18
Nov
10

Um Portugal tranquilo!

E pronto, eis-me finalmente feliz da vida esta época com um jogo de futebol.

Já que o Benfica não parece capaz de produzir felicidade ao menos que ela venha pelas mãos da selecção.

Apostei 100€, para escândalo de muitos, com os amigos bascos em como Portugal ganharia por 2-0 e hoje não sei se deveria exigir o dobro da maquia.

A derrota do Mundial, confesso, ficou-me bem entalada na garganta. Não pela justiça da mesma, mas principalmente da forma como ocorreu. Não tenho a menor duvida que a Espanha tem a melhor selecção do mundo, com um futebol quase perfeito, mas sempre disse que Portugal era capaz de reproduzir muito do melhor que os nossos vizinhos fazem, porque apesar da reforma das estrelas do passado próximo, temos jogadores, não muitos é certo, para fazer um 11 de grande qualidade, e digo sem temor que apenas a Espanha, Alemanha, Argentina e Brasil são neste momento selecções mais fortes. Mas mesmo contra elas, não levamos desaforo para casa, como ontem provamos.

Mas o que mudou afinal para estarmos de regresso aos saudosos tempos de Scolari? Simples, mudou o treinador. Por alguma coisa o sargentão sempre simpatizou com Paulo Bento. Ele e eu. No dia que ele saiu do scp, escrevi que o clube de Alvalade ia pagar muito caro, porque não tinha percebido que se ainda discutia desportivamente alguma coisa, tal facto se devia apenas ao seu treinador. Aliás, sugeri por aqui que caso JJ não se aguentasse, e escrevi isso há muito, Paulo Bento seria o eleito…caso não tivesse surgido a selecção…

Portugal ganhou ontem o jogo de forma memorável. Primeiro que tudo não venham para aqui com a conversa da desmotivação espanhola porque isso é conversa para amansar boi. Sei bem que os espanhóis não queriam perder este jogo por nada. Mais, revejam a 1ª parte e a forma intensa como eles jogaram na bola e nas pernas, Ronaldo que o diga, e convenhamos, se houvesse justiça no jogo, eles teriam marcado 1º, porque tiveram oportunidades para isso.

Os espanhóis lá lançaram o seu tic tac, fruto de bola no pé em trocas de posição, com os argumentos técnicos absolutamente fantásticos de um naipe de jogadores que não me lembro ver na selecção espanhola desde há muito.

Que fez Portugal? Fez o que a única equipa no mundial, Paraguai, fez…jogou sem medo. Com um pressing fantástico, que começava… na marcação ao fantástico Casillas, procurou estancar desde logo jogo espanhol, para isso contando desde logo com os 3 avançados, e depois com a fantástica disponibilidade dos médios, com Moutinho e Meireles a fazerem um jogo louco, obrigando Martins a acompanha-los, custasse o que custasse. O resultado já tinha sido visível nos jogos anteriores, com recuperações de bola pertíssimo da área adversária, dando origens a situações golo, devido à rapidez dos nossos jogadores.

Depois Paulo Bento pode não ser mestre da táctica, mas é mestre da não invenção. Quando me disseram que o Coentrão seria substituído pelo Veloso até subi paredes de fúria. Graças a Deus Paulo Bento é um indivíduo inteligente, e percebeu que como Ronaldo não recua tanto precisava de um jogador muito rápido para garantir estabilização da defesa, e lançou o Bosingwa. É certo que este para mim tem defeitos muito graves de posicionamento, sempre o disse desde sempre, mas ao menos corre, e muito.

Depois daquele momento genial Ronaldo, estupidamente anulado pelas abéculas francesas, Portugal partiu para uma exibição arrasadora, há muita não vista, e que vulgarizou por completo o magnifico campeão do Mundo e Europa.

Quanto ao futuro, só lamento que os próximos jogos de qualificação do europeu não sejam já em breve, porque tenho a certeza que Portugal garantia a mesma com uma perna ás costas. É a diferença entre a teoria de xaxa e competência pura e simples.

Bola7 falou…


11 Respostas to “Um Portugal tranquilo!”


  1. 1 Red Skin
    18/11/2010 às 11:14

    Acho q “sem medo” é a palavra chave! Acho q a derrota no Mundial contra a Espanha, assim como a restante prestação (Brasil e Costa Rica incluidos) n tiveram honra! Fomos muito italianos, mas dos maus! Perder acagaçados é muito pior q sermos goleados com honra!

  2. 18/11/2010 às 11:16

    vão-te pagar em banha de porco com serradura e tinto carrascão de qualidade duvidosa…

  3. 5 Tosta Mística
    18/11/2010 às 13:02

    Bastou só não inventar para a equipa jogar bem:

    Pepe a central e não no meio campo (isso só na cabeça idiota do Queiroz)

    Colocar Martins em jogo (fez esquecer o Deco, não é Queiroz?)

    Jogar nas laterais com defesas laterais (só mesmo o Queiroz para convocar lateriais e usar centrais)

    Espero que J.J. também tenha percebido o recado.

    • 6 tabakaebola
      18/11/2010 às 13:10

      ui…

    • 7 DeVante
      18/11/2010 às 13:15

      Pepe só foi posto a trinco porque precisava-se de “valorizar” o Bruto Alves para reforçar a tesouraria corrupta, como aliás veio a acontecer.
      Relembro aos menos atentos que a “adaptação” de Pepe mereceu a concordância e elogio de TODOS os avençados, como não podia deixar de ser…
      Tenho para mim que o Martins será o próximo “sacrificado” a favor do “Zidane” madeirense…com a concordância de todos também…para não variar. Basta aparecer alguém que dê algo pelo ex-maçã podre…

  4. 9 rcatarina
    18/11/2010 às 15:06

    só sei que a esta hora o piqué e o busquets ainda devem estar lá pelo relvado do estadio da luz à procura dos rins…

  5. 10 raiox
    18/11/2010 às 16:17

    foi uma noite a BENFICA dos anos setenta não foi ! lindo!!!

  6. 18/11/2010 às 17:20

    Eh pá… concordo com tudo o que escreveste!

    Viva Portugal!


Deixe um comentário


Bola7Inc

Novembro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Estatisticas

  • 947.801 Visitas
Free counters!

Top de classificação

Páginas

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 43 outros subscritores