09
Jan
12

Vitória com impacto!

Ao contrário do que muitos pregam, chegar ao final da 1ª volta na liderança é muito importante. Candeia que vai à frente ilumina 2 vezes, e psicologicamente tem bastante impacto.

O jogo na Marinha Grande, após o empate entre o scp e fcp revestia-se de carácter quase transcendente, mais por aquilo que podíamos perder do que aquilo que acabamos por ganhar. Não conseguir ganhar significaria uma falta de estofo, desmotivação geral inaceitável para quem quer ser campeão. Um falhanço com o Leiria seria o maior suplemento vitamínico que os nossos adversários teriam neste momento, louvado com hossanas perpetuas.

Curiosamente ou não, o Benfica no espaço de uma semana apanhou duas equipas com uma vontade única de estragar o ano novo encarnado. O bacalhau este ano teve propriedades estimulantes na certa. O Vitória para a taça da Liga e ontem o Leiria fizeram 30 minutos de pressing dignos dos maiores clubes do planeta, tendo o Benfica sobrevivido muito à custa de sangue, suor e lágrimas…e talento.

Mesmo a ganhar cedo, ninguém com bom senso poderia sentir-se confortável com a parca vantagem encarnada ao intervalo. O Leiria, apesar das limitações apresentou-se muito bem estruturado, com os sectores muito coesos e com um meio campo na linha “Marítimo”, duros e raçudos qb, a esmagarem o centro do meio campo encarnado, onde a falta de Aimar se fez notar, pois Witsel, ainda tem muitos “defeitos” inerente ao “novo” futebol belga, como deficit de intensidade de jogo. Depois em certos momentos o jogo encarnado parecia ser muito retro 4-2-4, o que permitia a saída em contra ataque dos baixotes leirienses que caiam sobre a defesa encarnada em alta velocidade, mas contudo com pouco jeito, diga-se, aproveitando a pouca protecção dada pelo meio campo, o que levou a muitos lamentos dos defensores encarnados.

Valeu a estranha ala esquerda encarnada, que carrilou jogada de mestre terminada com o pontapé do “esquerdista”, Bruno César, ontem o melhor jogador em campo.

Mas é bom saber, e eis a melhor notícia do jogo de ontem, que neste momento fulcral na época, a equipa parece carrilar pelo melhor, com os motores bem carburados e com combustível com as octanas certas. Juntando a esse facto, uma maior consistência do jogo encarnado, em especial quando os alas resolveram descer mais um pouco, e os sectores se juntaram mais, tirando as ilusões adversárias e tudo ficou mais fácil.

A partir daí foi jogo de apenas um sentido, e após cada investida encarnada, a seguinte carregava mais confiança e inspiração. Isso reflectiu-se na qualidade geral do jogo e nos magníficos golos, em especial a maravilhosa jogada que terminou com o golo 2º de Rodrigo, um verdadeiro hino ao futebol colectivo e objectivo.

E finalmente vi JJ a fazer as substituições adequadas, no momento adequado.

Agora há que não perder o fio à meada, e ganhar ao Setúbal seja de que maneira for, para cimentar a vantagem, mais psicológica que material.

Mas atenção, alerta geral. Ao observar o Witsel a coxear, não pude deixar de pensar que o plantel carece de elementos em certos sectores que vão muito alem da famosa questão do lateral esquerdo.  Cuidado, muito cuidado, que bastou na época passada o Salvio encostar ás boxes para a equipa cair a pique.

 

Bola7 falou…

 

Anúncios

6 Responses to “Vitória com impacto!”


  1. 09/01/2012 às 18:35

    e sem Gaitan a equipa é bem mais solidária.

    • 2 astro-mor
      10/01/2012 às 17:05

      …tipo no jogo no Ladrão, não?

  2. 3 ela
    10/01/2012 às 10:49

    Excelente, mister Bola. Haja quem tem olhos para ver !!!

    • 4 POC
      10/01/2012 às 12:52

      dezazucr,

      Bem observado, sobre o Nico. Digo o mesmo há bastante tempo.
      Estive lá, grande apoio. A minha mini crónica aqui:

      http://simaoescuta.blogspot.com/2012/01/missao-cumprida-no-oeste.html

  3. 5 jotenko
    10/01/2012 às 18:52

    polla7 falou bem

  4. 6 Manel Dos Anzois
    10/01/2012 às 23:55

    Boa crónica do nosso Enzo Perez7!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Janeiro 2012
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatisticas

  • 940,743 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: