26
Jan
12

Identidade!

Quando se perde a identidade, tudo se torna mais difícil. Tem sido assim com o Benfica. Perdeu, o clube e as suas gentes a identidade ganhadora, e a dificuldade para regressar ao primeiro plano do nosso futebol é evidente. Já antes a tinha perdido o scp, após a saga dos 5 violinos, e caminha lenta mas seguramente para a belenização.

À 8 dias em Madrid foi evidente que não se deve nunca renegar os seus valores de sempre. O real Madrid ao jogar com o Barça, concentrado apenas em negar ao adversário a possibilidade de explanar o seu jogo, ao invés de se impor como um gigante que é, perdeu a eliminatória da taça do Rei. Ontem viu-se o regresso aos valores primitivos e nou camp gelou. E mesmo assim a festa é culé apenas, porque o Real Madrid ao contrário do que muitos pensam não tem a qualidade que se apregoa. Tenho dito isto aos meus amigos madrilenos…o Real Madrid tem demasiados jogadores de qualidade duvidosa para a dimensão do clube. Com mais qualidade e fortuna ao intervalo tinha virado a eliminatória. Mas nada do que aconteceu ontem me faz deixar de pensar que quando se trai a identidade do clube, a paga a essa traição é a morte. Já disse que o Barça do excelente Guardiola é uma das melhores equipas que vi desde sempre. Mas não vejo nada de transcendeste nesta equipa para justificar semelhante diferença para os demais pares. Perdão, talvez exista uma…seja em que situação for o Barça nunca perde a sua identidade de jogo…a sua filosofia de clube, Uma lição para todos.

PS: Eu vi essa identidade num passado longínquo, uma equipa sem guarda-redes e 10 homens em campo lavrado, a lutar até ao minuto 90 pela vitória numa final europeia em San Siro. E vi no final do jogo o publico reconhecer aos vencidos a grandeza da sua dimensão. E li em grandes parangonas que os vencidos eram realmente grandes…muito grandes.

Bola7 falou…

Anúncios

11 Responses to “Identidade!”


  1. 26/01/2012 às 18:07

    Meu caro amigo bola, permite-me que te trate assim…
    Eu próprio esta manhã no tópico da Liga Espanhola, lá no fórum, aflorei este aspecto… curiosamente referí esse mesmo jogo em San Ciro. Por vezes não se consegue ganhar, mas mesmo nessas alturas há que saber jogar como um campeão e este nosso clube é isso, um clube de campeões que tem que reencontrar essa identidade.
    Não só com qualidade se consegue isso, mas com referências, daquelas que se transcedem quando vestem a camisola, daqueles que só por evengarem ao peito aquele bendito simbolo se transfiguram e por vezes até dão a impressão de serem os melhores do Mundo. Já o “velho” Guttman se referiu a isso, mas ainda há quem teime em não retirar lições do passado…

    • 2 tabakaebola
      26/01/2012 às 18:19

      ora bem…

  2. 3 FR
    26/01/2012 às 18:20

    Gostei de ler bola

    • 4 jose luis cruz
      26/01/2012 às 19:22

      o benfica precisa de jogadores de raça portugueses so assim irá novamente ter grandes vitorias e jogos memoraveis mesmo que os perca o barça tem dentro dasua filosofia varias ” filosofias ” para ser o clube que é uma delas é ter jovens formados no clube e tipos que sejam humildes quem é humilde quase sempre verga os fanfarroes quase sempre e falo por experiencia propria

  3. 5 POC
    26/01/2012 às 19:26

    Bem visto.
    Identidade sempre presente. Como nós.

  4. 6 jose luis cruz
    26/01/2012 às 19:37

    o benfica ja recuperou muita identidade desde q chegou jorge jesus começou a jogar ao ataque como se quer um clube grande e com o passado do benfica voltaram os titulos é mais competitivo os adeptos passaram a apoiar mais o clube o futebol praticado é muito mais atractivo etc o benfica precisa agora de conquistar o campeonato deste ano e começar a ganhar campeonatos consecutivos para quebrar a hegemonia dos corruptos e conquista la novamente para a luz e so depois de termos a hegemonia nacional podemos pensar em altos voos europeus é preciso começar a ganhar com regularidade é preciso começar a ter mais portugueses na equipa é preciso entre muitas outras coisas é preciso incutir nos jogadores do benfica valores e espirito de sacrificio e vitoria porque o benfica nao é o chelsea nem o manchester city e muito menos é o porto ou o sporting os jogadores precisam saber e perceber a camisola que defendem , precisam saber que o benfica é um clube de gente humilde e respeitadora mas q nao admite q lhe falte ao respeito precisam saber que o benfica ja teve um dos maiores estadios mundiais que ja teve 7 ou 8 finais europeias que ganhou duas aos maiores clubes do mundo excepto o benfica claro , que ja morreram jogadores com a camisola do benfica em campo que à socios e adeptos que dao o que tem e nao tem para ver o benfca e apoia lo e muito mais haveria por dizer e como disse volto a frisar os jogadores precisam perceber a camisola que vestem e aquilo que defendem à que incutir valores e historia nos jogadores do benfica sobretudo nos que chegam mas muitos q la estao certamente tambem tem muito para aprender e certamente ficariam surpreendidos com muita da historia do benfica que se compara a barças juventus etc

    • 7 Valco
      26/01/2012 às 20:03

      Porra,joseluiscruz,oteutecladonaotempontuação?!!!Équeomeunãotemespaços…

      • 8 tabakaebola
        27/01/2012 às 10:37

        eheheh

  5. 9 astro-mor
    27/01/2012 às 14:43

    Essa história de que o Benfica “precisa de jogadores de raça portuguesa” é uma falácia de todo o tamanho. Aliás a própria identidade benfiquista é contrária a isso. O Benfica é vivido intensamente aqui em Cabo Verde e não somos portugueses. Vejo o Aimar, o Maxi e o Javi a deixarem tudo em campo e não estou a ver ninguém de “raça portuguesa” a fazer o mesmo. Aliás, os de “raça portuguesa”, ao mínimo chamamento já querem ir ao Real.
    Subscrevo na íntegra este post do Tabaka porque acho que o Benfica é enorme e deveria manter a sua identidade.
    O problema do Benfica foi ter-se deixado levar pela mesquinhez e por quem não conhece a dimensão mundial do clube. O Benfica é demasiado grande para Portugal e para quem o vem dirigindo ao longo destas três últimas décadas…pessoas tacanhas, pequenas, que desconhecem que o clube é amado e vivido além fronteiras, por estrangeiros, coisa que não acontece em relação a mais nenhum clube no mundo!

    • 10 tabakaebola
      27/01/2012 às 15:21

      O problema do Benfica foi ter-se deixado levar pela mesquinhez e por quem não conhece a dimensão mundial do clube. O Benfica é demasiado grande para Portugal e para quem o vem dirigindo ao longo destas três últimas décadas…pessoas tacanhas, pequenas, que desconhecem que o clube é amado e vivido além fronteiras, por estrangeiros, coisa que não acontece em relação a mais nenhum clube no mundo!

      td dito!

  6. 29/01/2012 às 10:57

    excelente o comentário. esta questão da identidade é muito mais importante do que a maioria pensa, creio eu.
    em relação aos portugueses vs. não portugueses, acho que o Benfica deveria, ao máximo, tentar ter o máximo de jogadores que SAIBAM o que é o Benfica.
    sejam Portugueses, Cabo Verdianos, Angolanos, Moçambicanos, Guineenses ou de onde sejam, importante é que tenham consciência do que é o Benfica, da influência que tem em tanta e tanta gente. como tal, aquele pessoal que chega e diz “é um trampolim”, revela uma falha grave da parte dos próprios dirigentes, que não conseguiram explicar a esse jogador o que é o Benfica e o que representa.

    Não deixa contudo de ser um facto que jogadores como Maxi Pereira, Pablo Aimar ou Javi Garcia tÊm tamanha identificação com o clube, como já tinha acontecido no passado com Mozer, Schwarz, Preud’Homme, entre tantos outros.

    um bem haja a todos!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Janeiro 2012
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatisticas

  • 941,119 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: