05
Abr
12

Jogo à moda antiga!

Jogo a fazer lembrar um passado já distante.

Jogar mais e melhor, e terminar eliminado festejando a vitória moral.

Nesse passado a queda deveu-se muitas vezes à mentalidade do pobrezinho vítima do seu complexo de inferioridade, dos vícios do futebol interno e também do desdém dos poderosos perante os “parolos” periféricos do sul da Europa.

O Benfica ontem foi vitima de um pouco disso tudo. E foi vítima estúpida da falta de sabedoria da maioria dos seus jogadores incapazes de perceber e aceitar as regras do jogo, que estavam desde logo enviesadas, porque talvez não tenham sido suficientemente avisados.

O 1º sinal de aviso aconteceu na Luz no penalty escamoteado por falta de Terry. O 2º aviso aconteceu logo com a nomeação deste árbitro, esloveno, quando todo o mundo esperaria um “Howard Webb”. E estes árbitros do chamado Leste são para mim sempre suspeitos, mas isso sou eu, que sou um gajo desconfiado.

Se é certo que o árbitro foi de um caseirismo medonho, valha a verdade que os jogadores do Benfica protestam demais, e em alguns momentos até parecem querer comandar a arbitragem, vide lance de Aimar no 2º golo inglês. Em Portugal, não é rara a vez que agarram com a mão a bola ainda o árbitro não apitou, e conversam com o mesmo mais vezes que as velhas piedosas fazem a santa confissão ao prior em época de Quaresma.

Quando a gente encarnada percebeu as regras do jogo já Maxi tomava banho no balneário fruto de uma expulsão que mostra que o homem tem tanto de voluntarismo como de burrice.

JJ mostrou o tradicional engenho luso, na falta de soluções inventou-as sem problemas, e como geralmente acontece neste casos, mas só nestes casos, resulta bem. No resto nada inventou, meteu os melhores e a equipa soube ser…equipa.

Com alma, raça, competência e critério, a equipa soube posicionar-se bem em campo, ocupando os espaços, e saindo para o ataque com rigor, longe da vertigem atacante que leva muitos adeptos a orgasmos colectivos, que geralmente terminam no habitual “post coitum, melancolia venit”.

A defesa fez pela vida, muito por força de um trabalho de sapa meritório do meio campo, onde Matic foi um monstro, porventura motivado pela dispensa feita pelo seu anterior patrão. Eu cá espero que seja bem mais que isso, mas veremos em breve. Jogando simples, sem os habituais floreados…de…merda…sim de merda…a equipa deveu um pouco á fortuna não ter mesmo com 10 jogadores, eliminado um medíocre Chelsea, onde os “nossos” Ramires e David Luís fizeram pela vida e pouco mais.

É certo que ontem perdemos a eliminatória, mas espero que finalmente se tenha ganho uma equipa. Se os jogadores se mentalizarem que jogando com aquela alma as hipóteses de êxitos sobem exponencialmente, a época pode ser salva.

Estou mesmo curioso em saber como se vão apresentar estes mesmos jogadores em Alvalade. Fisicamente debilitados? Bah, isso não é desculpa, atendendo que o scp vai estar nas mesmas condições, ou ainda pior. Mentalmente, isso sim, quero ver. Se o jogo de ontem foi uma amostra do potencial da equipa ou foi apenas para…inglês ver.

Uma palavra para Capedevila. Fartinho da conversa de xaxa de muitos…que o homem é o menos mau dos nossos laterais esquerdos…e blá blá blá. Eu digo sem temor…Capedevila é apenas o melhor LATERAL do Benfica.

 

Bola7 falou…

 


10 Responses to “Jogo à moda antiga!”


  1. 1 Plaier
    05/04/2012 às 12:36

    “alma, raça, competência e critério” – Estou totalmente de acordo. Houve chama, futebol de cabeça levantada, vamos-prá-frente-cambada-que-estes-não-metem-medo. Tudo isto a jogar com 10 mais de meio jogo e uma equipa que acaba por sair com dignidade. Tenho para mim que se o Yannick acerta o Benfica passa.

    Agora eu insisto: porque não fizeram o mesmo em Lisboa? em Lisboa o Benfica é que manda e que destrói todos. Se há recorde que eu admiro no antigo Estádio da Luz são as pouquíssimas derrotas do Benfica na Europa. Hoje em dia qualquer clubezeco europeu de terceira vence na Luz.

    Não pode ser, é inadmissível os jogadores do Benfica não perceberem isto: ser derrotado na Luz é talvez o pior que podem fazer a um clube como o Benfica. Não tem a ver com penalties, com Platinis ou outros (Já se devia ter percebido que a Champions League foi criada para defender as grandes ligas europeias, e já é tempo do resto da Europa pressionar a UEFA para alterar a entrada na competição).
    Tem a ver com mentalidade e eu creio que esse era o grande segredo do Benfica antigo: em casa, amiguinhos, não têm qualquer hipótese. Esse complexo de inferioridade talvez seja verdade em termos gerais mas NUNCA passou pelo antigo estádio da Luz.

    Acho que há muito que tal ideia saiu do ninho da águia, infelizmente. Eu bem ouvia adeptos satisfeitos com o futebol-devagarinho do Benfica: é claro, quanto mais devagar mais beneficia o Chelsea (fraquíssimo, com um keeper fabuloso e uns dois que deviam saltar quanto antes; aquele sorriso cínico do Di Matteo era irritante; em Lisboa o Chelsea praticou anti-jogo desde o início, logo aí era para desconfiar).

    Um Benfica com receios e que desconheça a expressão “lutar até ao fim” nunca foi a parte alguma. Perdemos a eliminatória em Lisboa, por culpa própria. É a minha opinião.

    • 2 tabakaebola
      05/04/2012 às 14:06

      Nem quero falar da 1ª mão e da…maõzinha de JJ…

  2. 3 Talvez
    05/04/2012 às 14:00

    Caro Bola, excelente post.

    Apenas um reparo ao “semideus”: quem tem medo compra um cão!

  3. 4 Redady
    05/04/2012 às 14:44

    Bom, muito bom. Vamos lá ver se corre bem na 2ª feira, porque isso sim, é o mais importante.

    Abraço

  4. 5 Manel dos Anzois
    05/04/2012 às 15:13

    Foi sem duvida um jogo a relembrar o passado…mas pela entrega, brio, dedicação, luta, raça, querer e ambição que TODOS os nossos jogadores e equipa técnica demonstraram dentro de campo, e os nossos adeptos demonstraram na bancada.

    Todos sabemos que apenas os interesses (cada vez menos)ocultos do “futebol moderno” nos conseguiram afastar das meias finais da Liga dos Campeões pela mão de uma arbitragem corrupta e ardilosa… No entanto Honra ao S.L.Benfica e aos Homens que ontem no relvado voltaram a erguer bem alto o nosso nome,dignificando tal como os seus antepassados,a águia que ao peito na vermelha camisola transportavam!

  5. 05/04/2012 às 17:02

    Faltou a palavra de apreço aos nossos adeptos que foram gigantes!!!

    Por momento pensei que estavam a jogar na Luz!

    • 7 tabakaebola
      05/04/2012 às 17:20

      Tens toda a razão…minha culpa

  6. 8 Mauro
    05/04/2012 às 18:44

    Só quero BENFICA CAMPEÃO 2011/2012 por isso afirmo: SAÍMOS DESTA PROVA NO TEMPO CERTO, pois se continuassemos as perspetivas de ganhar algo não passariam da taça da cerveja

  7. 9 VanBasten
    05/04/2012 às 21:08

    Vi o jogo e não posso deixar de estar orgulhoso com a prestação da equipa. Se é certo que o Chelsea entrou relaxado, com ritmo baixo e pior ficou com o 1-0, facilitando o futebol da equipa do Benfica, não é menos verdade que com Emerson e Javi Garcia no centro da “zaga” e com um meio-campo composto por dois jogadores de pouca intensidade defensiva (Matic e Aimar), por força do desvio de Witsel, durante uma hora de jogo, o Benfica bateu-se com galhardia e, a 10 minutos do fim, estava a um misero golo de elimininar o multimilionário Chelsea em pleno Stamford Bridge.

    O resultado, como já aqui o disse, foi o melhor para o Benfica: não estamos em condições de, nesta fase, jogar à quarta e ao Domingo. Caímos, caímos de pé e, sobretudo, caímos como equipa…e isso pode ser fundamental para o que resta de campeonato.

    Em termos de prestações individuais, gostaria de destacar:

    Capdevila: só o facto de saber recepcionar e passar com qualidade é suficiente para ser indiscutível. Não pode sair do 11. A questão de não ter força para fazer o vai-e-vem é uma falsa questão…em todas as equipas há sempre um lateral que fica mais resguardado e outro que sobe mais…e tendo nós o Maxi, isso está resolvido.

    Emerson & Javi: não viraram a cara à luta e fizeram um jogo positivo, apesar de todas as condicionantes.

    Matic: sozinho fez a ligação defesa-ataque…embora tenha beneficiado, e muito, com a baixa intensidade imposta pelo Chelsea.

    Nelson e Djalo: estava a ver o jogo acompanhado e disse para mim mesmo: “chegamos lá mais facilmente se se meter o Djaló e o Nelson, do que como o Cardozo e o Gaitan”…e a coisa era simples de perceber…com 1-0 não havia nada a perder e os dois jogadores estavam ávidos de mostrar serviço e ambos, sobretudo o Nelson, tem uma coisa que me agrada: pode definir mal muitas jogadas, mas não tem medo de ter a bola de de chutar e isso estava a faltar ao Benfica. O próprio Djaló entrou personalizado e dispôs de 3 ocasiões para fazer o golo. O Benfica ficou melhor com a entrada de ambos. Como diria o Isaías, tinha de chutar 10 vezes para fazer o golo…mas o importante era arriscar e não andar a enconar com tabelinhas.

    Quanto à arbitragem…um caseirismo filho da puta, a fazer lembrar, como disse bem o meu caro Bola7, o tempo em que os parolos iam à cidade.

    Por fim, partiho da ideia do Jorge Jesus, quando diz ainda não ter aceite que foi eliminado pelo Chelsea. Como eu te percebo Jorge…tivesse a administração a habilidade para reforçar o plantel em Janeiro, em vez de o desfalcar e tu a humildade para saber sofrer nos momentos certos e sair do clássico com, no mínimo, 5 pontos de vantagem e estavamos aqui todos hoje a festejar um apuramento quase histórico para uma meia final da Champions…porque este Chelsea, como tu bem disseste…NÃO JOGA NADA.

    Pobres adeptos que,ano após ano,vêem quem manda cair SEMPRE, repito:SEMPRE nos mesmos erros que nos custam troféus e glória. Não há paciência para isto.

  8. 10 Fernando Dias
    07/04/2012 às 00:48

    Já agora, Capdevila é melhor do que Maxi? tenha juízo bola 7 o senhor só diz asneiras e não passa de um grande nabo. Tenho dito.

    Fernando Dias

    Boa Páscoa


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Abril 2012
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatisticas

  • 939,356 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: