14
Fev
12

Da Rússia com amor!

 

Confesso que nunca gostei muito de russos e nem de russas. Muito frios, até emborcarem Vodka como quem bebe água. Já estive por lá a trabalhar mas pouco tempo e não fiquei com saudades. Tempos da URSS imperial, onde a propaganda não escondia a crescente verdade da inépcia do sistema politico e social.

O 1º contacto do Benfica com os russos ocorreu no distante ano de 1977, quando em Moscovo o contratorpedeiro encarnado enfrentou com sucesso um tal Torpedo, com muito sacrifício e argúcia by Mortimore, escudando-se na famosa melhor defesa da Europa comandada pelo genial Humberto Coelho, que garantia campeonato imbatível mas não o titulo. Nesse jogo Manuel Bento além de defender grandes penalidades ainda teve a desfaçatez de marcar a vitoriosa. Foi nesse desafio que o mítico Vítor Baptista deu mais uma machadada na sua carreira, ao recusar alinhar com desculpas várias, sendo a mais realçada o facto dele considerar-se insultado por jogar contra “amadores”, como a propaganda soviética fazia passar dos seus desportistas, o que no futebol deu para ganhar alguns prémios olímpicos.

Mais tarde para escândalo de muitos, Manuel Bento, que tinha vindo de uma terra de “vermelhos” gritou ao mundo a miséria de uma Moscovo que nem fruta tinha, justificando assim a goleada sofrida pela selecção nacional em 80, aos pés dos tanques T72 russos Demianenko, Bessonov, Blokhin e outros que tais. Muita gente gritou-lhe… “ressabiado traidor”… incompreensível de quem vinha do Barreiro, tradicional terra de gente “vermelha”, como se a fruta fosse handicap para triunfo em campo. Entretanto na sombra alguém a norte do Douro aprendia com a sabedoria russa.

Se os grandes exércitos do mundo, com a excepção dos Mongóis sempre saíram da Rússia com o rabo entre as pernas, o corpo expedicionário encarnado só uma vez saiu desaforado na terra de Ivan o terrível, abrindo caminho para que o CSKA, herdeiro do desportivo do exército vermelho pintasse de sangue, as lágrimas dos pobres adeptos leoninos nas bancadas de Alvalade numa final Uefeira.

Até já vi o Benfica jogar na neve e realizar boa prestação na Rússia, numa noite onde o comando das operações foi entregue ao trio amante da noite eslava, Mostovoi, Yuran e Kulkov. Esses acabaram também por reforçar a minha animosidade pelos súbditos do ex-seminarista paizinho dos povos, quando uns se passaram para os profundos conhecedores do valor da fruta, e o outro Vigou-se…vingou-se feito Celta.

Da Rússia com amor, tem sido a canção troteada pelos adeptos encarnados que têm tido a coragem de acompanhar a equipa para aquelas bandas.

Amanhã duro desafio para os encarnados que um dia deixaram de ser vermelhos, porque palavra maldita, não deveria ser pronunciada no país. O frio que tem derrotado muitos exércitos reclama novas vítimas.

Mas como diz o poeta,

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Bola7 falou…

Anúncios

2 Responses to “Da Rússia com amor!”


  1. 1 Gonçalo
    14/02/2012 às 18:55

    Caro bola, só uma correcção Manuel Bento se não tou em erro é da Golegã, e não do Barreiro, muito boa a crónica, cumprimentos!

  2. 15/02/2012 às 01:02

    be better


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829  

Estatisticas

  • 941,119 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: