14
Jun
12

Que estupidez do caraças!

 

Confesso que cada dia que passa me sinto mais reticente em comentar jogos de futebol, porque a minha visão do mesmo escapa à lógica do que ouço e vejo, e começo mesmo a duvidar de mim mesmo.

Mas será que perdi a noção das “coisas” do futebol?

Não comentei o jogo de Portugal com a Alemanha porque jogo de arranque de competição, é sempre um jogo especial e que envolve emoções e estados de espírito que são bem diversos do resto da competição. É sempre um jogo especial onde a vontade se apresentar bem é tolhida pela necessidade de nunca perder esse jogo.

Compreendi a estratégia de protecção à equipa, a vontade de tentar minorar estragos, e derrota acabou apesar de tudo, na fase que foi construída, de ser um pouco fortuita.

Ontem não…vi, e essa é a minha visão do jogo, que porventura não será de muito boa gente, a começar nos responsáveis técnicos da selecção, demasiados erros que pensei só ao alcance de equipas de amadores.

É inacreditável que em 2 jogos, em especial o de ontem, Paulo Bento não se tenha apercebido da autoestrada colocada na nossa ala direita que possibilitava em movimentos simples que a medíocre selecção dinamarquesa chegasse vezes sem conta, à grande área lusa sem a mínima oposição.

Sei que Coentrão já se queixou amargamente à família do facto de estar a defender  sozinho, mas pouco lhe vai adiantar porque apesar de barulhenta, a gente caxineira não se faz ouvir em terras de leste.

O que se passou ontem foi miserável demais para ser verdade. Morten Olsen percebeu que os seus pobres rapazes tinam naquela autoestrada a única possibilidade de fazer mossa aos portugueses e espremeu essa laranja até à casca. Simples de executar…chamar Cristiano Ronaldo, ultrapassa-lo calmamente com um 1×2….porque Ronaldo não tá para aí virado… e depois atacar Coentrão sem piedade, e mais tarde forma ainda mais simples…puxar o Coentrão para auxilio dos centrais e fazer subir o lateral direito que se limitava a receber a bola sozinho e sem demoras centrar para a nossa grande área.

3 golos sofridos…3 bolas vindas da direita…Coentrão sem a mínima culpa…será que Paulo Bento não percebe o padrão?

Mas ontem não houve um qualquer filho da puta que não tenha gritado com o seu chefe dizendo-lhe o que se estava a passar?

Mas porque raio ele tira o pobre Postiga e em vez de deslocar Ronaldo para o meio metendo o Varela por exemplo para a ala, mete o Nelson Oliveira, e só mesmo depois do 3-2 na fase do defende como o ramalde…charutão para a frente e fé em Deus…finalmente desloca o…Nelson Oliveira para a ala esquerda?

Pró raio que parta tanta incapacidade…tanta inabilidade. Cansa tanta incompetência.

Este era ao jogo ideal para Portugal renovar energias, principalmente ao nível psíquico. Depois do 2-0 pensei que o grande Portugal ia surgir. Era o momento ideal para injectar e solidificar a confiança na equipa. Uma boa exibição, com um bom resultado seriam fundamentais para o resto da competição.

Mas debalde. Sofrimento a rodos. Incapacidade absoluta da equipa para gerir o ritmo do jogo. Charutão para a frente à moda de futebol de aldeia.

E depois, mais uma vez em posição desfavorável, eis que surge um Portugal diferente. Com nani a pautar o jogo, foi rápido, agressivo, com boa troca de bolas, e movimentação que contra a Alemanha não resultou por inabilidade e falta de sorte, e que ontem acabou por resultar no belo golo do Varela, para mim a grande surpresa da equipa neste euro.

A juntar à inabilidade que não reconhecia em Paulo Bento, junta-se um inqualificável Ronaldo. Eu não me lembro de o ver falhar uma oportunidade de golo como a de ontem. É tempo de assentar a cabeça, libertar-se de fantasmas, e começar a fazer aquilo que só mesmo ele sabe fazer…marcar golos com a mesma facilidade que respira.

Quanto ao futuro, nunca como hoje tive tantas reservas em relação a uma equipa numa fase final. Temo pelo pior no domingo. Pensar em Van der Wiel e Robben a correrem na faixa esquerda da autoestrada lusa dá-me náuseas.

A juntar a isso o facto de ser Portugal ser a única equipa das chamadas favoritas, a não ter um organizador de jogo, mais a teimosia de Paulo Bento em lançar em campo João Pereira muito em baixo física e moralmente… insistir num Meireles muito limitado e apesar do bom golo, num medíocre Postiga, somente a alma lusa, que se agiganta nas dificuldades desde os tempos imemoriais pode salvar a selecção do desastre.

Nunca após uma vitória tão importante me senti tão desanimado, mas eu que sempre fui incondicional desde sempre da selecção nacional, quero acreditar que haverá bom senso e vontade para mudar.

Quero acreditar que sim…

Bola7 falou…


13 Responses to “Que estupidez do caraças!”


  1. 1 Fernando Dias
    14/06/2012 às 11:31

    Caro bola 7 todo Ok com a tua anállise , simplesmente quem tinha de apoiar Coentrão era o Ronaldo tal como fez Nani com João Pereira. Tudo o resto é treta. O que te custa dizer é que Ronaldo fez uma exibição miserável tendo sodo o pior jogador da equípa.

    Um abraço

    Feernando Dias

    • 2 tabakaebola
      14/06/2012 às 12:03

      O ronaldo há a nos que não defende…nem no Real Madrid onde essa função é determinada pelo existência do duplo pivot…quem manda a selecção jogar com 1 trinco…

  2. 3 Transformer
    14/06/2012 às 12:31

    1 trinco se considerares o Veloso um jogador de futebol, em vez de modelo de penteados. Ronaldo não joga nada na Selecção porque simplesmente esgota-se ao serviço dos clubes e vai passear nestes finais de época.

    • 4 Magnus Pym
      14/06/2012 às 13:48

      Se voçês tivessem 2 ou 3 moradias de luxo espalhadas pela europa para cuidar, uma ou duas garagens cheias de carrões desportivos último modelo para conduzir, e a Irina a uns 3 mil kms de distância, tendo que partilhar as noites com um rançoso jogador de futebol, queria ver se estavam assim tão interessados em marcar golos à Dinamarca…

      Em suma… coitado do rapaz.
      🙂

  3. 5 tabakaebola
    14/06/2012 às 14:04

    Eu não concordo. Acho que o Ronaldo quer ser perfeito e por isso borra-se todo.

  4. 14/06/2012 às 14:44

    Concordo, Bola. E até tinha o Paulo Bento mais ou menos em boa conta, mas está-me a desiludir um bom bocado, independentemente desta Selecção estar a anos-luz em relação a outras em termos de qualidade. Está a revelar um conservadorismo excessivo e a mostrar-se demasiado cagão para o meu gosto, a reagir após a merda acontecer em vez de agir para antecipadamente para prevenir que certas coisas acontecam. Se ontem sofremos em demasia e se não matámos o jogo quando devíamos, foi ´também muito por culpa de Paulo Bento, independentemente daquele falhanço do Ronaldo que mais parece estar a fazer um frete, o que me envergonha enquanto capitão da selecção.

    É um grande jogador, só um maluquinho nega isso, mas não o vejo nem nunca o verei como grande líder. E nem todos os grandes jogadores têm obrigatoriamente vocação para isso. Mas é o que dá querer fazer-se dele um capitão à força sem que essas características venham ao de cima naturalmente, como acontece com Pepe por Portugal, por exemplo, e que nunca acontecerá em Ronaldo, cujo estatuto e postura que tem poderá fazer os seus estragos no grupo da selecção. O Ronaldo do Real nada tem a ver com o da Selecção, e não falo só dos golos que marca entre outras habilidades que não faz na Selecção, e mesmo dando de barato que a Selecção está uns furos bem abaixo da qualidade do plantel do Real, o Ronaldo tinha obrigação de fazer muito mais. Falo sim da sua postura. Se nos clubes por onde passa é dito e sabido que é dos mais esforçados, sempre o 1º a chegar e o último a sair dos treinos, obcessivo pelo trabalho, um exemplo para todos, já na Selecção tenho muitas dúvidas que a postura que tenha seja um exemplo e que vá ao encontro do estatuto que tem a defender e ad referência que deve servir de exemplo para os outros. Se calhar não é só a falta de colegas com a categoria como tem no Real a jogar na selecção que explica tudo, se calhar a sua postura também explica muito o rendimento que tem dentro de campo por Portugal.

    • 7 tabakaebola
      14/06/2012 às 15:08

      Sempre em grande Strata!
      Mas conheces o meu passado para saberes que há jogadores que nunca conseguem ter o mesmo rendimento na selecção como tinham nos clubes. Queres um exemplo recente? Simão Sabrosa…nunca jogou na selecção ao nivel do Benfica onde era rei e senhor. lembro-me no passado do António Oliveira genial jogador do fcp e do scp…na selecção nunca lhe vi uma actuação decente…

    • 8 Magnus Pym
      14/06/2012 às 18:57

      “… mas não o vejo nem nunca o verei como grande líder.” (GL)

      Ora, nunca será, portantos, presidente do Glorioso…
      🙂

  5. 9 Isaías
    14/06/2012 às 15:53

    Olha…
    Aposto como até o Mestre Alves adivinhou a forma como iríamos papar o segundo golo.
    O Mestre Bento é que parece não enxergar o óbvio.

    • 10 tabakaebola
      14/06/2012 às 16:42

      Pois e teima…teima…teima…

  6. 11 Fernando Dias
    14/06/2012 às 16:00

    Ronaldo tem de defender e o resto é treta. Alias contra alemanha defendeu tendo ajudado Coentrão que em minha opinião foi o melhor da nossa selecção nesse desafio.

    • 12 tabakaebola
      14/06/2012 às 16:41

      O Ronaldo tem muita dificuldade em defender. ..e depois não lhe peçam para aparecer fresco na área adversária a marcar golos. ..Se repararem o Nani, que tem feito belos jogos, devido ao facto de defender imenso, não tem aparecido muito na área adversária… É preciso ver que o Ronaldo já não tem 22 anos e tem em cima uma massa corporal bem mais pesada… Ele é apenas um falso ponta de lança. A carreira como extremo já era…

  7. 19/06/2012 às 20:06

    É inacreditável que em 2 jogos, em especial o de ontem, Paulo Bento não se tenha apercebido da autoestrada colocada na nossa ala direita que possibilitava em movimentos simples que a medíocre selecção dinamarquesa chegasse vezes sem conta, à grande área lusa sem a mínima oposição.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Bola7Inc

Junho 2012
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Estatisticas

  • 939,356 Visitas
Free counters!

Sondagens

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros seguidores


%d bloggers like this: