10
Mar
09

Mozer, em “Pela Mística Dentro”

Mozer, em “Pela Mística Dentro”

“É preciso sair do país para enxergar o prestígio e o tamanhão do Benfica em todo o mundo. Estive três anos em França, no Marselha, joguei num estádio fantástico, o Vélodrome, convivi com grande jogadores como Papin e Waddle, mas o Benfica estará sempre no meu pensamento.

Os meus companheiros de equipa não percebiam muito o meu entusiasmo pelo

clube, já que sabiam pouco do futebol português, embora reconhecendo o tremendo historial do Benfica.

Durante os primeiros tempos tive de aturar os comentários de Papin, logo desde o inicio, sempre que jogávamos em casa.

Uns dias antes de cada jogo, o Papin chegava para mim e me dizia:

“Mozer, vais ver o que é um estádio cheio e um ambiente terrível.”

Terrível para os outros. Não sei se o se o Papin dizia isso para me intimidar, já que era novo no clube e não percebia muito daquela conversa.

Mas para mim, sempre pensava: “Este cara precisava de jogar no Maracanã ou no estádio da Luz, cheios.” Era o que eu pensava.

Até que, na taça dos campeões, nas meias-finais, o Benfica calhou no caminho do Marselha. Fiquei, ao início, desgostoso, porque ia defrontar o meu Benfica, o clube que os meus companheiros sabiam que eu adorava. Me lembro de Sauzée, o meu zagueiro do lado me ter perguntado: “Você vai estar em condições de jogar contra o Benfica?”

Aí, senti que beliscavam o meu profissionalismo. Nos dois, jogos joguei a duzentos por cento.

Depois do primeiro jogo, em Marselha, uns dias antes de jogarmos na Luz, virei para o Papin e lhe perguntei: ” Papin, voçê quer mesmo ver o que é um estádio cheio, com 120 mil a gritar todos para o mesmo lado?” Engraçada a reacção do Papin: “Voçê, está querendo me meter medo, Mozer?”

Não estava não e por isso lhe disse para esperar para ver. E já agora, tremer.

Pois bem, chegou o dia, chegámos no estádio da Luz e fomos logo indo para os balneários. Muitos risos, muita convicção de que íamos jogar a final da Copa dos Campeões. Lembro até que Tapie disse aos jornalistas franceses que lhe podiam chamar de Bernardette se o marselha perdesse a eliminatória.

Antes de subirmos ao relvado, para o aquecimento, Papin ainda troçou de mim, dizendo que estava já “tremendo de medo”. E ria-se bastante.

Os jogadores foram saindo do balneário e eu atrasei um pouco, porque estava colocando uma ligadura no tornozelo.

Quando cheguei perto do túnel de acesso ao estádio, começo a ver os meus companheiros, compeletamente assustados e todos do lado de dentro, não querendo entrar.
Só depois percebi que, nessa altura o Eusébio foi chamado ao relvado para receber uma homenagem e foi aí que o estádio quase vinha abaixo. Logo no momento em que os meus companheiros do Marselha se preparavam para entrar.

Claro que voltaram atrás assustados e me perguntado: “O que era aquilo?”.

Aquilo respondi eu, é o INFERNO DA LUZ. Aí todos me começaram a me dizer para ser eu o primeiro a avançar, subi as escadas, entrei no relvado, não fui mal recebido e quando olhei para trás, estava sózinho. Espreitando, àsaida da escadaria estavam alguns dos meus companheiros do marselha, ainda com um olhar de medo e só nessa altura começaram a entrar.

No regresso às cabinas, perguntei a Papin: “Já sabes agora o que é um estádio cheio e um grande ambiente?”

A resposta, nunca mais a esqueci: “Mozer, nunca vi uma coisa destas. Tudo isto é incrível. Sempre tiveste razão, o Benfica é ENORME!”

Naquela noite, o Marselha perdeu, fiquei triste mas senti orgulho pelo Benfica. E já agora, naquele balneário, fui o único a ter uma vitória.

Foi uma vitória moral, sobre aqueles que não acreditavam na grandeza do Benfica.”

José Carlos Mozer


7 Respostas to “Mozer, em “Pela Mística Dentro””


  1. 1 afsantos
    11/03/2009 às 09:24

    Belissíma prosa do Mozer, muito bem sim senhor!!!!

  2. 2 Califas
    11/03/2009 às 09:34

    arrepiei-me todo ao ler isto.

    Volta Benfica !!

  3. 3 tabakaebola
    11/03/2009 às 09:45

    ai ai…

  4. 4 pcnunes
    11/03/2009 às 18:07

    realmente, é de arrepiar…e embora nada possa reflectir na plenitude o que era (e muito esporadicamente, ainda é) o Inferno da Luz, e já agora, o que foi o Inferno da Luz nessa noite europeia, faz-nos estremecer…

    que saudades daquele Inferno…

    que saudades DO Inferno da Luz…

  5. 5 heroisdomar
    12/03/2009 às 11:14

    ESTIVE LA NESSA NOITE COM O MEU QUERIDO PAI, PARCIA-MOS DUAS CRIANCAS!!!, MAS A NOITE QUE HADE FICAR COMIGO FOICONTRA O STEUA A GANHAR 2-0 E A CAMINHO DA FINAL COMECA O ESTADIO INTEIRO A BATER COM OS PES E EU A PENSAR “AI QUE E HOJE QUE ISTO CAI!! INCRIVEL

    SOMOS E SEREMOS SEMPRE O BENFICA A ALMA DE COSMO DAMIAO E CIA ESTA DENTRO DE NOS TODOS!!

    E PLURIBUS UNUM

    AMO-TE BENFICA SEMPRE!!

    ALVARO GUERREIRO FOSTE UM GRANDE HOMEM NUNCA TE ESQUECAREI ENSINASTE-ME MUITA COISA INCLUSIVE SER HOMEM MAS ACIMA DE TUDO ENSINASTE-ME A SER BENFIQUISTA E POR ISSO ESTOU-TE ETERNAMENTE AGRADECIDO!!!!!!!

  6. 6 sergio ribeiro
    28/06/2010 às 23:42

    grande mozer es e seras sempre um idolo no seio de todos os benfiquistas para mim tambem sempre te admirei como homem e um grande profissional! ficaras sempre no nosso coraçao.gostaria imenso de um dia poder te ver como tecnico principal do nosso glorioso!es um homem com h grande!

  7. 7 piccolo
    09/08/2010 às 21:03

    Fantástico Mozer…


Deixe um comentário


Bola7Inc

Março 2009
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatisticas

  • 947.782 Visitas
Free counters!

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros subscritores