06
Jun
12

Uma selecção de novidades do caraças!

Apesar de não ter ouvido as críticas de Manuel José a propósito do estágio da seleção nacional, Carlos Queiroz não se mostou surpreendido e lembrou episódios do passado, quando dirigiu o comando técnico da seleção.

O antigo treinador do Benfica e do Sporting, e várias vezes campeão de África com o clube egípcio Al-Ahly, disse que a fase do estágio que decorreu em Portugal foi uma festa e que a seleção se transformou num bigbrother.

Ouvido esta noite pela TSF, Carlos Queiroz, o selecionador que dirigiu Portugal no Mundial de 2010, disse que a tentação de transformar a seleção num espetáculo já não é nova e que compreende por isso compreende o que disse Manuel José.

«Não me surpreende que as declarações do Manuel José possam ter fundamento porque eu próprio me confrontei com uma tentativa, muitas vezes absurda e até ridícula, de transformar a seleção num circo. Por exemplo, uma das iniciativas que me foi proposta antes do mundial era a de eu escolher 22 jogadores e o 23º jogador é escolhido pelo povo, e ‘fazemos aqui uma festa gira, jeitosa, pomos a malta toda a votar’», revelou.

O antigo selecionador diz também que foram pressões desse género que acabaram por ditar o seu destino na seleção nacional.

«Quem se opõem em Portugal, como o presidente da federação dizia ‘olhe que o senhor está a meter-se com pessoas com muito poder, veja lá o que está a fazer’, a determinadas iniciativas, como eu fiz e chamei à atenção que determinadas ações eram prejudiciais à seleção nacional. Mais tarde, foram as pessoas que ele depois me disse ‘olhe são as pessoas que têm muita força, muito poder, que agora estão a dizer que senhor tem que se ir embora’», revelou.

«Mas até hoje tenho tentado procurar o doutor Madaíl e o doutor João Rodrigues para me explicarem quem são essas pessoas, mas eles não me querem dizer», concluiu Carlos Queiroz.

Nestas declarações à TSF, Carlos Queiroz admitiu ainda que é preciso respeitar os interesses dos patrocinadores da seleção e também dos meios de comunicação social, mas sublinhou que o selecionador nacional tem igualmente de impedir que eles se sobreponham à equipa e a prejudiquem.

Nada que já não tivesse avisado. A selecção sempre foi palco de lutas… primeiro entre clubes, depois bem pior, de interesses comerciais.

Nos anos 70 com o advento do fcp made in pinto da costa, tornou-se também campo para a luta norte/sul que deu sempre um grande jeito a pinto da costa e seus amigos. Começou com a famosa retirada dos jogadores do fcp num particular com a Espanha, no tempo do seleccionador Mário Wilson, e teve ponto alto no regabofe da convocatória para o Euro 1984, com uma escolha tão criteriosa a não melindrar nem o Benfica nem o fcp.

Depois foi um fartar vilanagem que durou até ao “épico” Mundial de 2002 e a famosa titularidade de Vítor Baía.

Com a chegada de Scolari tudo mudou. O brasileiro, tal qual Oto Glória, mandava mesmo, e escolheu os seus mesmo quando campanhas tentavam impor outros…valores…vide aquela famosa da Galp onde surge Quaresma, que pagou bem caro a ousadia, ficando de fora da convocatória de 2006.

Eu avisei no dia em que Scolari assinou pelo Chelsea que os bons tempos tinham terminado. Foram os interesses ocultos de muitos, que levaram a que fosse dado o doce ao Scolari para sair do caminho deles.

A partir daí tudo regressou ao antes 2002. Os clubes, em especial o fcp a mandar na selecção… alguém que me explique a não convocatória de João Moutinho desvalorizando-o… e os interesses comerciais sem pudor a destruir a selecção.

Já falta pouco para que sejam as marcas comerciais a escolherem os convocados…falta muito pouco, e sem recuperem a votação. Isto já descontando os convocados made in empresários, a necessitarem de colocação…

Bola7 falou…

 


1 Response to “Uma selecção de novidades do caraças!”


  1. 1 Boyle, James Boyle
    06/06/2012 às 14:00

    Tenho que ser sincero: não vejo que diferença poderá haver entre ser o Paulo Bento a escolher os jogadores ou a Galp. Com a equipa mediana que temos, os resultados finais não deveriam ser muito diferentes.

    Já quanto a Queirós, é diferente, sendo um patrocinador a escolher os 23, não estou a ver um Simão, por exemplo, a renunciar prematuramente à selecção. Só ficariamos a ganhar, portanto…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Junho 2012
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Estatisticas

  • 939,356 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: