmente vi um avançado a correr com intencionalidade para a área adversária, não para simplesmente tabelar e ficar, mas sim para finalizar. É tempo de lançar os miúdos Rodrigo e Nelson Oliveira, puros mustangs de força e vontade de triunfar. O tempo dos “Saviolas” está a terminar.

Pena que nessa altura já o jogo estava estupidamente dividido. O Benfica a tentar sem grande arte o 2-0 e os patetas dos romenos a sonharem com o milagre.

Ontem mais uma vez os famosos defensores dos “Robertos” deste mundo levaram mais uma lição…lição de como um guarda-redes que ganha jogos. Ganha-se jogos defendendo apenas quando é necessário. Não se ganha jogos defendendo como um doido 89´e no minuto 90 dar valente frango com influência o resultado. Artur assim o fez mais uma vez ontem.

Bom jogo da defesa com especial realce para os centrais, com Garay a mostrar qualidade de passe digna dos melhores centrais…brasileiros, para mim os melhores do mundo…Emerson defende bem, e não inventa o que não sabe, por isso não espero dele grandes malabarismos…

O resto da equipa fez o que geralmente faz esta equipa do Benfica…no mesmo jogo alterna momentos de grande qualidade com mediocridade assustadora.  

Ah…quanto resultado em Old Traford que assustou toda a gente. Eu cá acho que a equipa do Benfica devia pensar assim…ganhando na Suíça e os 2 jogos em Portugal, provavelmente somos o 1º do grupo. Mas isso sou eu a pensar, e claro, convém jogar mais…muito mais.

Bola7 falou…

Anúncios

7 Responses to “3 pontos e pronto….!”


  1. 1 MRC
    28/09/2011 às 12:23

    Bem, deixe-me antes de mais dar-lhe os parabéns pela análise que fez do jogo de ontem! Modéstia à parte, eu pensei exactamente o mesmo, mas você materializou o pensamento em escrita, e fê-lo com excelência. Não gostei do jogo de ontem, foi fastidioso, sonolento, e face à qualidade (falta de) do adversário podíamos e devíamos ter feito mais! Não compreendi no fim como JJ pode falar em cansaço…ontem certamente não se cansaram tal o ritmo lento a que a partida decorreu. Valeu acima de tudo pelos 3 pontos, mas será preferível que a exibição não se repita nos próximos jogos, principalmente no da Suiça que penso que será decisivo para o nosso apuramento. Finalmente fico feliz por não ser o único a pensar que o empate do United ontem não foi uma ameaça mas sim uma oportunidade para o Benfica ficar em 1º no grupo. Infelizmente poucos pensam assim, inclusive o nosso treinador, que com as declarações que fez só demonstra que para ele é um facto consumado o Benfica perder em Manchester. As nossas contas são de uma simplicidade terrível: ganhar os 2 jogos em casa, e ganhar na Suiça. É alguma proeza? Não, é apenas a nossa obrigação como equipa com pergaminhos e com jogadores de qualidade. Finalmente uma nota também para os avançados. Plenamente de acordo…é hora de apostar no Rodrigo e no Nelson…jogadores jovens, com muita qualidade (ainda há dúvidas?) e que querem mostrar-se!

  2. 2 FR
    28/09/2011 às 12:33

    Boa crónica

    Gostei da parte que falas do Emerson. Há pessoal que ainda não se convenceu que ele não é igual ao Coentrão, logo não se pode esperar que faça o que este fazia.

  3. 3 Riera
    28/09/2011 às 15:47

    Tás on fire, velhote! A única coisa que me apena é que a tua previsão sobre a curva descendente do Saviola se esteja concretizando… Resta-nos a esperença no Nélson e no Rodrigo!
    Já agora, esta nova versão do JJ tira-me do sério! Espero que Basileia mostre outro Benfica…

    • 4 tabakaebola
      28/09/2011 às 15:56

      só agora te tira do sério?… 🙂

  4. 5 ela
    28/09/2011 às 18:26

    “Depois esta equipa do Benfica tem um vício de forma, que advém do seu jogo muito laborado, no qual os alas ou laterais nunca por nunca vão á linha e simplesmente centram para a área. Não, têm sempre de dar uma voltinha, passar para trás ou tentar a interiorização. Resultado, os avançados nunca chegam rapidamente à área. Vão sempre devagar, na perspectiva que a bola ainda demorará a lá chegar…quando algum “tolo” a coloca com muita pressa lá dentro eles estão ainda lá atrás…mas péra lá…será que os “assistentes” não colocam logo a bola na área porque sabem que os avançados demoram demasiado a chegar e por isso há que contemporizar?…”

    Epa !
    Sem tirar nem pôr !

    Que nervos meu !

  5. 6 Raoul Duke
    28/09/2011 às 18:52

    Boa análise!
    A questão dos cruzamentos irrita-me profundamente. E o pior, é que das poucas vezes que a bola foi cruzada para a área, o único cruzamento de jeito foi aos 79 minutos!
    Como é possível uma equipa, com jogadores tão evoluídos tecnicamente, não consiga fazer cruzamentos… será falta de treino, ou de jeito?

    Esperava muito mais do nosso Benfica, ontem. E a velocidade a que a equipa tem jogado, anda a assustar-me bastante. Já no dragay me irritou, ontem era contra uns pernas-de-pau e não havia perigo. Quero ver contra equipas mais rápidas..

  6. 29/09/2011 às 20:51

    Já tive oportunidade de dizer noutros sítios, o resultado do Basileia em Old Trafford é enganador. O Benfica jogando o que sabe, ganha os dois jogos e penso que terá uma enorme hipotese de ter o primeiro lugar. O que aconteceu foi que, possivelmente, a brincadeira dos britânicos tenha-lhes custado o primeiro posto e assim, se calhar, vão jogar com um Real, Barça, Bayern, por aí fora.

    Eu apostei num Benfica com 14 pontos. Já só faltam 10 😀


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Setembro 2011
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Estatisticas

  • 940,454 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: